JEJUM| O QUE TODO CATÓLICO PRECISA SABER!

by - novembro 25, 2017


moderação da vontade


Com esse alvoroço sobre o assunto jejum intermitente, vale lembrar com uma formação os ensinamentos da Santa Igreja sobre algo vivido desde o tempo dos patriarcas, a Igreja tem muitos ensinamentos, orientações e cuidados como uma mãe nos orienta a viver melhor quanto corpo e principalmente quanto a alma.

“As Sagradas Escrituras e toda a tradição cristã ensinam que o jejum é de grande ajuda para evitar o pecado e tudo o que a ele induz. Por isto, na história da salvação é frequente o convite a jejuar”. Papa Emérito Bento XVI

“Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos, porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna”. (Tb 12, 8-9)

“O quarto mandamento (“Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja”) determina os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas; contribuem para nos fazer adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração”. O Catecismo (§2043)

Detalhes na formação abaixo:

1- Esclarecemos o que é o jejum e sua função espiritualmente;
2- Formas de se fazer o jejum e orientações caso você tenha: gastrite, diabetes. hipoglicemia e etc.
3- Sermões retirados do tesouro da Santa Igreja sobre a vivência do jejum.



Paz e Bem!
Abraço,
Ana

You May Also Like

2 comentários

  1. Sou diabética e tenho 70 anos e católica praticante, devemos praticar oração, esmola e jejum, como explícito.no início sou diabética com 70 anos, devo jejuar? é me difícil fazer jejum, como pouco e raramente como carne e peixe, como sopa pão com queijo ovos cozidos e a base da minha alimentação e a médica diz me que devo comer de 3 em 3 horas, que não faço, pode me dizer na minha situação se devo fazer jejum com abstinência de comida, para agradar a Deus e pela minha salvação farei o for melhor para agradar a Deus sobre todas as coisas, espero a sua resposta, sou da Europa, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paz e Bem! Que alegria tê-la aqui! O jejum é obrigatório até 60 anos que dispõe de plena saúde. No caso a senhora não está mais na faixa de obrigatoriedade do jejum, pode abster-se de um alimento especifico por exemplo, um alimento que mais goste, como uma forma de penitência. Estou a disposição!

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.