Carta 5: O simples caminho do mais perfeito

by - janeiro 15, 2021

Carta 5 O simples caminho do mais perfeito
Pintura: Madame Liotard de la Servette por Jean Etienne Liotard (detail)



Piracicaba, 11 de abril de 2019

Paz e Bem!

O caminho do mais perfeito é simplesmente fazer tudo aquilo que você acha que chega mais perto da vontade de Deus. A perfeição cristã é fazer a Vontade de Deus e se por algum motivo pensas não saber qual é a Vontade de Deus para você, deve fazer o mais perfeito, o que mais se aproxima da vontade de Deus, e por fim o que for específico se descobrirá. Veja, muitas vezes você pode estar a dar a resposta antes que Deus tenha lhe feito a pergunta, talvez esteja se impondo uma obrigatoriedade de saber responder, mas nem sabe qual é a pergunta a responder.

Entenda, quando Deus começa Ele termina, se Ele começou a lhe dizer algo - pelas situações e etc.- Ele terminará.

Então não se atormente, busque fazer o mais perfeito, busque maneiras de colocar mais amor nas tarefas, de rezar um pouquinho mais e melhor, de fazer mais um pouquinho para conhecer, amar e servir.

Em duas ocasiões recebi duas orientações importantes a esse respeito, uma de um padre muito jovem, recém ordenado e outra de um padre muito idoso. O primeiro me disse há muitos anos "talvez você já esteja no lugar que Deus quer e por isso Ele silencia". Esse jovem padre estava certo.

O segundo disse "busque fazer tudo para servir melhor, com alegria e amor, pronto". E ele estava certo também.

Portanto, Deus sempre orienta a alma que Nele espera, tenha tranquilidade, faça o mais perfeito, esteja de alma aberta a colher boas sementes da fala dos bons padres e descanse em Deus.

Tenho a alegria de dizer que boa parte do que vivo, sei e uso para discernir as coisas em minha vida são trechos de homilias e orientação de confissões dos "padres simples de paróquia", sempre rezo pelo sacerdote, seja ele quem for, e sempre recebo a luz que preciso. Até com padre TL já consegui colher coisas boas, veja bem, duma história sobre árvores e a distribuição da graça de Deus na vida dos seus servos que ele usou para me ensinar a ser dócil a diferença do aporte de graça e a forma da graça em cada trabalho.

Talvez possa fazer o mesmo, afinal para achar um caminho é preciso se colocar como aprendiz.

Singelamente, Ana


You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.