Devocional 13: Origem Divina do homem (São Tomás de Aquino)

by - dezembro 09, 2019


Devocional 12: Origem Divina do homem


Santas Mãos nos modelaram,
Santas Mãos nos conduziram,
Santas Mãos nos redimiram,
As Santas Mãos do Senhor nos abençoam,
Ah, como é bom o meu Senhor.



Os homens que existem e tem existido descendem dos mesmos pais, Adão e Eva, que foram criados por Deus.

Deus os criou dando-lhes corpo e alma. E as suas almas foram produzidas por Criação. Já os corpos o próprio Deus nos diz que criou Adão do barro e de uma de suas costelas formou Eva.

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Tal afirmação quer dizer: que a natureza e operações mais elevadas do homem lhe permitem entrever a natureza divina e a vida íntima da Augusta Trindade e imitam, de certo modo, a perfeição das Pessoas Divinas.

Dado que nossa alma é espiritual e as suas operações mais perfeitas, entender e amar, concluímos que tais operações devem ter por objeto primeiro a Verdade  e o Bem Supremo, que é o mesmo Deus.

Assim, nos atos de entender e amar, visando o Sumo Bem, podemos ver uma semelhança da vida íntima da Trindade, pois o nosso espírito ao pensar em Deus concebe um "verbo interior", algo que serve de "imagem visual de Deus" (já que Deus é Espírito ao pesarmos na pessoa "Deus" a mente concebe a imagem de Pai, ou de Mestre, ou de Rei, ou Juiz; Deus é uma e todas essas percepções, mas a mente humana e ainda o coração humano pode possuir mais facilidade com alguma ou algumas delas, gerando um "verbo interior", uma expressão interior mais familiar de Deus; tal conhecimento é de suma importância já que uma imagem equivocada de Deus ou a deturpação de um atributo verdadeiro em algo falso pode impedir o próximo passo da alma, que é amar). 

Sob a influência do pensamento sobre o "verbo interior" brota o ato de amor, produzido no espírito do homem (assim o pensar, o meditar, o conhecer antecede o amar).

Podemos ainda imitar a perfeição própria das Pessoas Divinas quando o primeiro e último fim de nossos pensamentos e afetos é o próprio Deus, já que Pai fez tudo para o Filho, o Filho governa o mundo para entregá-lo ao Pai e o Espírito é o amor que os une, quando também convergimos nossos pensamentos, afetos e por fim os atos para Deus imitamos o agir das Pessoas Divinas e ainda entramos, de certa forma, pela ação do Espírito Santo, na vida íntima da Trindade. 

(Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino)


Confie no Senhor e faça o bem;
assim você habitará na terra
e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor,
e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Salmos 37, 3-4

Pois a visão aguarda
um tempo designado;
ela fala do fim e não falhará.
Ainda que demore, espere-a;
porque ela certamente virá
e não se atrasará.
Habacuque 2, 3

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
Gálatas 6,9


"Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos."

You May Also Like

2 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.