Devocional 65: Da Verdade e da Vindicta e os vícios opostos: mentira, simulação ou hipocrisia

by - fevereiro 08, 2021


Devocional 65: Da Verdade e da Vindicta e os vícios opostos: mentira, simulação ou hipocrisia

Pintura: Alfred Augustus Glendening, Jnr (British 1861-1907)



Textos anteriores Devocional aqui

Diante daqueles que nos agravam e fazem mal devemos observar a conduta de seguir o ditame de uma virtude chamada vindicta, que aconselha a não deixar impunes os agravos, quando assim o exige a obrigação de conservar e defender algum bem em atenção a todos.

Outra virtude da mesma ordem que a citada acima, e que é também necessária para o bem estar social, mas não em relação a todos, mas a nós mesmos, é a virtude da verdade. 

A virtude da verdade nos ensina a mostrar-nos tanto em palavras como nas ações, tais como na realidade somos. 

Os vícios opostos a verdade são: a mentira, a simulação ou a hipocrisia. 

A mentira é qualquer dito ou fato destinado a manifestar ou afirmar uma coisa falsa. A mentira é tão má que não há nenhum fim ou pretexto que possa justificá-la. 

No entanto, não estamos sempre obrigados a dizer toda a verdade, mas estamos obrigados a não dar a entender algo falso e a nunca dizer mentiras. 

Existem três classes de mentiras: a jocosa, a oficiosa e a perniciosa. Elas se distinguem em que a jocosa tem por fim divertir os outros; a oficiosa ser-lhes útil e a perniciosa causar-lhes algum detrimento ou prejuízo. 

A perniciosa é a pior, pois as primeiras podem não exceder a categoria de pecados veniais, mas esta, por natureza, é sempre pecado mortal, e se algumas vezes é venial, o será em atenção a parvidade da matéria ou prejuízo causado. 

A simulação consiste em aparentar exteriormente o que interiormente não somos, e a hipocrisia, em simular virtudes que não temos. 

Não estamos, no entanto, obrigados, para não cairmos nestes vícios, a declarar os nossos defeitos e má qualidades publicamente. Estamos, pelo contrário, obrigados a não mostrá-los para não perder o crédito diante dos outros e para não dar maus exemplos, nem motivo de escândalo; a verdade e a sinceridade somente exigem que não tenhamos intenção de dar a conhecer feitos e qualidade, boas ou más, que realmente não possuímos. 

O pecado da mentira ou hipocrisia pode ainda ser executado de modo distinto, por exemplo, alguém relata que possuí excelências e habilidades que não tem, é o pecado da jactância; outra dá a conhecer que carece de qualidades e merecimentos que na verdade tem, isto constitui o pecado da falsa humildade. 


Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás







You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.