Devocional 11: Espiritualidade e Imortalidade da alma

by - novembro 26, 2019



Devocional 11: Espiritualidade e Imortalidade da alma


O homem é um ser composto de espírito e matéria que, de algum modo, condensa os mundos espiritual e material. 

O espírito do homem chama-se alma. 

As plantas e os animais, que também são seres corpóreos também possuem alma, a diferença é que a alma das plantas é vegetativa e a dos animais vegetativa e sensitiva. Já a alma humana, além dessas duas faculdades, possui também a faculdade da inteligência. 

A alma humana também exerce a sua função própria independente do corpo, já que o objeto do entendimento buscado pela inteligência é o imaterial e dessa verdade podemos concluir que a alma é imortal, pois se é independe do corpo no obrar, forçosamente o a de sê-lo no existir.

Assim, o corpo perece sem a alma, mas a alma existe ainda que sem o corpo, é eterna.

Portanto, a alma só se une ao corpo para formar um todo harmônico chamado homem. E a união da alma ao corpo não é acidental, não acontece ao acaso.

A alma dá ao corpo todas as perfeições que possui: o existir, o viver e sentir, reservando para si, unicamente, o ato de entender.

Quem entende é a alma e a alma é imortal.

Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás. 


O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.(Provérbios 9, 10).

Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. (São Mateus 22,37)

Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem*, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus. ( II Coríntios, 4, 4)

*incrédulos

You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.