Devocional 79: Virtudes Anexas à Temperança 4: A Virtude da Estudiosidade e o vício oposto a Curiosidade

by - junho 07, 2021


Devocional 79: Virtudes Anexas à Temperança: A Virtude da Estudiosidade e o vício oposto a Curiosidade
Pintura por: Emily Bobovnikoff, The charm of youth


Textos anteriores Devocional aqui


A Virtude da Estudiosidade é a segunda virtude anexa á Temperança por influência da Virtude da Modéstia (primeira é a Humildade), ela preside e modera a afeição ao estudo e ao desejo de saber. 


As virtudes anexas são as virtudes morais que estão diretamente ligadas a uma das quatro virtudes cardeais. Elas giram em torno das cardeais abrindo um leque de riquezas na alma, que se torna capaz de agir bem. Além disso, essas virtudes preparam a alma para os atos mais elevados que são próprios às virtudes cardeais e teologais. Por prepararem a alma são mais fáceis que as virtudes cardeais ou teologais. 

O vício oposto à Virtude da Estudiosidade é a Curiosidade, este vício consiste no desejo imoderado de saber o que nos não interessa (saber por saber), ou que nos pode ser prejudicial. Este pecado é cometido com bastante frequência; quer na aquisição de toda classe de conhecimentos, quer na aquisição daqueles que só podem servir para procurar prazeres para os sentidos e fomentar as paixões. 


Portanto, é pecado de curiosidade assistir de forma desmedida (em excesso, sem limites de tempo e padrão de qualidade) à leitura, principalmente novelas e romances que incitam a sensualidade, assistir à festas profanas e espetáculos de teatro, cinema e outros da mesma categoria, já que costumam ser também pecado de luxúria  e sensualidade. 


Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás






You May Also Like

1 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.