A FIXAÇÃO VOCACIONAL: O QUE DEUS QUER?

by - maio 24, 2018


viver bem e a felicidade
canal salus in caritate


Muitas pessoas sentem como se Deus estivesse "prendendo" sua vocação como a um refém. No entanto é importante entender que como Padre Mike Schmitz diz: "Deus não pede a resposta de algo que não tenha perguntado". Mas quase todos os jovens católicos, que se dedicam à sua fé, lutam seriamente com a pergunta de “qual é a minha vocação e quão proativo devo ser em descobrir isso?”

A resposta a esta pergunta é uma das decisões mais importantes da sua vida. Na vocação está a nossa felicidade. Em uma recente homilia, o cardeal Sean O'Malley falou sobre isso ao explicar que Deus conhece você melhor do que você mesmo. Baseado na forma como Ele criou você, Ele sabe o caminho mais rápido, mais curto, rápido e fácil para você chegar ao Céu. Este plano é particular e singular, destinado apenas a você! O Cardeal explicou que sua alegria, felicidade e satisfação dependem de acertar sua vocação! No entanto, não pára por aí. A alegria e a felicidade dos outros também dependem disso. Afinal, você sendo infeliz não conseguirá contribuir para a felicidade de ninguém. É uma grande escolha, mas não é algo que você deve fazer sozinho. 

Deus quer falar alto e claro. Como diz o professor Olavo de Carvalho quando Deus começa a falar Ele termina, mas muitas vezes não temos paciência de esperar o tempo Dele ou ainda queremos pegar a caneta de Suas Mãos e passar a escrever por nós mesmos. 


Mas precisamos ser pacientes e proativos ao mesmo tempo. Assim falaremos de quatro maneiras pelas quais você pode ser mais ativo e ainda aceitar o tempo de Deus:

A pureza traz clareza : Jesus promete que os puros de coração verão a Deus (Mateus 5: 8). De uma maneira única, encontramos Deus através da nossa vocação por meio de uma doação total e pura de si. Escolhas impuras (tanto on como offline) abafam a voz de Deus em nossa vida. Seja por meio de pornografia, pensamentos impuros ou encontros sexuais físicos, sua capacidade de discernir depende da sua pureza. Responder ao chamado de Deus para a pureza é a única maneira de se abrir para responder ao chamado de sua vocação. Procure recursos para se libertar do vício e descobrir a cura em sua afetividade e sexualidade. E mais importante ainda, a perfeição não é um requisito é uma busca, e é por isso que devemos nos manter perto do Sacramento da Reconciliação, esse sacramento nos instiga a fazer um exame de consciência frequente, nós nos apresentamos diante de Deus como somos e como nos vemos e Ele pode, depois disso, nos mostrar o que sonhou para nós ao nos criar, além disso nos dá uma consciência mais sensível e inclinada a fazer a vontade de Deus. É muito difícil andar pelas veredas do discernimento vocacional sem se atentar a esse ponto essencial. 

Observe se você está esperando que sua vida comece: É comum que muitos coloquem sua vida no modo "em espera" enquanto estão nas trilhas do discernimento, não fazem nada e parecem não estar vivendo, alguns não possuem sonhos para "agora" e somente para o dia em que estiver "assim, assim, assado". Mas Deus já está escrevendo sua história, esse tempo presente também é a sua vida. Eu me lembro de uma época em que eu desejava viajar, mas é claro não tinha um tostão para fazer nenhuma viagem longa, mas sonhava com ela, até me inquietava por não poder viver aquilo, um dia ouvi essa frase "faça a mesma coisa que deseja fazer, agora, só que menor", quando escutei isso fiquei um pouco chocada, afinal era um pensamento óbvio, então eu fui para uma cidade turística pertinho aqui da minha cidade e que, pasme, eu nunca tinha visitado antes e amei. Lá ainda fiz uma trilha em mata fechada, que é uma das coisas que mais gosto na vida. Depois disso, aplico essa lição em tudo. Entenda, sua história de amor não começa quando você descobre a ordem religiosa que faz teu coração parar ou o José/Maria que faz você escutar cantos gregorianos. Sua história de amor está acontecendo agora mesmo! Deus quer trabalhar em sua vida neste exato momento! Lembre-se: a jornada é tão importante quanto o destino e pode ser muito bonita, não faça dela um tormento sem fim. Se você sentir agonia, faça a oferta de uni-la a Agonia do Senhor e então agradeça pelo seu caminho e sua vida. 

Ore a "Oração do Sim": Muitas pessoas confundem o discernimento com a descoberta das respostas às perguntas da vida. Na verdade, o discernimento tem uma relação muito maior com o desapego do que com encontrar respostas. A campeã da pureza, doação e discernimento é a Mãe Santíssima. Maria é conhecida por seu "sim" na Anunciação; no entanto, este foi apenas um dos bilhões que ela ofereceu diariamente em sua vida. Esta é a idéia por trás da "Oração do Sim", que é uma simples repetição dessa rendição. Cada dia antes de seus pés baterem no chão, você simplesmente diz: “O que você tem para mim hoje Senhor, minha resposta é sim." Essa é uma daquelas orações ousadas e fortes, que muitos de nós temos medo de fazer. Quando isso se torna seu estilo de vida, e você costuma dizer sim ao plano diário de Deus, então certamente você estará pronto para dar um entusiasmado e confiante "SIM!" no momento em que Deus te entregar sua vocação.

Lembre-se, Deus nunca está atrasado ou adiantado, e Ele sabe o nome de sua vocação neste exato momento! Seja o que for, Deus tem um plano perfeito reservado para você e tudo o que Ele requer é a sua fidelidade!

Portanto, não existe melhor coisa a fazer do que descansar nos planos de Deus. Basta saber se você terá a capacidade de doação para deixar as rédeas da sua vida nas mãos do Criador e descansar no tempo exato, santo e amoroso de Deus. 

Paz e Bem!
Abraço, 
Ana

Texto inspirado em: The Vocation Fixation: What Does God Want? da autora de Woman In Love, Katie Hartfiel para o Chastity Project.



You May Also Like

1 comentários

  1. Eu não consigo compreender bem esta frase: qd Deus começa a a falar ele termina. Vc pode explicar, Ana?
    Esse artigo é mto legal, já li várias vezes, estou passando por esse momento de espera e não é fácil. = /

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.