Devocional 6: Natureza dos Anjos (São Tomás de Aquino)

by - outubro 22, 2019


anjos


Seres amigos, seres irmãos,
Tão diferentes de nós estes santos irmãos,
Mas que alegria tê-los conosco, 
Façamos nós também asas, tecidas em adoração com os fios da confiança e do amor,
Ensina-nos amados amigos irmãos a cultivar almas leves que voem para Nosso Senhor,
Vamos juntos adorar o Nosso Amor.




Deus quis que houvessem espíritos puros para que fossem a coroa da obra de suas mãos, pois são a porção mais formosa, nobre e perfeita do Universo. São substância completa, não tem qualquer relação com a matéria, por isso são denominados puros espíritos. 

Tais são numerosíssimos pois era conveniente que na Obra de Deus o perfeito sobrepujasse o imperfeito. 

Chamamo-os de anjos, pois são enviados de Deus e através deles Deus exerce o seu governo, soberano e efetivo, sobre as demais criaturas.

Os puros espíritos podem somente tomar aparência humana, não podem se unir a matéria. Sendo espíritos podem executar atividades sucessivas em lugares distintos.  

Baseado na Suma Teológica de São Tomás de Aquino


Meditação

Tais são numerosíssimos pois era conveniente que na Obra de Deus o perfeito sobrepujasse o imperfeito. 

Não devemos nos esquecer que o número dos anjos do Senhor é maior do que qualquer coisa ruim ou imperfeita que pode acontecer em nossas vidas, na Igreja e no mundo. O conhecimento da grandeza do mundo angélico nos dá esperança de que apesar de nós mesmos e dos maus, ainda estamos em maior número.

Como anda a sua relação com os anjos? Para começar a se relacionar com eles, tome primeiro a consciência clara da sua existência, como poderias falar com alguém que não tomou conhecimento que existe?

Perceba, o mundo material e visível é uma pequena parte da realidade, o visível está mergulhado na amplitude imensa do invisível e a parcela invisível é mais poderosa e eficaz. A ação dos anjos é maior que a dos homens e dos demônios, pois agem cumprindo as Ordens de Deus.

Deus os criou para que o perfeito sobrepujasse o imperfeito!


Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação? (Hebreus 1, 14)

Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado! (Gálatas 1, 8)















You May Also Like

1 comments

  1. Obrigada por este devocional, Ana. Nos ajuda a esclarecer nossa fé. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.