Devocional 80: Virtudes Anexas à Temperança 5: A Virtude da Modéstia propriamente dita e a Eutrapelia

by - junho 14, 2021

 


Devocional 80 Virtudes Anexas à Temperança 4 A Virtude da Modéstia propriamente dita e a Eutrapélia


Textos anteriores Devocional aqui


A última virtude anexa à Temperança por influência da Modéstia é a virtude da Modéstia propriamente dita, a primeira é a Humildade e a segunda a Estudiosidade (devocional aqui e aqui). 


A virtude da modéstia é a ápice da perfeição dos movimentos afetivos, cujo o resultado é que todas as ações exteriores (movimentos, gestos, palavras, tom de voz, atitudes e etc), convenham ao decoro da pessoa e se acomodem às suas circunstâncias, estado e situação, de forma que nada destoe, senão que resplandeça em tudo a mais perfeita harmonia. Nesse conceito a modestia se relaciona à amizade ou afabilidade (devocional sobre aqui) e com a verdade (devocional sobre aqui). 


Pertencem também à virtude da Modéstia os atos relacionados com o jogo, as diversões e os recreios; e neste caso toma a virtude da modéstia o nome de eutrapelia, ou virtude que preside às diversões e aos recreios, evitando que se peque seja por excesso, seja por defeito. 


Assim como também está a cargo da virtude da Modéstia a maneira de se vestir e neste sentido se chama rigorosamente modéstia, que consiste em não ter afeição a vestes faustosas e caras, nem ostentar vestes desalinhadas e desleixadas. Logo pecam contra a Modéstia as pessoas escravas de exageros e das modas. 



"Se amanhã o mundo não desejar permanecer para sempre enterrado na sombra da morte, ele terá que se ocupar em reparar as suas perdas, reconstruir as ruínas. Nesse momento você deve colaborar, Juventude Católica! E que maravilhosos empreendimentos aguardam a sua colaboração! Para reconstruir a sociedade sobre uma base cristã; para pôr em estima e honra o Evangelho e sua moral; para renovar a vida da família, restaurando ao matrimônio a sua coroa – sua dignidade sacramental, e ao marido e à mulher o sentido de suas obrigações e a consciência de sua responsabilidade; para estabelecer em toda a sociedade a noção genuína da autoridade, da obediência, do respeito pela lei, dos direitos e deveres recíprocos do homem. Esse é o seu amanhã.


Vocês que piedosamente vestem o altar e o sacrário nunca devem esquecer que carregam Deus dentro de si pela habitação da graça em suas almas. Essa presença divina faz não só suas almas, mas também seus corpos, templos sagrados. O apóstolo Paulo escreveu em sua primeira epístola aos Coríntios: “Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo?” Certamente vocês sabem que vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós. E que Ele é dom de Deus para vós, de forma que vós já não vos pertenceis”  (I Cor 6, 15.19). 

 

Moda e modéstia devem andar de mãos dadas como duas irmãs, porque ambas as palavras têm a mesma etimologia: elas derivam do latim “modus”, significando a medida certa, e qualquer desvio em uma direção ou outra é considerada não reta, não razoável (Horace Sermones, I, 1, 106-107). Mas a modéstia não é algo apartado da moda. Muitas mulheres, como pobres, tolas criaturas que perdem o instinto de autopreservação e a ideia de perigo, e então jogam-se em incêndios e rios, têm esquecido a modéstia cristã por causa da vaidade e da ambição: caem miseravelmente em perigos que podem significar a morte de sua pureza. Elas entregam-se à tirania da moda, mesmo que a moda seja indecente, de forma a não parecer nem mesmo suspeitarem que isso é inconveniente. Elas perderam o próprio conceito de perigo: elas perderam o instinto de modéstia.


Ajudar essas mulheres infelizes a reconhecer suas obrigações morais será o seu apostolado, a sua cruzada em todo o mundo: “Seja a vossa modéstia conhecida de todos os homens” ( Fil 4, 5 N.T. No original “modestia vestra nota sit omnibus hominibus Dominus prope”.)


Seu apostolado será realizado, acima de tudo pelo bom exemplo. Será o dever de seu amado Presidente, de seus líderes sábios, ensinar-lhes que antes de vocês colocarem um vestido, vocês devem se perguntar o que Jesus Cristo iria pensar disso; eles vão avisá-las que, antes de aceitar um convite, vocês devem considerar se o seu invisível guardião celestial poderá acompanhá-las, sem cobrir seus olhos com suas asas; eles vão dizer-lhes quais teatros, quais companhias, quais praias evitar; eles vão mostrar a vocês como uma garota pode ser moderna, culta, esportiva, cheia de graça, naturalidade e distinção, sem ceder a todas as vulgaridades de uma moda doentia, mas preservando uma aparência que não tem artificialidades, assim como a alma que essa aparência reflete, um semblante sem sombra, quer interior quer exterior, mas sempre reservado, sincero e franco. Recomendamos, acima de tudo, rezar para a corajosa e ativa defesa de sua pureza. Recomendamos especialmente a devoção à Eucaristia e à Virgem Maria Imaculada, a quem vocês estão consagradas.


S.S. Pio XII
Alocução às Meninas da Ação Católica,
6 de outubro de 1940
(Papal Teaching, The Woman in the Modern Word, St. Paul Editions, 1958)



Oração


Senhor, agradeço por ter me criado e me dado a graça do batismo e da catolicidade; sou grata pelo Vosso influxo de amor e o poder da da Tua Palavra que sustenta a minha vida e o universo. Peço que me ajude a crescer nas virtudes, que as sementes das virtudes que recebo nas Santas Comunhões e os dons do Espírito que recebi no Batismo cresçam em plenitude, apesar de mim mesmo. Ajuda Senhor a viver a Verdade do Evangelho, a perceber as mentiras que me cercam como leões, que a Vossa Luz me mostre a alegria de ser Filho de Deus. 

Como Filho de Deus renuncio às modas e tudo quanto não condiz com o que o Senhor deseja para mim. 

Ó Santíssima Virgem Maria, peço que mate em mim o velho Adão (velha Eva), esfole as minhas imperfeições, limpe as manchas que o pecado deixou em mim e me apresente conforme o gosto de Deus. Ó Mãe Bendita destroe, desarraiga e aniquila em mim tudo o que desagrada a Deus. 


Alcança-me a graça de viver a doce radicalidade do Evangelho, que as vaidades do mundo, as mentiras sobre a virtude, as distorções dos espíritos mornos não me enganem. O Senhor merece o melhor que posso fazer, mas ajuda-me a lutar, a iniciar e a permanecer até o fim.  


Eu escolho escutar somente a voz de Jesus e Maria. Na minha vida o Senhor Jesus e Seus Santos Pensamentos, reinam!


Meu Santo Anjo da Guarda, Ó Santíssima Virgem Maria, fazei-me fazer a vontade de Deus. 





Para ler outros textos precisos basta clicar nos títulos abaixo. 


(basta clicar no titulo para acessar o material, aconselho a verificar as referências dos textos para incluí-los em seus estudos, cruzando as referências)
E-books de apoio de minha autoria ou participação:

Modéstia da Teoria à Prática (aqui)

Guia "definitivo" sobre Modéstia (aqui)

Modéstia: O Caminho da Beleza e da Santa Ordem (aqui)


Pronunciamentos Papais e da Sagrada Congregação do Concílio: 









Pronunciamento de Santos













Pronunciamento de Cardeais, Bispos, Monsenhores, Cônegos e Padres




4. Soldados da pureza, por Dom Tihamér Tóth




8. Maria - Modelo acabado do mundo feminino, pelo Padre Hardy Schilgen

9. Modéstia no vestir - Cuidado com a moda!, pelo Padre Hardy Schilgen


11. A modéstia: I - No porte e nos olhares / II - Nas conversas e recreios, pelo Padre F. Maucourant


13. Castidade / Modéstia / Castidade do coração, pelo Padre Gabriel de Santa Maria Madalena


15. Vestidas com o sol, pelo Padre Geraldo Pires de Souza

16. Eu e minha toilette... Algemas da moda!, pelo Padre Geraldo Pires de Souza



19. Relatividade do pudor?, pelo Padre Geraldo Pires de Souza

20. Com teus vestidos, pelo Padre Geraldo Pires de Souza



23. Grandes tesouros para a donzela cristã: modéstia e humildade, pelo Padre J. Baetman



26. O coquetismo, pelo Padre J. Baetman


28. Vaidade feminina, pelo Padre Manuel Bernardes

29. Ambição e moda, pelo Padre Luis Chiavarino

30. Conversas, pelo Frade Frutuoso Hockenmaier








You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.