Cronograma para Total Consagração à Santíssima Virgem Maria: Novembro 2019

by - abril 06, 2019

Cronograma para Total Consagração à Santíssima Virgem Maria: Novembro 2019


Salve Maria Puríssima!

Sabendo que muitos desejam se consagrar e que precisam de cronogramas detalhados para a etapa de preparação e exercícios espirituais, iniciei o trabalho de fazer cronogramas para as datas marianas de cada mês.

Portanto, não deixe de se consagrar ou renovar a sua consagração seguindo o cronograma passo a passo. Não deixe de acessar os links sugeridos, toda formação que receber é válida para uma consagração madura.

Agora segue as orientações para quem deseja se consagrar:

Atenção: QUEM NÃO PODE SE CONSAGRAR: amasiados, pessoas em namoros imorais, homossexuais que não rejeitaram suas más inclinações,  pessoas com vida sexual desregrada, pessoas que não estão em estado de graça (ou seja estão vivendo vidas que não permitem a comunhão), aqueles que defendem o aborto, o comunismo, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos, que frequentam a maçonaria, espiritismo, candomblé ou qualquer outra seita. Ou seja, qualquer pessoa que esteja em pecado mortal e não tem a intenção de deixar essa situação, aqueles que querem se dedicar a fazer a vontade já expressa de Deus, devem se determinar a sair dessa situação de vida, buscar um sacerdote, pois Deus não recusa o perdão e acolhimento a quem deseja amá-lo e se emendar com determinação. "Quem me ama segue os meus mandamentos" (Jo 14, 21)


O que é pecado mortal? O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.


1- Cronograma de Estudo do Tratado da Verdadeira Devoção


a) O cronograma é embasado em duas horas semanais de dedicação, 

b) Para realizá-lo é preciso ter em mãos o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, é obrigatório!

c) Para cada capítulo você encontrará uma áudio-aula e um texto de apoio, que não devem ser negligenciados, visto que estudar o Tratado é de fundamental importância para o entendimento do que é a Consagração,


2- Cronograma de Exercícios Espirituais Preparatórios


a) Para se consagrar é preciso fazer 30 dias de Exercícios Espirituais, para isso você deverá usar as orações orientadas por São Luís de Montfort no fim do Tratado.

b) Para melhor vivência desse período, você deverá escutar os áudios com temas de reflexão para cada dia, tornando assim esse tempo mais fecundo e profundo.

Então, segue o seu cronograma e que você tenha uma determinada determinação de não retroceder:

Para melhor aproveitamento leia o capítulo do dia no Tratado e depois as áudio-aulas ou texto de apoio (você pode optar por um ou outro meio de aprofundamento, como for melhor). Você pode realizar esse aprofundamento durante a semana, mas aconselho não deixar muito tempo entre a leitura do capítulo e o aprofundamento, pois nossa memória é sempre muito fraca e nossa carne também, de modo que você pode afrouxar a formação.

Dia da Consagração: você deve realizar uma Confissão Geral (clique aqui.), Comunhão e Recitar a fórmula da Total Consagração (que está no fim do Tratado) em frente a uma imagem da Santa Virgem, não é obrigatória a presença do padre ou após a Comunhão, dentro do Rito da Santa Missa, se padre autorizar.

Qualquer dúvida, após o estudo do material linkado, estou a disposição!


CRONOGRAMA NOVEMBRO DE 2019

01 - NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO
08 - NOSSA SENHORA MEDIANEIRA
21 - NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO E NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS
27- NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS E DA MEDALHA MILAGROSA

Nossa Senhora do Bom Sucesso

Significado do nome

Bom Sucesso significa “Bom Resultado”, bom acontecimento. Significa, em última análise, a felicidade e a paz que tanto almejamos. Nesse título e aparição de Nossa Senhora ela nos ensina que, para alcançarmos tal felicidade em nossa vida, é preciso encarar a verdade e enfrentá-la. Assim, ela alertou a humanidade através das aparições a uma religiosa em Quito, no Equador.

As primeiras revelações de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Nossa Senhora do Bom Sucesso fez sua primeira aparição no dia 02 de fevereiro de 1594, aparecendo a uma religiosa, a serva de Deus Mariana de Jesus Torres, em Quito, no Equador. Em sua aparição, Nossa Senhora profetizou para a irmã muitos fatos que a Igreja viveria no século XX. Nossa Senhora previu que o papa Pio IX iria proclamar o dogma da Assunção. Ela também previu que o Equador teria um presidente que morreria como mártir, o que de fato aconteceu.

O milagre do coração da Irmã Mariana

A Irmã Mariana foi a grande responsável por consagrar o Equador ao Sagrado Coração de Jesus. Até hoje, milagrosamente, seu coração continua intacto, ficando exposto na cidade de Quito. Nossa Senhora do Bom Sucesso também previu o nascimento do Santo Cura d’Ars, também conhecido como São João Maria Vianney. Todas as previsões de Nossa Senhora do Bom Sucesso reveladas a Irmã Mariana sobre os males que infligiriam a Igreja e a sociedade se relacionam ao século XX e também ao nosso tempo.

Uma santa Irmã

Através das profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso a Irmã Mariana soube das necessidades e sofrimentos pelos quais passaríamos. Ela ficou assustada com as grandes desgraças que iriam afligir a Igreja no século XX: a impiedade, a heresia, e a impureza, que continuam presentes até os dias atuais. Devido a essas três realidades que até hoje assolam a Igreja e a sociedade, a Irmã Mariana, cujo corpo continua milagrosamente intacto até o tempo presente, livremente se propôs a sofrer por nós.

As profecias continuam

Quase todas as previsões de Nossa Senhora do Bom Sucesso já se realizaram. A Virgem Maria  prometeu proteger quem propagar a devoção a Ela. Nossa Senhora também previu que a devoção a ela com o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso só seria difundida no século XX. Ela previu também, no final do século XVI, que no século XX haveria um espírito de impureza, que iria saturar a atmosfera desse tempo. É possível ver que essa previsão se tornou real ao observarmos o celular, a televisão, a internet, e outras coisas que nos levam à impureza. Nossa Senhora do Bom Sucesso diz que “quase não haverá mais nenhuma alma virgem no mundo”. Mesmo assim, a Nossa Senhora do Bom Sucesso promete que ainda existirão pessoas boas, que a ela se dedicam, principalmente na vida religiosa.

Mais previsões de alerta e uma promessa

Nossa Senhora do Bom Sucesso também previu que as almas das crianças ficariam mais pervertidas, principalmente nas escolas, pois é lá que inocência infantil das crianças é perdida e, como consequência disso, haveriam bem menos vocações sacerdotais. A Virgem do Bom Sucesso diz também que o clero secular estaria ainda muito distante de seu ideal, já que os padres descuidariam de seus deveres sagrados, perdendo orientação divina. Eles se afastariam do caminho de Deus rumo ao ministério sacerdotal. Os Padres buscariam seu próprio bem-estar e sua própria riqueza. Ainda assim Nossa Senhora do Bom Sucesso promete que, se nós rezarmos esta noite escura acabará, e Deus enviará um pastor que irá renovar o espírito dos seus sacerdotes.

Oração a Nossa Senhora do Bom Sucesso

“Ó Rainha do Céus, Mãe do Bom Sucesso,

Filha favorecida do Pai,
Mãe de Jesus e da Humanidade,
Esposa do Espírito Santo,
Templo da Santíssima Trindade,
Lembra-te, Virgem Maria do Bom Sucesso,
De todos vossos filhos e filhas, de modo particular os sofredores.
Eu venho a ti, Mãe misericordiosa,
E peço-te, por teu amor,
Que tu alcances de Deus Pai uma fé viva que nunca perde de vista as verdades eternas;
Do Filho, uma esperança firme de que eu sempre aspire alcançar as coisas do alto.
E do Espírito Santo,
A caridade inflamada para que eu sempre viva e
Ame a Deus sobre todas as coisas.
Santíssima Virgem, que por teu auxílio,
eu possa amar e desfrutar de ti eternamente na glória.
Saúdo Maria, filha favorita de Deus Pai. (Reze uma Ave Maria)
Saúdo Maria, Mãe do Filho Divino. (Reze uma Ave Maria)
Saúdo Maria, Esposa singular do Espírito Santo. (Reze uma Ave Maria + Glória ao Pai)
Santa Maria do Bom Sucesso rogai por nós, Amém.”

Nossa Senhora Medianeira



Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças é a invocação da mediação de Maria Santíssima sobre os cristãos. Os cristãos sempre compreenderam, desde o início da Igreja, que Maria era medianeira, isto é, intercessora entre Deus e a humanidade.

A instituição da festa a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

No ano de 1921 o Papa Bento XV, instituiu a festa de Nossa Senhora, Medianeira de Todas as Graças. É a confiança da Igreja na mediação de Maria Santíssima junto a seu Filho Jesus Cristo Redentor, para todas as pessoas que a ela recorrem. Por isso essa devoção se difundiu rapidamente por todo o mundo.

Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, a  origem da invocação

É da maternidade espiritual de Maria Santíssima que vem a sua mediação universal, como sempre quis Jesus, pois Maria esteve com Ele em todos os lugares. Desde o nascimento, passando por Caná da Galiléia, por todas as andanças de Jesus, até chegar em Jerusalém para o seu Calvário, no seu sepultamento, e principalmente em sua Ascenção, no cenáculo com os apóstolos, aconselhando e estando firme desde o início da Igreja.

História de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

A Veneração a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Mãe de Jesus, vem dos tempos do início do Cristianismo, pelo fato de Maria ter feito sempre a Vontade do Pai e de sempre ter acompanhado seu Filho Jesus.  De estar sempre com os apóstolos, como disse o próprio Jesus a João Eis ai tua Mãe.
Portando essa devoção teve inicio no próprio evangelho. Maria, no princípio, colaborou com o plano de Deus para a humanidade, na Encarnação de Jesus e no final, em sua Redenção. Presente na hora da morte de Jesus, ela foi o sustento que os Apóstolos necessitavam. Se tornando a Medianeira, a Mãe de todas as horas, desde o início da Igreja no Cenáculo, quando todos receberam o Espírito Santo.

Devoção a Nossa Senhora de Todas as Graças

O Papa Leão XIII disse: Era designo de Deus, que após ter Maria, servido de intermediária no mistério da Redenção, continuasse igualmente a ser intermediária das graças que esse mistério faria correr em todos os tempos. A sua festa é celebrada no dia 31 de maio.

Milagre de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

A devoção a Nossa Senhora Medianeira, teve início no rio Grande do Sul. Em 1928, foi levada para o Seminário São José, na cidade de Santa Maria, através de uma imagem recebida por Frei Inácio Valle, vinda da Bélgica.
Dois anos depois, na iminência de uma luta armada entre os policiais e o exército na cidade de Santa Maria, um grupo de romeiros foi até o seminário São José para rezar e pedir a mediação de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, para intervir no conflito e impedir a guerra.
O pedido foi atendido, a demanda foi resolvida sem confronto. A partir desse acontecimento, o povo passou a fazer uma romaria todos os anos ao Seminário de São José para agradecer o feito, e sempre pedir novas graças.

Oração a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

Agradeço-vos, meu Deus, o novo dia que para mim desponta.
Pelas mãos de Maria, Medianeira de todas as Graças, minha Mãe do Céu, aceitai as minhas alegrias e dores, minhas esperanças e desenganos, minhas folgas e meu trabalho, em remissão de meus pecados, para a felicidade do meu próximo e pelas almas do purgatório.
Fazei Senhor, que aumente em minha alma, o amor de Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a mim mesmo.
Faço a intenção de lucrar todas as Indulgências aplicadas a meus atos de piedade nesse dia, a fim de que a sinceridade e a bondade de meu coração, caracterizem todos os meus pensamentos, todas as minhas palavras e todas as minhas obras. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém. Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, Rogai por nós que recorremos a vós.

Nossa Senhora Apresentação



Origem do título

O título de Nossa Senhora da Apresentação surgiu de uma Tradição cristã muito antiga que narra a apresentação de Maria, feita por seus pais, Joaquim e Ana, no templo de Jerusalém. Maria tinha, então, apenas três anos de idade. A Tradição Cristã conta que, no fato em questão, a Virgem Maria, ainda criança, consagrou sua vida, seu corpo, seu coração e entregou-se totalmente a Deus, oferecendo-se para servir a Ele como Ele quisesse. Assim nasceu o título de Nossa Senhora da Apresentação: porque ela foi apresentada no Templo do Senhor.

Primeira paróquia da Santa no Brasil

A primeira paróquia de Nossa Senhora da Apresentação no Brasil foi fundada em 1599, Em Natal, atual Estado do Rio Grande do Norte. Isso aconteceu porque ali foi encontrada uma imagem da Santa. A igreja, que antes era chamada Catedral de Natal, hoje Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, fica na Praça André de Albuquerque. Na mesma praça foi celebrada pelo então padre Gaspar Moperes, no dia 25 de dezembro de 1599, a primeira missa da cidade.

Festas pelo dia da Padroeira 

Em Natal, celebra-se o dia da padroeira em 21 de novembro. Porém, as festas se iniciam no dia 11 de novembro e se estendem até o dia 21, com celebrações e missas, principalmente na Pedra do Rosário (lugar onde foi encontrada a imagem da padroeira), na Catedral Metropolitana e na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral).

Padroeira de Porto Calvo

Em Alagoas, uma cidade chamada Porto Calvo, que foi campo para inúmeras batalhas entre brasileiros e invasores na guerra holandesa, também se adotou Nossa Senhora da Apresentação como padroeira.

Uma das primeiras paróquias cariocas

Antigamente, o bairro do Irajá, situado no Rio de Janeiro, era um imenso campo público, usado pelo gado como pastagem e descanso. Foi construída no bairro, pelo padre Gaspar da Costa no ano de 1644, uma capela para a veneração a Nossa Senhora da Apresentação. A capela sofreu uma reforma e uma ampliação, para mais tarde virar uma das paróquias mais antigas do Rio de Janeiro.

Oração a Nossa Senhora da Apresentação

“Minha boa Mãe do Céu, Nossa Senhora da Apresentação que, aos três anos subistes as escadarias do Templo para vos consagrardes inteiramente a Deus, praticando assim o ato de religião o mais agradável ao Senhor, seja-vos também agradável, a nossa homenagem, a nossa consagração.
Consagrastes ao Senhor, ó Rainha do Céu, o vosso espírito e vosso coração, em flor de infância, o vosso corpo e todas as potências do vosso ser pelo sacrifício total, o mais generoso e desinteressado, pela mais solene imolação que o mundo já viu, antes da imolação do Calvário.
Nós, aqui na terra de exílio, unimos aos espíritos celestes que assistiram a esta augura cerimônia que é como prelúdio de todas as vossas festas e com eles e todos os santos cantamos as glórias da vossa Apresentação benditíssima. Amém.

Nossa Senhora das Graças



Em sua primeira aparição Nossa Senhora apareceu para Santa Catarina trazendo um sinal do céu: uma medalha bendita com seu retrato que foi chamada de milagrosa após ajudar cristãos a alcançar as graças pedidas.
Já na segunda aparição ela pede que as medalhas sejam usadas ao pescoço para que abundantes graças fossem realizadas por todo o mundo.

A Medalha Milagrosa


A serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente. A mulher que esmaga a cabeça da serpente, que é o demônio, já estava predita na Bíblia, no livro do Gênesis: “Porei inimizade entre ti e a mulher… Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, morder-lhe o calcanhar”. Deus declara iniciada a luta entre o bem e o mal. Essa luta é vencida por Jesus Cristo, o “novo Adão”, juntamente com Maria, a co-redentora, a “nova Eva”. É em Maria que se cumpre essa sentença de Deus: a mulher finalmente esmaga a cabeça da serpente, para que não mais a morte pudesse escravizar os homens.

Os raios: Simbolizam as graças que Nossa Senhora derrama sobre os seus devotos. A Santa Igreja, por isso, a chama Tesoureira de Deus.
As 12 estrelas: Simbolizam as 12 tribos de Israel. Maria Santíssima também é saudada como “Estrela do Mar” na oração Ave, Stella Maris.
O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus. Foi Maria quem o formou em seu ventre. Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração, que simboliza o seu infinito e ilimitado Amor.O coração transpassado por uma espada: É o Imaculado Coração de Maria, inseparável ao de Jesus: mesmo nas horas difíceis de Sua Paixão e Morte na Cruz, Ela estava lá, compartilhando da Sua dor, sendo a nossa co-redentora.
O M: Significa Maria. Esse M sustenta o travessão e a Cruz, que representam o calvário. Essa simbologia indica a íntima ligação de Maria e Jesus na história da salvação.
O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário. Para a doutrina católica, a Santa Missa é a perpetuação do sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida do cristão.

Oração de Nossa Senhora das Graças

Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém.



Cronograma de Formação para a Total Consagração à Jesus por Maria

(clique em cima de "aula" para ter acesso ao material)

Nossa Senhora  do Bom Sucesso, rogai por nós.
Nossa Senhora Mediadora, rogai por nós.
Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós.

Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa, rogai por nós.


O cronograma deve ser seguido para um formação decente e clara. 

01 de setembro - A Grande Batalha (aula e texto) e Hierarquia Celeste e a Total Consagração (aqui)
07 de setembro - Cap 1 (aula)
08 de setembro - Cap 2 (aula)
14 de setembro - Cap 3 (aula)
15 de setembro- Cap 4 (aula)
21 de setembro - Cap 5 (aula
22 de setembro -  Cap 6 (aula)
28 de setembro - Cap 7 (aula)
29 de setembro- Cap 8 (aula)

- Tempo restante para esclarecimento de dúvidas, após ver toda a formação pelo face ou insta.

Exercícios Espirituais Preparatórios para a Total Consagração à Jesus por Maria 


Para Nossa Senhora do Bom Sucesso e Nossa Senhora Medianeira: 03 de setembro à 01 de novembro


Para Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora das Graças: 23 de setembro à 21 de Novembro


12 Dias Preliminares

(clique em cima do tema de cada dia para ter acesso ao material)


Primeira Semana


Segunda Semana


Terceira Semana


Consagração

01 de Novembro
Nossa Senhora do Bom Sucesso


08 de Novembro

Nossa Senhora Medianeira



21 de Novembro

Nossa Senhora Apresentação



27 de Novembro

Nossa Senhora das Graças




Me deixe saber que você se consagrou, envie para 
  face ou insta.


Dúvidas mais frequentes

Preciso receber um sinal sobre qual título Nossa Senhora deseja que me consagre?

Nossa Senhora é a mesma, seja qual título esteja sendo celebrado naquela data mariana, esta consagração é uma entrega Total a Virgem Maria, escolhemos uma data mariana para melhor honrá-la entregando tudo a Ela naquele dia que a Igreja lhe dedica honra.
Portanto, não é preciso aguardar um sinal, tendo a Igreja manifestado os dias de festividade marianas e a mesma ensinando que todas honram a Virgem Mãe de Deus. 


Preciso de um padre no dia da consagração?
Não, esta consagração é uma consagração pessoal, bastando a recitação da fórmula da consagração (que esta no fim do Tratado) diante de uma imagem da Santa Virgem após ter confessado e comungado, ou seja, estando em estado de graça.
No entanto, é muito bom para a propagação da consagração que se faça a mesma recitação após a comunhão, como ação de graças, durante o rito da Santa Missa, com a presença do padre, se ele assim permitir.


Como devo me vestir no dia da consagração?
Com modéstia, não somente no dia da consagração mas em todos os dias, mesmo não sendo consagrado, pois é uma virtude cristã. Portanto, as moças, meninas e mulheres devem se atentar a se parecer ao máximo com a Santa Virgem, preferindo o uso de saias e véu (o último não é obrigatório), sem decotes, transparências, roupas justas. Os homens, meninos e rapazes de forma honrada e modesta. Basicamente, devem se vestir com simplicidade, no entanto, com modéstia e pudor que um filho e filha de Deus devem se portar. 


Se não encontrar respostas poderá me enviar sua pergunta nos comentários, por e-mail ou em nossa página no facebook aqui.


Não deixe de se consagrar!


Se quiser saber sobre a minha experiência com a Consagração clique aqui e aqui.

Fonte das histórias: Cruz Terra Santa

You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.