Devocional 7: Vida Intima dos Anjos (São Tomás de Aquino)

by - outubro 28, 2019


Devocional 7: Vida Intima dos Anjos



Ensina-nos santos irmãos,
Ajuda-nos a caminhar,
Não nos deixe perder o coração em coisas vãs,
Guia-nos, para no caminho reto andar.



A vida intima dos anjos consiste em conhecer e amar, possuem, no entanto, um conhecimento intelectual, carecem absolutamente do sensitivo, pois são incorpóreos. 

Seu conhecimento é mais perfeito, muito mais que o nosso, pois numa só visão abrangem o principio e a consequência das coisas.

Tal ciência, não é infinita, não podem conhecer os pensamentos nem os segredos dos corações, só o conhecem por revelação de Deus ou pela manifestação do agente, ou seja, pela oração. No entanto, como são mais antigos e mais sagazes, podem intuir certas coisas por observação, afinal eles foram criados no começo dos tempos, viram gerações e gerações de seres humanos sobre a terra. 

Também não sabem o futuro, somente por revelação divina. Amam a Deus, a si mesmos e as criaturas. Vivem nesta ordem natural do amor. 
Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás


Pare um momento.

Veja: 

O perfeito sobrepuja o imperfeito. 

Quem pode impedir a ação de Deus?

A relação com os anjos nos fazem dar glória a Deus por sua Bondade, Perfeição e acima de tudo nos permite dilatar nossos corações na esperança certa de que nós estamos em maior número. Mesmo que você não os veja, miríades e miríades de anjos celestiais estão nos ares garantindo a proteção dos filhos e servos de Deus e lutando pela execução perfeita da Vontade Divina na História dos homens. 


“Os anjos são os nossos pastores; não só levam a Deus as nossas mensagens, como também trazem até nós as que Deus nos envia... apascentam-nos a alma com doces inspirações e comunicações divinas; sendo bons pastores, protegem-nos e defendem-nos dos lobos, isto é, dos demônios”. São João da Cruz










You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.