CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: O mínimo que todo católico precisa saber

by - maio 02, 2018


o minimo que um católico precisa saber sobre o catecismocanal salus in caritate

Salve Maria Puríssima, 

Caso você seja um novo visitante, seja bem-vindo(a). Eu me chamo Ana e este é o Apostolado Salus in Caritate, um projeto que visa a nutrição espiritual e humana dos cristãos. Para saber mais sobre clique aqui.

Aqui você encontrará o projeto Catequese Essencial, visando a catequese de católicos adultos. 

As catequeses estão sendo realizadas em forma de live no canal do You Tube, não deixe de se inscrever no canal e espalhar por aí as catequeses.

Abaixo você encontrará as catequeses já realizadas, as referências para estudo estão na descrição do vídeo no You Tube. Aconselho seguir as aulas na sequência que foram ministradas, pois foram preparadas didaticamente para que os assuntos fossem crescendo em complexidade.

Também te convido a nos companhar nas redes sociais para receber outros conteúdos!

O Papa Bento XVI publicou na constituição apostólica Porta Fidei:

«Este catecismo dará um contributo muito importante à obra de renovação de toda a vida eclesial (...). Declaro-o norma segura para o ensino da fé e, por isso, instrumento válido e legítimo ao serviço da comunhão eclesial» (João Paulo II, Const. ap. Fidei depositum (11 de Outubro de 1992): AAS 86 (1994), 115 e 117).

É precisamente nesta linha que o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica. Nele, de facto, sobressai a riqueza de doutrina que a Igreja acolheu, guardou e ofereceu durante os seus dois mil anos de história. Desde a Sagrada Escritura aos Padres da Igreja, desde os Mestres de teologia aos Santos que atravessaram os séculos, o Catecismo oferece uma memória permanente dos inúmeros modos em que a Igreja meditou sobre a fé e progrediu na doutrina para dar certeza aos crentes na sua vida de fé.

Na sua própria estrutura, o Catecismo da Igreja Católica apresenta o desenvolvimento da fé até chegar aos grandes temas da vida diária. Repassando as páginas, descobre-se que o que ali se apresenta não é uma teoria, mas o encontro com uma Pessoa que vive na Igreja. Na verdade, a seguir à profissão de fé, vem a explicação da vida sacramental, na qual Cristo está presente e operante, continuando a construir a sua Igreja. Sem a liturgia e os sacramentos, a profissão de fé não seria eficaz, porque faltaria a graça que sustenta o testemunho dos cristãos. Na mesma linha, a doutrina do Catecismo sobre a vida moral adquire todo o seu significado, se for colocada em relação com a fé, a liturgia e a oração.

Aconselho também que evite a preguiça e a idéia de que já sabe todos os temas do catecismo ou que esse não é um tema para o seu nível espiritual, pensamentos assim enfraquecem o Corpo Místico de Cristo e ainda impedem o crescimento espiritual.

Afinal, o que será dito é o essencial e que, de fato, quase ninguém tem conhecimento ou não o pratica.

Por isso que possamos ser cristãos melhores. Espero que possamos seguir juntos nessa odisseia cristã. 



Parte I:



Parte II:




Parte III: Como se comportar na Santa Missa





Parte IV: Piedoso Uso do Véu



Parte V: Os Mandamentos de Deus e da Igreja




Parte VI: Quando satanás triunfa, avança e zomba de uma alma. 



Parte VII: A cura da culpa e da pena pelo pecado.



Parte VIII: Oração e Penitência

Paz e Bem!
Ana

Enchi-me de zelo pela minha Mãe Imaculada e Ela me livrou de todas as tribulações.

You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.