Devocional 1| Nosso Deus (São Tomás de Aquino)
No silêncio existe uma Palavra,
Ela ressoa em toda alma,
Vivifica e acalma,
Já escutaste o Santo Silêncio que fala?
"Nada pode existir sem que exista um Ser que exista per si. Se todos os seres necessitam de alguma coisa logo nenhum pode existir per si. Dessa forma a nossa própria existência é prova da existência de Deus." (Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino)
"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo" (Salmo 19,1-4).
A voz de Deus ressoa em nossos corações e reverbera em nossas ações. Nele vivemos e nos movemos, todo o Universo canta a sua glória e é manifestação da mesma glória.
Nós vivemos para nos deixarmos insuflar pelo amor de Deus e transformar pela sua Palavra, sopro suave e fundamental que tudo mantêm e vivifica, tudo ordena e sustêm.
Peça a graça que a sua vida seja manifestação fiel do sopro criador de Deus.
Senhor que tudo sustenta. Vossa majestade que se estende por toda parte, Majestade mais poderosa que mil exércitos, Majestade que me acolhe e me ilumina como o sol do meio dia, guarda-me, alimenta-me, nutri-me, orienta-me, cura-me, corrigi-me e faz-me viver a segundo a natureza espiritual, natureza sem mancha, natureza que formastes desde toda eternidade em Vossa Mente Divina, conduze-me, apesar de mim mesmo, até a Vós na eternidade dos bem aventurados.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém
Santíssima Virgem Maria, meu Santo Anjo da guarda, ajudai-me para que a Vontade Divina se cumpra plenamente em mim. Amém
1 comments
Ontem recebi a notícia que uma pessoa próxima a mim estaria com câncer. Está aterradora informação tem o poder de nos direcionar imediatamente para aquilo que é realmente importante. No mesmo instante lembrei-me das palavras de Jesus: amar a Deus com toda a sua força e com toda a sua inteligência e os outros como a si mesmo. Em resumo isso que realmente é o importante e o fundamental para a nossa existência. Enquanto estas palavras de Jesus ecoavam dentro de mim, veio como é de costume a notícia: Esta pessoa estaria correndo contra o tempo. Não é necessário dizer que é para salvar-se, mas a pergunta que fica é correndo para salvar-se para está ou para a outra vida? Uma notícia como esta coloca toda a nossa vida por uma perspectiva da eternidade. E somos impelidos quase que instantaneamente a fazermos um exame de consciência de como estamos levando nossa vida. O que é realmente fundamental na nossa vida. Um casamento feliz, um filho, um emprego importante, uma bela casa, um carro novo e luxuoso etc. O que ficará depois da última batida do meu coração. O que fiz ou que deixei de fazer que era realmente importante? Até da notícia mais aterradora pode emergir algo de bom, pois o que parece valer é que entre a ponte e o rio sempre existirá a misericórdia divina. Salve Maria, nossa mãe.
ResponderExcluirOlá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.