Devocional 2: Ele é (São Tomás de Aquino)
Como és Belo o Senhor que me criou,
Ele que toda a terra e o céu adornou,
É também o Pai que me formou.
Deus é espírito. Espírito pois está completamente isento de matéria, assim dizemos que Deus é o Ser por essência. Deus existe per si, é a origem de todos os seres, n'Ele se concentra todos os modos do ser, por isso dizemos que Ele é o Ser por essência. Essência é o que é o centro, o eixo.
O Ser é Perfeito, Bom, Infinito, Imutável e Eterno.
Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus. (Sl 90, 2)É Perfeito pois nada Lhe falta e se é Perfeito também é Bom.
Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam. (Sl 86, 5)
Sendo Perfeito também é Infinito, nada o limita, sendo assim também é Onipresente.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. (Atos 17, 24-28)
Sendo Perfeito é Imutável, pois só muda quem almeja algo de perfeito, no entanto, Deus é Perfeito.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tg 1, 17)
Sendo Imutável é também Eterno, pois Deus não está à mercê da mutabilidade gerada pela sucessão do tempo.
Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito. (Isaías 57,15)
O que faremos então para conhecer a um Ser assim? Podemos conhecê-lO pela razão, pelas obras das mãos humanas, sim podemos, mas existe um caminho mais perfeito, que é conhecê-lO pelo que Ele mesmo revelou de Si, esse caminho é o caminho da fé. Crer através do véu do conhecimento limitado, sem ver por completo a plenitude da claridade Divina, crer.
É esse manto, constituído pela fé em cada momento, que constituirá a nossa bem aventurança no Céu.
Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. (Eclesiastes 3,11)
Meu Senhor, meu Criador, meu Pai, Perfeito, Bom, Imutável, Infinito e Eterno que nos orienta de geração em geração, que nos conduz por caminhos de verdadeira bondade, leve-me pelos caminhos da fé até a Vossa Presença. Fortalece os meus passos, dá-me um coração decidido e uma alma humilde, acompanha-me.
Agradeço porque me criaste e por me tirar do nada por amor, fazei-me ser um filho Vosso.
Nossa Senhora, meu Santo Anjo da Guarda intercedam por mim, para que a Vontade Divina se cumpra plenamente em mim.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio agora e sempre. Amém
(Trechos da Doutrina baseados na Suma Teológica, de São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja)
0 comentários
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.