A Tradição Católica 1: Ensino do Papa São Clemente I (Quarto Papa da Igreja)

by - maio 16, 2024




“A tradição pode ser definida como uma extensão dos direitos civis. Tradição significa dar votos à mais obscura de todas as classes, os nossos antepassados.” (G. K. Chesterton)



Quarto Papa


Primeiro Papa: São Pedro (Cartas disponíveis na Bíblia)

Segundo Papa: Sâo Lino (sem documentos oficiais que chegaram até nós)

Terceiro Papa: Sâo Anacleto (sem documentos oficiais que chegaram até nós)


Governou a Igreja durante a perseguição do Imperador Dominiciano (88-97 ou 92-99 d.C - 7 a 9 anos)

Motivo da escrita: trata-se de uma carta aos coríntios motivada pela rebelião dos presbíteros novos contra os que vieram antes deles, os novos depuseram o antigo (algo que para nós é bem familiar, nada há de novo debaixo do sol), a carta aborda as condutas de autopreservação tomadas por ciúmes dentro deste cenário e a dulia, que é a veneração às pessoas santas (não por pura imposição de autoridade).



Citações gerais


"Insurgiram-se, assim, os vis contra os honrados, os inglórios contra os gloriosos, os insensatos  contra os prudentes, os jovens contra os anciões. Por causa disso, afastam-se para longe a justiça e a paz, ao abandonar cada um o temor de Deus e enceguecer quanto à fé n'Ele, visto que não se caminha segundo às diretrizes de seus mandamentos, nem se leva a vida de acordo com o que seria digno de Cristo, mas cada um procede conforme as concupiscências do próprio coração malvado, tomado por um ciúme injusto e ímpio, através do qual a morte entrou no mundo."


"Afastemo-nos, porém, dos antigos exemplos e venhamos aos atletas que se nos tornaram próximos, tomemos os generosos exemplos da nossa geração [mártires] ...as maiores e mais justas colunas foram perseguidas e lutaram até a morte"


"A esses homens, que santamente viveram, agregou-se numerosa multidão de eleitos, os quais, tendo sofrido muitos suplícios e tormentos por ciúme, entre nós se tornaram belíssimo exemplo. "


"Deixemos, por isso, as vãs e frívolas preocupações e venhamos à gloriosa e veneranda regra da nossa tradição. Consideremos o que é belo, prazenteiro e agradável na presença d'Aquele que nos criou."


"Com esse mandamento, com esses preceitos, fortaleçamo-nos a nós mesmos, para caminhar humildes, na obediência às santas palavras d'Ele, pois diz a Palavra Santa: sobre quem pousarei os meus olhos, senão sobre o humilde, o manso, o que treme diante de minhas palavras (Is 66, 2)."


"Unamo-nos, então, àqueles que, com piedade, cultivam a paz, e não os que a querem com uma atitude hipócrita". 

**Hipócrita: que ou aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros, fingido, falso, simulado.


"Consideremos que nada Lhe escapa dos nossos pensamentos, nem dos discursos que fazemos. É justo, pois, que não desertemos da Sua vontade. Mais vale chocar-nos com homens ignorantes, insensatos, soberbos, jactanciosos na arrogância de seus discursos, que com Deus".


"Aproximemo-nos d'Ele, portanto, na santidade da alma, elevando-Lhe mãos castas e sem mancha, amando o nosso Pai benigno e misericordioso, que nos fez porção eleita para Si".


"Unamo-nos estreitamente, pois, à Sua benção e vejamos quais os caminhos da benção".


"Militemos, portanto, irmãos, com toda a diligência nos Seus imaculados preceitos."


"O forte cuide de quem é fraco, e o fraco respeite quem é forte; o rico preste auxílio a quem é pobre, e o pobre agradeça a Deus por ter-lhe dado alguém que lhe supra. O sábio mostre a sua sabedoria não com palavras, mas com boas obras; quem é humilde não dê testemunho de si mesmo, mas deixe que por meio de outrem se testemunhe a seu respeito. O casto na carne não se vanglorie, sabendo que Outro é quem lhe concede a continência."


"Não encontrareis que os justos tenham sido repelidos por varões santos. Os justos foram perseguidos, mas por iníquos; foram aprisionados, mas por ímpios; foram apedrejados por criminosos, mortos por gente tomada de um impuro e injusto ciúme"


"Enquanto muitas portas estão abertas, aquela que se abre na justiça é a que se abre em Cristo: bem aventurados todos os que por ela tiverem entrado e orientado o seu caminho na santidade e na justiça, tudo fazendo de modo imperturbável. Cada um seja fiel, capaz de expor o conhecimento, sábio no discernimento das palavras, casto nas obras."


"Intercedamos, pois, também nós, pelos que se encontram incursos em alguma falta, para que se lhes concedam mansidão e humildade a fim de cederem não a nós, mas à vontade de Deus."

"Obedeçamos, pois, ao Seu Nome, em tudo santo e glorioso, fugindo das ameaças feitas pela Sabedoria aos que não se deixam persuadir, a fim de habitarmos em segurança sob o nome santíssimo da Sua Majestade."


"De resto, o Deus que tudo vê e é Soberano dos espíritos e Senhor de toda carne, que escolheu o Senhor Jesus Cristo e a nós por meio d'Ele, para que fossemos o Seu povo eleito, conceda a toda alma que tiver invocado o Seu magnífico e Santo nome a fé, o temor, a paz, a paciência e a longanimidade, a continência, a castidade e a moderação, a fim de que agrade a Seu nome por meio de nosso sumo sacerdote e protetor, Jesus Cristo, pelo qual a Ele sejam dados glória e majestade, poder e honra, agora e por todos os séculos".






Relacionados aos temas de trabalho salus



Educação e Filosofia:

"Instruamos os jovens na disciplina do temos de Deus"

"Os nossos filhos participem da educação em Cristo, aprendam o que pode a humildade junto a Deus, o que pode, junto a Deus, o casto amor e como é belo o Seu temor, como é grande e como salva todos os que levam santamente a vida n'Ele, com puro coração. Ele é, de fato, esquadrinhador de pensamentos e sentimentos, e Seu sopro está em nós; quando quiser, Ele o retomará."




Arte e Literatura

Citações sobre o Belo, de raiz socrática, ou seja, a beleza da alma, elevada ao cristianismo (colocadas nas citações gerais). 




A Mulher Católica:

"Exortáveis os jovens a pensar em coisas moderadas e sensatas, recomendáveis às mulheres que tudo fizessem um consciência irrepreensível, digna e pura, amando com ternura, como convém a seus maridos, e as ensináveis a administrar dignamente como concerne à casa, atendo-se à norma da submissão e agindo, em tudo, com discrição. "

"Encaminhemos nossas mulheres para o que é bom. Que elas mostrem a amável conduta da castidade e façam ver a pura vontade da sua doçura; tornem manifesta, através do silêncio, a moderação da sua língua e pratiquem a sua caridade sem acepção de pessoas, mas igualmente para com todos os que, na santidade, temem a Deus."




A vida quieta  e o tempo:

"Os céus, que se movem por disposição d'Ele, obedecem-Lhe na paz. O dia e a noite perfazem o curso por Ele estabelecido, sem que mutuamente se impeçam. O sol e a lua, assim como os coros das estrelas, conforme a ordenação d'Ele, giram em harmonia sem qualquer desvio, nos limites que lhes foram marcados. A terra, geminando de acordo com a vontade d'Ele, produz, nos devidos tempos, alimento abundante para os homens, as feras e todos os que sobre ela vivem, sem rebelar-se ou mudar coisa alguma de quanto foi por Ele decretado. As regiões insondáveis dos abismos e os juízos imperscrutáveis dos infernos regem-se pelas mesmas leis. A cavidade do mar imenso, contraída pelo ato criador d'Ele em seus reservatórios, não ultrapassa os limites que lhe foram impostos, mas conforme lhe foi estabelecido, assim age. "

"Vejamos, amados, a ressurreição, que acontece a seu tempo. O dia e a noite manifestam-nos uma ressurreição: a noite cessa, levanta-se o dia, o dia vai-se, cai a noite. Tomemos os frutos: como nasce uma semente, de que maneira. Saiu o semeador e lançou na terra cada semente, e elas, caídas em terra, secas e nuas, dissolvem-se. Em seguida, a partir da dissolução, a magnífica providência do Senhor fá-las ressurgir e, de uma só, muitas crescem e produzem fruto."



Referências:


Coleção Guardiões da Tradição. Documentos Pontifícios: Idade Antiga. Rio de Janeiro: Ed. CDB, 2024. 11-51 p. Disponível em: Documentos Pontifícios (Coleção - 5 tomos - CAPA DURA) - Guardiões da Tradição 



You May Also Like

1 comments

  1. Dificil ate opinar sobre algo tao belo e profundo, faltaria palavras . Parece que escreve para os tempos de agora .

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.