Resumão da Total Consagração à Santíssima Virgem Maria

by - fevereiro 27, 2016



“Nada há também entre os cristãos que mais absolutamente nos faça pertencer a Jesus Cristo e à sua Mãe Santíssima do que a escravidão voluntária, conforme o exemplo do próprio Jesus Cristo, que por nosso amor tomou a forma de escravo – formam servi accipiens –, e da Santa Virgem, que Se declarou a serva e escrava do Senhor” (Tratado da Verdadeira Devoção, 120)


1- A Santidade e a Total Consagração à Santíssima Virgem Maria


Algo conhecido sobre a Vontade de Deus é: Ele nos quer santos. Desde sempre Ele não cansa de repetir que essa é a única forma de permanecermos em Sua presença.

Todos são chamados à santidade. Mas devemos lembrarmo-nos que ser salvo e ser santo não é a mesma coisa. Ser santo é apresentar-se diante de Deus sem mancha.


"Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si. Mas é necessário que ➡ permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu. "
Cl 1, 22-23.

"Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância. Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos ↪santos↩."
Cl 1, 10-12




2- A Escravidão de Amor na Total Consagração à Santíssima Virgem Maria



Quando a Santíssima Virgem Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel disse "eis a escrava do Senhor". 

Devemos lembrarmo-nos que somos filhos de Deus pelo sacrifício de Nosso Senhor Jesus, mas já por natureza somos submissos a Deus, nosso Criador. 

Quando assumimos, espontaneamente, que somos escravos do Senhor, ganhamos toda sorte de graças e serviços que vem dessa entrega total e sem temores nos braços de Deus, o que nos liberta de nós mesmos e das cadeias do maligno (nas quais muitas vezes estávamos presos).

Portanto, Deus transforma uma situação que para muitos é sinal de horror em libertação, como fez com a Cruz de Cristo.


3- A doação total do valor das boas obras praticadas

" A fé sem obras é morta".

Nós cremos que a nossa salvação e santificação será alcançada pelas boas obras, não só pela fé, já que esta é morta sem aquela.

Assim, temos um tesouro pessoal que é composto pelo valor de nossas boas obras.

Essas boas obras podem ser executadas para a nossa salvação e cobrir nossos pecados, como também para interceder por alguém. 

No entanto, o ideal é que nosso querer esteja em sintonia com o querer de Deus e assim não haja distinção entre as duas vontades. Mas não é fácil chegar a esse estágio de entrega e para tal a Consagração nos ajuda, afinal como saber o que é a Vontade de Deus? O que afinal, entre tantas coisas boa, é para maior Glória de Deus?

Converter os pecadores, tirar as almas do purgatório, resgatar aqueles que se perderam? E ainda como saber o que é para a maior Glória de Deus em nossa vida?

Para isso, contamos com a graça de poder entregar tudo, sem restrições, nas mãos da Santíssima Virgem para que Ela coloque tudo aos pés de Nosso Senhor Jesus, para que seja empregado para a maior glória de Deus.

Mas porque preciso entregar a Santíssima Virgem? Não posso, eu sozinho, colocar minhas boas obras aos pés de Nosso Senhor Jesus?


Poder você pode. Mas conseguiria fazer isso de forma pura em todos os momentos? 

Todas as suas orações e obras são puras? Feitas com amor e concentração, unção e graça? Aí está a sua resposta: nós somos limitados. O papel de Nossa Senhora é purificar nossas boas obras para que sejam apresentadas adequadamente a Deus. 


Mas o que entregamos na Total Consagração à Santíssima Virgem Maria ?








4- Orações, Purgatório, medos e a Total Consagração à Santíssima Virgem Maria


Acredito que o medo de muitos é não ter as suas orações atendidas. "Afinal, elas já não mais me pertencem".

As orações são sempre atendidas, segundo a Vontade de Deus. Assim quer você queira, quer não; sendo consagrado ou não, o querer de Deus sempre se faz. Portanto, é mais sensato que as orações sejam logo entregues à Vontade de Deus.

Santa Faustina diz que Jesus lhe instruiu que muitas vezes as orações são usadas para outros fins e não para as intenções que foram apresentadas, assim vemos que o querer de Deus se faz e que nenhuma oração é feita em vão, portanto, é muito melhor já orar consentindo com isso.

Outra questão é a do Purgatório. "Afinal, se entregamos nossas satisfações e as orações futuras feitas pelos nossos familiares por nossa alma, não teríamos que passar mais tempo no purgatório?"

"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos". A Total Consagração nos permite oferecer o que temos de mais valioso, as nossas boas obras, pelo Reinado de Cristo e a salvação das almas. Nossa Senhora é boníssima com quem faz alguma devoção, leva consigo o escapulário, como poderia deixar sem auxilio um servo que entregou tudo por Seu Filho? 


5- Objetivo da Total Consagração à Santíssima Virgem Maria


O objetivo da Total Consagração é prepararmo-nos para o Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo através de uma vida sacramental e uma conduta santa. Ou seja, viver como um cristão. O caminho da Total Consagração possui graus, cada grau se refere a uma dilatação interna e externa visando imitar devidamente a Santíssima Virgem. 

Primeiro Grau: Simples Consagração
É o ato mesmo de se consagrar.

Segundo Grau: tomar Maria como modelo
Se esforçar para imitá-La em virtudes, comportamento e imolação das dificuldades e transtornos da vida.

Terceiro Grau: união com Maria
Como quando duas pessoas convivem por muito tempo e se unem de tal modo, que começam a agir igual, pensar igual e a completar um a frase do outro.

Quarto Grau: Fazer por Ela
Trabalhar e colocar-se a disposição da propagação do Evangelho e das belezas da devoção mariana. 




Reflexão do Arcebispo Fulton Sheen - Sete Dores de Maria
















You May Also Like

5 comments

  1. Bom texto, muito instrutivo mesmo.
    Eu estou a pensar consagrar -me no próximo dia 8 de Dezembro. Vou iniciar a preparação segundo s.Luís Maria Montfort "tratado da verdadeira devoção à Virgem Maria. "
    Assaltam me, muitas dúvidas e receios, ao mesmo tempo, mas penso que será normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      sempre acontece alguns receios, mais a consagração é por fim uma experiencia única. 30 dias muito profundos, se bem feitos. è a melhor decisão que tomei e não conheço ninguém que tenha se arrependido, é a minha alegria. Qualquer dúvida pode entrar em contato, ok? Paz e bem!

      Excluir
  2. Bom texto, muito instrutivo mesmo.
    Eu estou a pensar consagrar -me no próximo dia 8 de Dezembro. Vou iniciar a preparação segundo s.Luís Maria Montfort "tratado da verdadeira devoção à Virgem Maria. "
    Assaltam me, muitas dúvidas e receios, ao mesmo tempo, mas penso que será normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me perdoe a demora. É bem comum. Consagrou-se? Paz e bem :)

      Excluir
    2. Olá, me perdoe a demora. É bem comum. Consagrou-se? Paz e bem :)

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.