Cronograma para Total Consagração à Santíssima Virgem Maria: Junho 2020

by - janeiro 15, 2020

Cronograma para Total Consagração à Santíssima Virgem Maria: Junho 2019


Salve Maria Puríssima!

Sabendo que muitos desejam se consagrar e que precisam de cronogramas detalhados para a etapa de preparação e exercícios espirituais, iniciei o trabalho de fazer cronogramas para as datas marianas de cada mês.

Portanto, não deixe de se consagrar ou renovar a sua consagração seguindo o cronograma passo a passo. Não deixe de acessar os links sugeridos, toda formação que receber é válida para uma consagração madura.

Caso você não saiba o que é a Total Consagração baixe: o Brevíssimo Catecismo da Total Consagração aqui. 


Agora segue as orientações para quem deseja se consagrar:

Atenção: QUEM NÃO PODE SE CONSAGRAR: amasiados, pessoas em namoros imorais, homossexuais que não rejeitaram suas más inclinações,  pessoas com vida sexual desregrada, pessoas que não estão em estado de graça (ou seja estão vivendo vidas que não permitem a comunhão), aqueles que defendem o aborto, o comunismo, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos, que frequentam a maçonaria, espiritismo, candomblé ou qualquer outra seita. Ou seja, qualquer pessoa que esteja em pecado mortal e não tem a intenção de deixar essa situação, aqueles que querem se dedicar a fazer a vontade já expressa de Deus, devem se determinar a sair dessa situação de vida, buscar um sacerdote, pois Deus não recusa o perdão e acolhimento a quem deseja amá-lo e se emendar com determinação. "Quem me ama segue os meus mandamentos" (Jo 14, 21)


O que é pecado mortal? O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.


1- Cronograma de Estudo do Tratado da Verdadeira Devoção


a) O cronograma é embasado em duas horas semanais de dedicação, 

b) Para realizá-lo é preciso ter em mãos o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, é obrigatório!

c) Para cada capítulo você encontrará um texto de apoio, que não deve ser negligenciados, visto que estudar o Tratado é de fundamental importância para o entendimento do que é a Consagração,


2- Cronograma de Exercícios Espirituais Preparatórios


a) Para se consagrar é preciso fazer 30 dias de Exercícios Espirituais, para isso você deverá usar as orações orientadas por São Luís de Montfort no fim do Tratado.

b) Para melhor vivência desse período, você deverá escutar os áudios com temas de reflexão para cada dia, tornando assim esse tempo mais fecundo e profundo.

Então, segue o seu cronograma e que você tenha uma determinada determinação de não retroceder:

Para melhor aproveitamento leia o capítulo do dia no Tratado e depois o texto de apoio. Você pode realizar esse aprofundamento durante a semana, mas aconselho não deixar muito tempo entre a leitura do capítulo e o aprofundamento, pois nossa memória é sempre muito fraca e nossa carne também, de modo que você pode afrouxar a formação.

Dia da Consagração: você deve realizar uma Confissão Geral (clique aqui.), Comunhão e Recitar a fórmula da Total Consagração (que está no fim do Tratado) em frente a uma imagem da Santa Virgem, não é obrigatória a presença do padre ou após a Comunhão, dentro do Rito da Santa Missa, se padre autorizar.

Qualquer dúvida, após o estudo do material linkado, estou a disposição!


CRONOGRAMA JUNHO 2020

24 - NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ
27 - NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Nossa Senhora da Rainha da Paz

Nossa Senhora da Paz e seu mistério começaram no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador, quando alguns comerciantes encontraram uma caixa de madeira bem trabalhada e muito bem fechada.

História de Nossa Senhora da Paz

Os comerciantes não conseguiram abri-la nem com ferramentas. Por isso, resolveram levá-la para a cidade de São Miguel, onde tentariam abri-la, pois achavam que dentro dela havia um grande tesouro.
Colocaram a caixa no lombo de um burro e foram para a cidade. Chegando lá, foram registrar o achado para não perderem o tesouro. Porém, passando em frente à Igreja da cidade, hoje uma Catedral, o burro parou, deitou no chão e ninguém conseguiu movê-lo.
Foram mexer na caixa e ela se abriu facilmente. Então, para o espanto de todos, havia em seu interior uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços. Era dia 21 de novembro. A origem da caixa e da imagem nunca foram descobertas. E até hoje não se sabe  como a imagem chegou ao território salvadorenho.

A origem do título Nossa Senhora da Paz

Havia uma guerra entre os habitantes da região. Mas quando os povos inimigos ficaram sabendo da história da imagem de Nossa Senhora, pararam imediatamente com as lutas e fizeram as pazes, entendendo que o fato tinha sido um sinal de Deus. Por isso a imagem ficou sendo chamada de NOSSA SENHORA DA PAZ.

Milagre de Nossa Senhora da Paz

Quando o vulcão Chaparrastique, vizinho da cidade de São Miguel em El Salvador, entrou em erupção, sua lava veio em direção à cidade. Os moradores, então, colocaram a imagem do lado de fora da Igreja começaram a rezar pedindo que Nossa Senhora da Paz os ajudasse nesse momento tão difícil e de total impotência humana. Imediatamente a lava mudou seu curso e desviou-se da cidade. No local onde a lava mudou de curso existe até hoje a vila que se chama, Milagro de La Paz.

Imagem de Nossa Senhora da Paz

No dia do desvio da lava, todos os moradores viram que a fumaça que saia do vulcão formava o desenho de uma palma. Por isso, fizeram uma palma de ouro e colocaram na mão de Nossa Senhora da Paz. Posteriormente bordaram um escudo nacional da República de El Salvador na frente do manto. E assim é a representação da imagem de Nossa Senhora da Paz.

Oração a Nossa Senhora da Paz

Ó Maria, doce Mãe de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, eis, a vossos pés, vossos filhos tristes, perturbados e cheios de confusão, pois afastou-se de nós a paz, por causa de nossos pecados.
Intercedei por nós, para que fiquemos em paz com Deus e com nosso próximo, por vosso filho Jesus Cristo. Ninguém pode dá-la senão vosso filho Jesus Cristo que recebemos de vossa mão.
Quando nasceu em Belém, os anjos nos anunciaram a paz, e quando Jesus abandonou o mundo, no-la prometeu e deixou-a como sua herança.
Vós, ó Bendita, que trazeis sobre os vossos braços o Príncipe da Paz, mostrai-nos este Jesus e deixai-o em nosso coração.
Ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o vosso Reino, e reinai com Vosso Filho no meio de vosso povo que, cheio de confiança, se recomenda à vossa proteção.
Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio, expulsai de nós o espírito de inveja, de maldição e de discórdia.
Fazei-nos humildes na fortuna, fortes em paciência e caridade nos sofrimentos, firmes e confiantes na Divina Providência.
Abençoai-nos dirigindo os nossos passos no caminho da paz, da união e da mútua caridade, para que, formando aqui a vossa família, possamos do Céu bendizer-vos, e a vosso Divino Filho Jesus, por toda a eternidade. Nossa Senhora da Paz, rogai por nós. Amém. 


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que hoje veneramos, apareceu em forma de pintura-quadro e segundo relatos, pintada pelas mãos de São Lucas. Além de médico e escritor, Lucas também era pintor e as pintura feitas por ele eram muito mais do que um simples retratos. Por conta de sua herança grega, ela contém simbolismos e significados escondidos além de uma forte carga de emoção e verdade por trás da beleza da arte.


História


Em 1496 essa pintura, que encontrava-se em uma igreja da Ilha de Creta. Um homem, pensando em conseguir algum dinheiro com a venda dela, a roubou e levou-a para Roma. Durante o trajeto, pelo rio, conta-se que ele e sua tripulação só foram salvos devido a intervenção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O homem em questão, um comerciante de Roma, ficou muito doente e a beira do leito de morte se arrependeu de seu feito e pediu para um amigo devolver o quadro a uma igreja. O quadro ficou em posse de sua família, principalmente por vontade da esposa do homem e foi aí que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interviu e fez algumas aparições pedindo para que a imagem fosse levada a uma Igreja.

Tal ação só aconteceu quando Nossa Senhora apareceu para a filha caçula da família onde com os dizeres “Avisa à tua mãe que Santa Maria do Perpétuo Socorro quer que a tireis desta casa.” Em uma outra ocasião, Nossa Senhora também pediu que o quadro fosse levado a Igreja de São Mateus. E foi aí que, em 1499, seus pedidos foram finalmente atendidos e a imagem foi encaminhada para lá.

A história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se espalhou de tal maneira que no caminho da casa da família até a Igreja de São Mateus formou-se uma enorme procissão para acompanhar a imagem e demonstrar sua fé e devoção e já era esperado que o local tornou-se um lugar sagrado de peregrinação de vários fiéis que diziam-se agraciados pelas intenvenções e milagres de Nossa Senhora.

Mas no final do século XVIII a Igreja foi destruída e tomada pelos franceses e o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi levado para outro lugar. Foi então que em 1866 a imagem foi confiada pelo Papa Pio IX aos Padres Redentoristas para ficar no mesmo local onde a Igreja de São Mateus foi destruída.

No local da igreja destruída ergueu-se uma nova Igreja e também a proposta de renovação de fé e propagação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para que o objetivo fosse cumprido, o Papa ainda mandou fazer algumas cópias da imagem e espalhou-as entre outras igrejas para que sua popularidade aumentasse ainda mais e desde então não parou mais.


Significado


A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contém vários significados muito importantes por trás da simples figura da Virgem Maria segurando o Menino Jesus.
Na parte superior do quadro, encontramos inscrições em grego que signifcam “Mãe de Deus”. Acima dos ombros de Nossa Senhora, encontram-se dois anjos, um de cada lado onde um segura uma lança, uma vara e uma esponja e o outro segunda uma cruz e pregos. São símbolos que indicam o sofrimento de Cristo na cruz e anunciam a Paixão de Cristo.

Discretamente, a mão direita de Nossa Senhora aponta para o Menino Jesus, como num gesto de mostrá-lo como “esse é o Deus de verdade”.

Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido)… E a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.


Cronograma de Formação para a Total Consagração à Jesus por Maria

Nossa Senhora Rainha da Paz, rogai por nós.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.



O cronograma deve ser seguido para uma formação decente e clara. Você deverá ler o Tratado e ler os textos da apostila nas seguintes datas. 


18 de abril - Escatologia
19 de abril- A Grande Batalha
25 de abril - Cap 1 
26 de abril - Cap 2 
02 de maio- Cap 3 
03 de maio - Cap 4 
04 de maio -  Cap 5 
09 de maio - Cap 6 
10 de maio- Cap 7
16 de maio - Cap 8

- Tempo restante para esclarecimento de dúvidas, após ver toda a formação pelo e-mail ftanapaulabarros@hotmail.com. 

Exercícios Espirituais Preparatórios para a Total Consagração à Jesus por Maria 


Para Nossa Rainha da Paz: 26 de maio à 24 de junho

Para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 29 de maio à 27 de junho




As orações obrigatórias para cada uma das semanas dos 30 dias de Exercícios Espirituais são: 



12 dias preliminares (pedindo o desapego do mundo) – Ver Tratado n. 227 Orações Diárias (“Veni, Creator Spiritus” e “Ave Maris Stela”)

1ª semana (6 dias pedindo o conhecimento de si mesmo) – ver Tratado n. 228 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo” e “Ladainha de Nossa Senhora")

2ª semana (6 dias pedindo conhecimento de nossa Mãe Santíssima) – ver Tratado n. 229 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo" e "Santo Terço") 

3ª semana (6 dias pedindo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo) – ver Tratado n. 230 - Orações Diárias ("Ladainha do Espírito Santo", "Ave Maris Stella", "Oração de Santo Agostinho", "Ladainha do Ssmo. Nome de Jesus" e "Ladainha do Sagrado Coração de Jesus") 




ACESSE A LISTA DE ÁUDIOS DA MEDITAÇÕES DIÁRIAS AQUI


Consagração

24 de Junho
Nossa Senhora Rainha da Paz


27 de Junho

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Me deixe saber que você se consagrou, envie para 
  ftanapaulabarros@hotmail.com


Dúvidas mais frequentes encontre as respostas aqui


Não deixe de se consagrar!




You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.