Cronograma para a Total Consagração à Santíssima Virgem Maria| Outubro de 2024

by - dezembro 20, 2023





1- Introdução

Salve Maria Puríssima!

Sabendo que muitos desejam se consagrar e que precisam de cronogramas detalhados para a etapa de preparação e exercícios espirituais, iniciei o trabalho de fazer cronogramas para as datas marianas de cada mês. 

Portanto, não deixe de se consagrar ou renovar a sua consagração seguindo o cronograma passo a passo. Não deixe de acessar os links sugeridos, toda formação que receber é válida para uma consagração madura.




Caso você não saiba o que é a Total Consagração baixe: o Brevíssimo Catecismo da Total Consagração aqui. 




Segue as orientações para quem deseja se consagrar:

Atenção: QUEM NÃO PODE SE CONSAGRAR: amasiados, pessoas em namoros imorais, homossexuais que não rejeitaram suas más inclinações,  pessoas com vida sexual desregrada, pessoas que não estão em estado de graça (ou seja estão vivendo vidas que não permitem a comunhão), aqueles que defendem o aborto, o comunismo, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos, que frequentam a maçonaria, espiritismo, candomblé ou qualquer outra seita. Ou seja, qualquer pessoa que esteja em pecado mortal e não tem a intenção de deixar essa situação, aqueles que querem se dedicar a fazer a vontade já expressa de Deus, devem se determinar a sair dessa situação de vida, buscar um sacerdote, pois Deus não recusa o perdão e acolhimento a quem deseja amá-lo e se emendar com determinação. "Quem me ama segue os meus mandamentos" (Jo 14, 21)


O que é o pecado mortal? O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.



1.1- Cronograma de Estudo do Tratado da Verdadeira Devoção



a) O cronograma é embasado em duas horas semanais de dedicação, por um mês,

b) Para realizá-lo é preciso ter em mãos o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, é obrigatório!

c) Para cada capítulo você encontrará uma um texto de apoio, que não devem ser negligenciados, visto que estudar o Tratado é de fundamental importância para o entendimento do que é a Consagração. Para melhor aproveitamento leia o capítulo do dia no Tratado e o texto de apoio. Você pode realizar esse aprofundamento durante a semana, mas aconselho não deixar muito tempo entre a leitura do capítulo e o aprofundamento, pois nossa memória é sempre muito fraca e nossa carne também, de modo que você pode afrouxar a formação.



1.2- Cronograma de Exercícios Espirituais Preparatórios



a) Para se consagrar é preciso fazer os 30 dias de Exercícios Espirituais, para isso você deverá usar as orações orientadas por São Luís de Montfort no fim do Tratado.

b) Para melhor vivência desse período, você deverá escutar os áudios com temas de reflexão para cada dia, tornando assim esse tempo mais fecundo e profundo.


1.3 - No Dia da Consagração


Você deverá realizar: 

- uma Confissão Geral (clique aqui.), ao menos numa data próxima ao dia, 
- receber a Comunhão Sacramental 
- Recitar a fórmula da Total Consagração (que está no fim do Tratado) em frente a uma imagem da Santa Virgem (não é obrigatória a presença do padre) ou após a Comunhão, ou ainda dentro do Rito da Santa Missa (após a comunhão), se padre autorizar.

Qualquer dúvida, após o estudo do material linkado, estou a disposição (salusincaritate@hotmail.com)!



2- Materiais necessários e materiais apoio


a) Para se consagrar você precisará ler, como já dito, obrigatoriamente o:

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem de São Luís de Montfort (encontre aqui)

b) Para lhe auxiliar durante a sua formação lhe ofereço um material de apoio e aprofundamento para download gratuito:

- e-book: Eis os Escravos do Senhor (clique aqui para baixar)
- Checklist (para preencher) dos dias de Formação (clique aqui para baixar)
- Checklist (para preencher) dos 30 dias de Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
- Orações para cada semana dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
- Áudios com Meditações para cada dia dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)


c) Bibliografia adicional para leitura, em tempo oportuno, após a consagração:

- Segredo da Total Consagração a Santíssima Virgem (encontre aqui)
- Glórias de Maria (encontre aqui)
- Meditações sobre as Virtudes de Nossa Senhora (encontre aqui)
- O ideal da alma fervorosa (encontre aqui)


3- Planejamento das datas de Formação e Exercícios Espirituais


CRONOGRAMA OUTUBRO 2024

07 - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
12 - NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário possui um devoção muito antiga. Teve origem com os Monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 Salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram a rezar 150 Pai Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo.
Em muitas aparições de Maria Santíssima, Ela pede, ensina e reza junto, a oração do Rosário, como em Lourdes, em Fátima e tantas outras.

História de Nossa Senhora Aparecida

Os fatos foram registrados primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, à qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada. A imagem apareceu em outubro de 1717. E os fatos aconteceram assim:
Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, SP, quando viajava para Vila Rica, MG. A população organizou uma festa para receber o conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguirem muitos peixes para a comitiva do governador, mesmo não sendo tempo de pesca. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre. Mas, após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.

Devoção a Nossa Senhora Aparecida

A imagem ficou na casa de Filipe Pedroso por 15 anos. Ali, os amigos e vizinhos se encontravam para rezar à Nossa Senhora da Conceição. Graças e mais graças começaram a acontecer e a história se espalhava Brasil afora. Por várias vezes, à noite, ao rezarem junto à imagem, as pessoas viam que as luzes se apagavam e depois acendiam misteriosamente. Então, todo o povo da vizinhança passou a rezar aos pés da imagem. Construíram um pequeno oratório em Itaguaçu, que em pouco tempo já não comportava o grande número de fieis que para lá acorria.


Cronograma de Formação para a Total Consagração a Jesus por Maria

Nossa Senhora  do Rosário, rogai por nós.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós.



O cronograma deve ser seguido para uma formação decente e clara. Você deverá ler o Tratado e ler os textos da apostila nas seguintes datas: 


27 de julho Pequena Introdução à Escatologia (pg. 11 do e-book Eis os Escravos do Senhor)
28 de julho A Grande Batalha (pg. 35 - 44 do e-book)
03 de agosto Cap 1 do Tratado + pg 45- 58 do e-book
04 de agosto Cap 2 do Tratado  + pg 59 - 62 do e-book
10 de agosto - Cap 3 do Tratado + pg 63 -65 do e-book
11 de agostoCap 4 do Tratado + pg 66-69 do e-book
17 de agosto Cap 5 do Tratado + pg 70 - 72 do e-book
18 de agosto -  Cap 6 do Tratado + pg 73 - 75 do e-book
24 de agosto Cap 7 do Tratado + pg 75-76 do e-book
25 de agostoCap 8 do Tratado + pg 77-80 do e-book

- o tempo restante deve ser usado para o esclarecimento de dúvidas, após ver toda a formação, pelo e-mail salusincaritate@hotmail.com. 

Exercícios Espirituais Preparatórios para a Total Consagração a Jesus por Maria 


Para Nossa Senhora do Rosário: 08 de setembro à 06 de outubro
Para Nossa Senhora da Conceição Aparecida: 13 de setembro à 11 de Outubro



As orações obrigatórias para cada uma das semanas dos 30 dias de Exercícios Espirituais são: 



12 dias preliminares (pedindo o desapego do mundo) – Ver Tratado n. 227 Orações Diárias (“Veni, Creator Spiritus” e “Ave Maris Stela”)

1ª semana (6 dias pedindo o conhecimento de si mesmo) – ver Tratado n. 228 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo” e “Ladainha de Nossa Senhora")

2ª semana (6 dias pedindo conhecimento de nossa Mãe Santíssima) – ver Tratado n. 229 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo" e "Santo Terço") 

3ª semana (6 dias pedindo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo) – ver Tratado n. 230 - Orações Diárias ("Ladainha do Espírito Santo", "Ave Maris Stella", "Oração de Santo Agostinho", "Ladainha do Ssmo. Nome de Jesus" e "Ladainha do Sagrado Coração de Jesus") 



Consagração
07 de Outubro
Nossa Senhora do Rosário


12 de Outubro

Nossa Senhora da Conceição Aparecida



Me deixe saber que você se consagrou, envie para 
  salusincaritate@hotmail.com



Dúvidas mais frequentes encontre as respostas aqui


You May Also Like

13 comments

  1. Bom dia Ana, paz e bem! Fiz minha consagração dia 12 de outubro do ano passado, encontrei sua página por acaso (acaso não, por Deus!) e desde então tem me sido extremamente útil e proveitosa a leitura dos textos e orientações que você aqui coloca. Fiz a inscrição na sua página do Youtube e o vídeo sobre o uso piedoso do véu me abriu os olhos e o coração. Com você também aprendi a me comportar de forma mais piedosa na Santa Missa. Sou casada, tenho uma filha de 11 anos e sou catequista da crisma na minha paróquia. Muito obrigada por ajudar. Estou me organizando para acessar o Educa-te e o clube de leitura. Deus abençoe seu Apostolado e Nossa Senhora, esposa fidelíssima do Espírito Santo, te conduza e te proteja!
    Abraços
    Carolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Fico tão feliz com esse relato! São afagos de Deus para mim :) que Deus continue te conduzindo! Reze por mim.

      Abraços,
      Ana

      Excluir
  2. Vou começar minha jornada de consagração de 1 de agosto e me consagrar, em nome de jesus, dia 12 de outubro de 2020.

    ResponderExcluir
  3. Tenho sofrido muito para lutar pela castidade, já cai várias vezes na masturbação, porém já sou consagrado a nossa senhora pelo método de São Luís, tenho que deixar de ser consagrado por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem!

      Um consagrado é sempre um consagrado. Mas no caso, você é um consagrado que está escravo ainda de satanás, pelo pecado. O que tem fazer é continuar lutando, com confissão, jejum e mortificação e pedir a ajuda de Nossa Senhora para viver a castidade. Mas devo dizer que sem jejum e mortificação não irá vencer muitas vezes.

      Coisas que tem que atentar: horário de dormir e de acordar, tirar tudo o que lê e assisti que lhe faz pecar, amizades, falatórios e tempo ocioso, se atentar ao horário de comer e o que tem comido, jejuns e oração.

      Tem um texto de mortificação cristã aqui https://www.salusincaritate.com/2020/07/a-mortificacao-crista-por-cardeal.html e no site do padre Paulo Ricardo também.

      Estou rezando por você, Deus nunca deixa faltar a sua graça, mas realmente não tem outro jeito além do jejum, mortificação e oração (principalmente, adoração a Jesus Eucarístico).

      Paz e Bem!

      Excluir
  4. Olá, tenho uma dúvida, eu quero me consagrar no dia 12, mas já estou lendo o tratado, tem algum problema ou é melhor começar em agosto mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem! Deve ler e em agosto começar as formações, assim será bem mais fácil e a assimilação será melhor.

      Excluir
  5. Querida Ana Paula, que presente de Deus conhecer você, muito muito por compartilhar esse material tão essencial nestes tempos sombrios. Minha gratidão, consagrarei-me no Dia do Imaculado Coração de Maria, dia 12 de junho.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana! Já conclui a leitura do tratado e fiz os 12 dias pré-eliminares. Entretando eu não comungo devido a não ter feito crisma ou primeira eucaristia, mas sou batizada. Eu posso me consagrar? A paróquia onde faço parte não tem previsão de crisma e sinto a necessidade de me consagrar. Obrigada pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paz e Bem! A consagração pode ser feita a partir dos 7 anos de idade, a idade da razão, desde que a pessoa saiba o que está fazendo. O mesmo vale para adultos e jovens, assim pode ser feito, no entanto, é fundamental ajustar o recebimento dos sacramentos o quanto antes e o ideal era fazer tudo junto.

      Lembrando que como expliquei no texto se existe algum impedimento para a recepção da comunhão por conta de alguma escolha incompatível com o estado de graça, também não será possível se consagrar. Mas acredito que não seja este o caso e que não tenha conseguido ajustar a questão dos sacramentos por conta da atual situação do mundo, se for este o caso vale fazer o que falei no inicio.

      Sugiro que, de qualquer forma busque se informar com o padre, a maioria das Igrejas não deixou de dar formação para eucaristia e crisma de alguma forma, busque se informar.

      Paz e Bem!

      Excluir
  7. Ola, minha querida. Queria agradecer todo seu conteúdo e achei por acaso (de Deus). Vou começar minha caminhada para o dia 07 de outubro e como seus conteúdos me fazem ter uma direção. Deus a abençõe imensamente pelo trabalho que vc realize e lhe dê condições para que continue...Obrigada

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.