Cronograma para a Total Consagração à Santíssima Virgem Maria| Junho de 2024

by - dezembro 20, 2023


I- Introdução

Salve Maria Puríssima!

Sabendo que muitos desejam se consagrar e que precisam de cronogramas detalhados para a etapa de preparação e exercícios espirituais, iniciei o trabalho de fazer cronogramas para as datas marianas de cada mês. 

Portanto, não deixe de se consagrar ou renovar a sua consagração seguindo o cronograma passo a passo. Não deixe de acessar os links sugeridos, toda formação que receber é válida para uma consagração madura.




Caso você não saiba o que é a Total Consagração baixe: o Brevíssimo Catecismo da Total Consagração aqui. 




Segue as orientações para quem deseja se consagrar:

Atenção: QUEM NÃO PODE SE CONSAGRAR: amasiados, pessoas em namoros imorais, homossexuais que não rejeitaram suas más inclinações,  pessoas com vida sexual desregrada, pessoas que não estão em estado de graça (ou seja estão vivendo vidas que não permitem a comunhão), aqueles que defendem o aborto, o comunismo, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos, que frequentam a maçonaria, espiritismo, candomblé ou qualquer outra seita. Ou seja, qualquer pessoa que esteja em pecado mortal e não tem a intenção de deixar essa situação, aqueles que querem se dedicar a fazer a vontade já expressa de Deus, devem se determinar a sair dessa situação de vida, buscar um sacerdote, pois Deus não recusa o perdão e acolhimento a quem deseja amá-lo e se emendar com determinação. "Quem me ama segue os meus mandamentos" (Jo 14, 21)


O que é o pecado mortal? O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.



1.1- Cronograma de Estudo do Tratado da Verdadeira Devoção



a) O cronograma é embasado em duas horas semanais de dedicação, por um mês,

b) Para realizá-lo é preciso ter em mãos o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, é obrigatório!

c) Para cada capítulo você encontrará uma um texto de apoio, que não devem ser negligenciados, visto que estudar o Tratado é de fundamental importância para o entendimento do que é a Consagração. Para melhor aproveitamento leia o capítulo do dia no Tratado e o texto de apoio. Você pode realizar esse aprofundamento durante a semana, mas aconselho não deixar muito tempo entre a leitura do capítulo e o aprofundamento, pois nossa memória é sempre muito fraca e nossa carne também, de modo que você pode afrouxar a formação.



1.2- Cronograma de Exercícios Espirituais Preparatórios



a) Para se consagrar é preciso fazer os 30 dias de Exercícios Espirituais, para isso você deverá usar as orações orientadas por São Luís de Montfort no fim do Tratado.

b) Para melhor vivência desse período, você deverá escutar os áudios com temas de reflexão para cada dia, tornando assim esse tempo mais fecundo e profundo.


1.3 - No Dia da Consagração


Você deverá realizar: 

- uma Confissão Geral (clique aqui.), ao menos numa data próxima ao dia, 
- receber a Comunhão Sacramental 
- Recitar a fórmula da Total Consagração (que está no fim do Tratado) em frente a uma imagem da Santa Virgem (não é obrigatória a presença do padre) ou após a Comunhão, ou ainda dentro do Rito da Santa Missa (após a comunhão), se padre autorizar.

Qualquer dúvida, após o estudo do material linkado, estou a disposição (salusincaritate@hotmail.com)!



2- Materiais necessários e materiais apoio


a) Para se consagrar você precisará ler, como já dito, obrigatoriamente o:

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem de São Luís de Montfort (encontre aqui)

b) Para lhe auxiliar durante a sua formação lhe ofereço um material de apoio e aprofundamento para download gratuito:

- e-book: Eis os Escravos do Senhor (clique aqui para baixar)
- Checklist (para preencher) dos dias de Formação (clique aqui para baixar)
- Checklist (para preencher) dos 30 dias de Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
- Orações para cada semana dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
- Áudios com Meditações para cada dia dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)


c) Bibliografia adicional para leitura, em tempo oportuno, após a consagração:

- Segredo da Total Consagração a Santíssima Virgem (encontre aqui)
- Glórias de Maria (encontre aqui)
- Meditações sobre as Virtudes de Nossa Senhora (encontre aqui)
- O ideal da alma fervorosa (encontre aqui)


3- Planejamento das datas de Formação e Exercícios Espirituais


CRONOGRAMA DE JUNHO 2024

24 - NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ
27 - NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Nossa Senhora da Rainha da Paz

Nossa Senhora da Paz e seu mistério começaram no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador, quando alguns comerciantes encontraram uma caixa de madeira bem trabalhada e muito bem fechada.

Os comerciantes não conseguiram abri-la nem com ferramentas. Por isso, resolveram levá-la para a cidade de São Miguel, onde tentariam abri-la, pois achavam que dentro dela havia um grande tesouro.

Colocaram a caixa no lombo de um burro e foram para a cidade. Chegando lá, foram registrar o achado para não perderem o tesouro. Porém, passando em frente à Igreja da cidade, hoje uma Catedral, o burro parou, deitou no chão e ninguém conseguiu movê-lo.
Foram mexer na caixa e ela se abriu facilmente. Então, para o espanto de todos, havia em seu interior uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços. Era dia 21 de novembro. A origem da caixa e da imagem nunca foram descobertas. E até hoje não se sabe  como a imagem chegou ao território salvadorenho.

Havia uma guerra entre os habitantes da região. Mas quando os povos inimigos ficaram sabendo da história da imagem de Nossa Senhora, pararam imediatamente com as lutas e fizeram as pazes, entendendo que o fato tinha sido um sinal de Deus. Por isso a imagem ficou sendo chamada de NOSSA SENHORA DA PAZ.


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que hoje veneramos, apareceu em forma de pintura-quadro e segundo relatos, pintada pelas mãos de São Lucas. Além de médico e escritor, Lucas também era pintor e as pintura feitas por ele eram muito mais do que um simples retratos. Por conta de sua herança grega, ela contém simbolismos e significados escondidos além de uma forte carga de emoção e verdade por trás da beleza da arte.

Em 1496 essa pintura, que encontrava-se em uma igreja da Ilha de Creta. Um homem, pensando em conseguir algum dinheiro com a venda dela, a roubou e levou-a para Roma. Durante o trajeto, pelo rio, conta-se que ele e sua tripulação só foram salvos devido a intervenção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


O homem em questão, um comerciante de Roma, ficou muito doente e a beira do leito de morte se arrependeu de seu feito e pediu para um amigo devolver o quadro a uma igreja. O quadro ficou em posse de sua família, principalmente por vontade da esposa do homem e foi aí que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interviu e fez algumas aparições pedindo para que a imagem fosse levada a uma Igreja.

Tal ação só aconteceu quando Nossa Senhora apareceu para a filha caçula da família onde com os dizeres “Avisa à tua mãe que Santa Maria do Perpétuo Socorro quer que a tireis desta casa.” Em uma outra ocasião, Nossa Senhora também pediu que o quadro fosse levado a Igreja de São Mateus. E foi aí que, em 1499, seus pedidos foram finalmente atendidos e a imagem foi encaminhada para lá.

A história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se espalhou de tal maneira que no caminho da casa da família até a Igreja de São Mateus formou-se uma enorme procissão para acompanhar a imagem e demonstrar sua fé e devoção e já era esperado que o local tornou-se um lugar sagrado de peregrinação de vários fiéis que diziam-se agraciados pelas intervenções e milagres de Nossa Senhora.

Mas no final do século XVIII a Igreja foi destruída e tomada pelos franceses e o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi levado para outro lugar. Foi então que em 1866 a imagem foi confiada pelo Papa Pio IX aos Padres Redentoristas para ficar no mesmo local onde a Igreja de São Mateus foi destruída.

No local da igreja destruída ergueu-se uma nova Igreja e também a proposta de renovação de fé e propagação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para que o objetivo fosse cumprido, o Papa ainda mandou fazer algumas cópias da imagem e espalhou-as entre outras igrejas para que sua popularidade aumentasse ainda mais e desde então não parou mais.



Cronograma de Formação para a Total Consagração a Jesus por Maria

Nossa Senhora Rainha da Paz, rogai por nós.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.



O cronograma deve ser seguido para uma formação decente e clara. Você deverá ler o Tratado e ler os textos da apostila nas seguintes datas. 


13 de abril Pequena Introdução à Escatologia (pg. 11 do e-book Eis os Escravos do Senhor)
14 de abrilA Grande Batalha (pg. 35 - 44 do e-book)
20 de abril Cap 1 do Tratado + pg 45- 58 do e-book
21 de abril - Cap 2 do Tratado  + pg 59 - 62 do e-book
27 de abrilCap 3 do Tratado + pg 63 -65 do e-book
28 de abril Cap 4 do Tratado + pg 66-69 do e-book
04 de maio -  Cap 5 do Tratado + pg 70 - 72 do e-book
05 de maio Cap 6 do Tratado + pg 73 - 75 do e-book
11 de maioCap 7 do Tratado + pg 75-76 do e-book
12 de maioCap 8 do Tratado + pg 77-80 do e-book

- O tempo restante deverá ser usado para o esclarecimento de dúvidas, após ver toda a formação, pelo e-mail salusincaritate@hotmail.com. 

Exercícios Espirituais Preparatórios para a Total Consagração a Jesus por Maria 


Para Nossa Rainha da Paz: 24 de maio à 22 de junho

Para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 27 de maio à 25 de junho



As orações obrigatórias para cada uma das semanas dos 30 dias de Exercícios Espirituais são: 


12 dias preliminares (pedindo o desapego do mundo) – Ver Tratado n. 227 Orações Diárias (“Veni, Creator Spiritus” e “Ave Maris Stela”)

1ª semana (6 dias pedindo o conhecimento de si mesmo) – ver Tratado n. 228 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo” e “Ladainha de Nossa Senhora")

2ª semana (6 dias pedindo conhecimento de nossa Mãe Santíssima) – ver Tratado n. 229 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo" e "Santo Terço") 

3ª semana (6 dias pedindo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo) – ver Tratado n. 230 - Orações Diárias ("Ladainha do Espírito Santo", "Ave Maris Stella", "Oração de Santo Agostinho", "Ladainha do Ssmo. Nome de Jesus" e "Ladainha do Sagrado Coração de Jesus") 



Consagração

24 de Junho
Nossa Senhora Rainha da Paz


27 de Junho

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Me deixe saber que você se consagrou, envie para 
  ftanapaulabarros@hotmail.com


Dúvidas mais frequentes encontre as respostas aqui


Não deixe de se consagrar!



You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.