O poder da vulnerabilidade na confissão

by - maio 07, 2019



Carta 9: O poder da vulnerabilidade na confissão



Ninguém gosta de se sentir vulnerável, a maior parte de nós se esforça em traçar todo um projeto de vida longe da vulnerabilidade. 

Ser vulnerável em nosso modo de pensar é o mesmo que ser fraco e ninguém quer ser fraco. 

No entanto, a verdade é que ser vulnerável nos coloca diante da oportunidade de sermos verdadeiramente sinceros e íntegros. 

Concordo que devemos nos proteger, mostrar toda a sua vida nas redes sociais não é ser vulnerável, se entregar de corpo e alma literalmente quando conhece alguém não é ser vulnerável, enfim todas as coisas que incluem uma exposição que extrapola o bom senso, não é ser vulnerável. 

Não lhe parece interessante que tenhamos uma apologia tão grande para a exposição continua e, ao mesmo tempo, a maior parte das pessoas encontrem dificuldades para ser sincera, verdadeira e integra em uma conversa com quem amam ou com Deus?

A vulnerabilidade nos permite ser quem somos de forma integra - inteira- e verdadeira diante de alguém. 

Quando Jesus viu Natanael disse: "eis um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". Natanael não aparece muito nos evangelhos, mas acredito que nada superou esse elogio do Senhor. Natanael "não fazia de conta", era ele mesmo diante de Deus, era inteiro e não usava máscaras. 

É comum, no entanto, que se confunda a vulnerabilidade e a integridade, o ato de se mostrar sem máscaras, com o uso de um linguajar com gírias ou algo que remete a uma amizade forçada da parte de quem as usa ou ainda uma obstinação em continuar sendo e fazendo coisas que não são boas, dizendo "eu sou assim, essa é a minha verdade". Mas isso não adianta, pois, lá diante de Deus ainda existem as máscaras de uma amizade forçada ou até mesmo de uma "pessoa forçada"

Ser vulnerável é conseguir passar por cima do orgulho e da vaidade, expor seu pior lado para Aquele que mais te ama e confiar no amor Dele. Ser vulnerável é deixar as máscaras diante de Deus na oração e falar "eu, na verdade, não queria estar aqui, o Senhor bem sabe, mas estou, estou doente, alguma coisa aqui dentro não está bem".

A sinceridade é um antídoto muito bom para os venenos do orgulho, da vaidade e da tendência a viver de aparências, o Senhor bem sabe o que faz, nos dá a confissão para que possamos ter de tempos em tempos um momento de realidade, integridade, um momento para vermos que podemos descansar em Seu amor apesar de nós mesmos. E assim Ele poderá nos ajudar em nossos propósitos para melhorar e nos lapidar como Lhe agrada. 

A confissão é o momento em que temos a oportunidade de sermos como Natanael e quem sabe fazer o Coração do Senhor dizer: "eis um católico verdadeiro, em quem não há falsidade". 


Singelamente, Ana

You May Also Like

4 comments

  1. Como sempre, Ana nos presenteando com seus textos edificantes! Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana tudo bem? Amo suas postagens e sempre que posso te acompanho,elas me ajudaram muito a entender mais sobre mim, e me esclarece muitas vezes coisas que o Senhor a tempos quer que eu entenda, obrigada bjinhos. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana tudo bem? Amo suas postagens e sempre que posso te acompanho,elas me ajudaram muito a entender mais sobre mim, e me esclarece muitas vezes coisas que o Senhor a tempos quer que eu entenda, obrigada bjinhos. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Você está me ajudando a crescer na fé com seus posts. Deus a abençoe !

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.