São inúmeras as demandas da vida. Mas recebemos outras tantas demandas da vida on-line: cursos, promoções de livros, lives, textos, vídeos, podcasts, aulões e inúmeras reflexões e viradas de chave. Bem, nem todo mundo gerencia bem tantas oportunidades.
Eu me lembro que, quando criança, ia até a biblioteca, pedia no balcão os livros que tratassem de determinado assunto e ficava horas sentada pesquisando, copiando, tirando cópias de três ou quatro páginas.
Hoje estamos aqui, 20 anos depois, com uma enxurrada de assuntos que não precisam de pesquisa, já que o smartphone “escuta” nossos interesses e realiza uma curadoria dos mesmos.
Antes gastávamos tempo pesquisando e procurando; hoje gastamos tempo gerenciando tudo que nos chega. Gastamos tempo escolhendo... ou não.
Acredito que alguns pontos podem contribuir para a sua gestão on-line, como contribuem para a minha:
- Não atole a sua agenda de coisas.
- Leia os livros não lidos da estante antes de adquirir outros — talvez um projeto de leitura com os livros que já tem.
- Não se inscreva em vários cursos ao mesmo tempo, a menos que saiba que pode fazê-los.
- Separe um tempo para assistir às aulas dos cursos em que se matriculou.
- Tenha uma lista dos materiais on-line que deseja adquirir e vá ordenando a compra e realização conforme a sua prioridade.
- Evite buscar materiais complexos se sabe que precisa de materiais mais simples ou com didática mais compatível com o seu tempo.
- Observe qual o seu método de absorção mais rentável e durável: ler, ler enquanto escuta, ver. Lembre-se de que gostar e ser durável são coisas diferentes — existe quem aprecia um conteúdo visual, mas armazena melhor um conteúdo escutado ou lido. Depois de descobrir, priorize esse tipo de conteúdo digital.
- Você pode priorizar os canais, podcasts, sites e trabalhos que deseja acompanhar de perto. Assim, você não se torna passivo no uso da internet, mas ativo — alguém que escolhe. Para isso, talvez ajude visitar esses lugares uma vez por semana de forma intencional e buscar fazer algo com o conteúdo apreciado: como escrever um texto citando-o, comentar com alguém, iniciar uma conversa sobre aquele tema. Enfim, os conteúdos digitais são feitos para enriquecer as interações humanas, unir pessoas, gerar boas conversas — uma interação útil e bela na internet e fora dela.
- Faça um detox tecnológico com certa frequência: uma vez ao ano por 20–30 dias ou uma vez a cada 7 ou 15 dias, a depender da sua necessidade ou do estado mental e espiritual. Algumas coisas que podem ser um sinal de alerta: ficar muito tempo no celular, consumir coisas muito superficiais e aleatórias, perceber que está mais ansioso, que não consegue se concentrar para ler ou sente que a vida está muito lenta, que as coisas estão demorando ou o tempo está lento, o peito apertado, certa letargia... são sinais de que algo não está bem. Então, é melhor dar um tempo, se visitar e ordenar a vida.