Devocional 15: Observação e Providência do mundo (São Tomás de Aquino)

by - janeiro 13, 2020






Devocional 14: Observação e Providência do mundo


Deus é Soberano e Senhor de todas as coisas, pois todos os seres do mundo estão sujeitos ao  governo e domínio supremo, único e absoluto de Deus. Assim coisa alguma existe no mundo espiritual, material e humano, independente da ação divina, a qual conserva a existência de todos os seres e os conduz ao fim para que foram criados, que é Deus mesmo e a sua própria glória. 

Deus rege e conserva o universo para que na ordem e concerto do mundo se possa refletir e manifestar o pensamento Daquele que o criou, o conserva e o governa. Assim o concerto e ordem admiráveis do universo expressam a glória de Deus.

No plano atual da Providência não exite nada mais perfeito e grandioso que a obra da Criação, a conservação e governo do universo. Isso considerando um fato ainda mais sublime: dizemos plano atual da Providência pois que Deus é onipotente, assim nem o conjunto das obras mais perfeitas, podem exaurir o seu poder infinito. 

Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino.



“A confiança na Providência Divina é a fé firme e viva de que Deus nos pode ajudar e nos ajudará. Que Ele nos pode ajudar, é evidente, pois Ele é onipotente. Que Ele nos ajudará, é seguro, porque Ele, em muitas passagens da Sagrada Escritura, prometeu e foi fiel a todas as Suas promessas”. Santa Teresa de Calcutá.






You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.