Buscando a plenitude na fé e o caminho da perfeição cristã

by - março 19, 2019



Buscando a plenitude na fé e o caminho da perfeição cristã


Se não existisse redes sociais, se todas as pessoas próximas não existissem, você ainda iria a Igreja no domingo?

Nós estamos em um momento delicado da nossa história, na história da nossa bela família católica, a maior parte de nós está dormindo e alguns, pela graça divina, estão a acordar. Isso é muito bom! No entanto, é também um pouco cansativo, pois que essa agitação, embora necessária e tão esperada, ainda é um tanto desordenada, vista por olhos humanos, e outro tanto pequena, se observarmos o tanto de almas que deveriam estar acordando.

Mas esse levante, tão esperado, confuso e cansativo me leva a propor-lhe a pergunta acima. Afinal qual a razão da sua mudança? Se não houvesse outros olhos, se somente os olhos de Deus vissem  as suas atitudes, você cumpriria os preceitos? Mesmo que ninguém lhe obrigasse, você cumpriria os preceitos? Mesmo que estivesse sozinho, desolado e sem ânimo cumpriria os preceitos?

Pois é... o justo vive da fé. E é essa a plenitude de fé que procuramos.

Fé é uma resposta. Deus nos cumula de amor e nós respondemos a esse amor com a fé, uma fé que é vivida em ações, em decisões, em boas resoluções cumpridas.

Sempre temos diante de nós uma nova oportunidade, uma chance de responder a esse amor, gradativamente vamos crescendo na fé, crescendo na capacidade de responder, buscando ter um coração mais dócil aos desígnios divinos, rumo à perfeição.

Sim, perfeição! Existe um entendimento muito mundano sobre esse termo pairando sobre nós, ser perfeito não significa não ter defeitos, ser perfeito ou o caminho da perfeição de Santa Teresa ou ainda a escola da perfeição de Santo Afonso de Ligório ou a perfeição na vida cristã cotidiana de São Francisco de Sales é nada mais nada menos que a busca por fazer a vontade de Deus, responder pela fé aos chamados do Senhor. Não se refere a nós, se refere a ação da graça, que pode sim nos tornar perfeitos, ou seja, praticantes da Vontade Divina, como está expresso em todas as cartas dos apóstolos, não há uma que não cite a perfeição, o tornar-nos irrepreensíveis. 

Sim, Deus nos prepara caminhos altos e não podemos fingir que esses caminhos não existem numa falsa humildade, como ensinam os santos a humildade é a verdade e como aprendemos com Santa Teresinha é preciso ser humilde mas ter altos ideais, ela dizia "Deus quer que eu seja uma grande santa".

Compreende que o caminho da perfeição é a humildade de fazer a vontade de Deus? Portanto, purifique esse modo de pensar que tanto atrapalha o caminho espiritual, Deus não nos pede nada impossível, nós somos chamados a perfeição dos Filhos de Deus, somos chamados sim a altos ideais e é justamente essa tensão entre a nossa mediocridade e a grandeza do chamamento que nos faz vacilar ou nos retira o ânimo. 

Nós vivemos nessa tensão desde a queda do homem, é a nossa concupiscência que nos sussurra frases de desânimo, e é justamente a resposta a pergunta que lhe fiz acima que determinará se sairá rumo ao caminho da perfeição ou não, se ouvirá a voz de Deus que diz "sede perfeitos como eu sou perfeito" ou satanás que diz "você não consegue, é alto demais, fique aqui, você já é tão bonzinho, não mata e não rouba ninguém".

"A perfeição consiste no amor a Deus" (Santo Afonso de Ligório), porém o amor admite graus, são eles, segundo São Tomás (explicado por Santo Afonso no livro Escola da Perfeição Cristã no capítulo sobre a Essência da Perfeição):
- ínfimo grau: consiste em não igualar a criatura ao Criador, este é o amor dos que observam os mandamentos de Deus porque são obrigados. Acrescento a isso a explicação de Santo Francisco de Sales "bem que prefeririam que determinada ação não fosse pecado para praticá-la livremente".
- alto grau: nos consumir no exercício ininterrupto da caridade, porém, não nos é dado alcançar esse grau na terra, somente no céu.
- grau médio: "consiste não só na subordinação de todas as inclinações do coração à caridade, mas também no aproveitamento das mesmas na sua prática. Quem conseguir chegar a este ponto cumprirá perfeita, fácil e alegremente, em todas as suas obras, o preceito do santo amor. É esta perfeição a mais alta possível aqui na terra e possuí-a aquele cuja vontade está conforme a de Deus, que se torna uma com ela".

E ele continua "toda a nossa perfeição consiste em amar nosso Deus amabilíssimo. A perfeição desse amor, porém, consiste na união da nossa vontade com a vontade de Deus".

E como isso se dá? 

O apóstolo São João em suas três cartas trata desse tema: como amar e  em quê consiste o amor?

Diz ele:

"Filhinhos não amemos com palavras e nem com a língua, mas com ações e em verdade".
"Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e seguimos os seus mandamentos. Pois este é o amor de Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé." (1 João 1-5)
" Nisso consiste o amor: em viver conforme seus mandamentos". (2 João 1, 6)


Vencemos quando respondemos ao amor de Deus observando os mandamentos, isso é fé. Fé é uma ação de resposta.

Andamos rumo à perfeição cristã mas em caminhos bem cotidianos, simples, ordinários. Dá-se um passinho singelo e valioso todas as vezes que vence o sono, a preguiça ou o vício de uma rede social ou ainda de uma série, para se manter fiel ao devocional do dia, todas as vezes que escolhe uma roupa digna do Templo de Deus que é o seu corpo, todas as vezes que cala e domina a sua língua, todas as vezes que sai da mesa ainda com um pouco de fome, todas as vezes que rejeita um divertimento para se manter fiel ao preceito de ir a Missa todo domingo, todas as vezes que perdoa, todas as vezes que deixa de seguir as modas do mundo... esses são pequenos passos, mas são fundamentais, pois devemos alçar altos vôos ajudados pelo vento da graça, mas também devemos nos manter obstinados a nunca parar de bater nossas pequenas asas, ainda que atentos a bater nossas asas no mesmo sentido que vai o vento que nos leva, podendo viver a bela liberdade de trabalhar e descansar  na mesma ação, para a nossa edificação e a edificação do Corpo Místico de Cristo.

Pois digo que comece pelo pequeno, estabeleça-se no seu devocional diário, ordene o seu dia, busque as coisas do alto e tudo o mais lhe será acrescentado, mas esteja disponível para passar pelo primeiro passo desse processo: o desapego do pecado. Busque não só se confessar, mas também busque deixar de achar a vida dos irreligiosos mais divertida e legal, busque um desapego do pecado. Para lhe ajudar você poderá baixar o guia a Grande Quaresma, aqui, que é válido para além da quaresma como verá.

Depois busque exercer a caridade numa vida de oração. Sim! Caridade não é somente amar o próximo, é antes amar a Deus, quando assim procedemos passamos a viver dentro do propósito divino para cada um de nós: conhecê-lO, amá-lO e servi-lO. Quem sabe não é por isso que se sente tão fraco, perdido ou com essa sensação de que falta "um num sei quê" na sua vida, mesmo com uma vida pastoral ativa, talvez seja por não viver dentro desse objetivo divino. Para lhe ajudar lhe forneço o Devocionário Salus in Caritate, aqui. 

Faça chuva ou sol, na tristeza ou na alegria, nossa alma deve estar unida a Deus na oração ou ao menos buscar estar e o devocionário lhe ajudará nisso, além de lhe ajudar a purificar até mesmo as intenções das suas orações.

E então... mesmo sozinho e sem nenhum aplauso você cumpriria os preceitos do Senhor?

Dessa resposta depende o rumo do seu caminhar.

Vamos!

Rumo ao mais perfeito, ou seja, rumo ao que mais se aproxima da vontade de Deus.
Rumo a plenitude na fé, ou seja, rumo a capacidade de responder aos chamados do Bom Deus que a tanto tempo nos espera.

"Tenho plena certeza de que aquele que começou em vós a boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus". Filipenses 1, 6


Paz e Bem!
Ana




You May Also Like

5 comments

  1. Bom dia, Ana Paula, a paz de Jesus Cristo. Excelente texto que você nos traz hoje e tenho o prazer em ler! Sim, buscar a Deus sempre, seja quando tudo ou quase tudo vai mal, mas também quando tudo aparentemente está bem. " Pois é... o justo vive da fé. E é essa a plenitude de fé que procuramos...", exato! Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, que grande exemplo para nós, assim como Santa Teresinha do Menino Jesus. "Deus não nos pede nada impossível, nós somos chamados a perfeição dos Filhos de Deus, somos chamados sim a altos ideais e é justamente essa tensão entre a nossa mediocridade e a grandeza do chamamento que nos faz vacilar ou nos retira o ânimo..", concordo totalmente. Não devemos deixar que a preguiça, comodidade, prazeres mundanos nos desvirtue da prática, exercício diário da Fé. Saber se comportar no Templo do Pai, deveria ser normal. Que maravilha estar no melhor lugar para falar com Deus, Jesus, Maria, a Paróquia Católica! E rezar, rezar, rezar muito! Só assim para ficar em comunhão com a Santíssima Trindade. Obrigado por disponibilizar os textos para baixar, Ana Paula. Este teu texto deveria estar disponível em mais lugares além deste teu blog. Suas palavras e exemplos postos aqui, principalmente neste texto é para que não nos esqueçamos que chegar ao Senhor é uma luta, exercício constante e não apenas ir às Missas no domingo. Aliás, devemos sempre que possível, ao passar diante de uma igreja, seja na hora da Missa ou não, entrar e falar, ouvir o Pai. E repito: rezar, rezar, rezar muito e sempre! Grato por manter este blog evangelizador! Sigamos em oração nesta Quaresma e após ela, todos os dias. Deus te abençoe. Salve Maria! Paz e Bem :)

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo, Ana. Retorno ao seu blog para pedir a sua autorização para compartilhar este teu texto via email aos amigos. Informo que não possuo nenhum perfil em redes socais, YouTube, etc.Claro que darei o devido crédito/fonte de onde vem o texto. Sigamos em constante oração.. Deus te abençoe e siga firme no seu Apostolado. Salve Maria! Paz e Bem. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode com referência e se possível um link que encaminhe para cá.

      Excluir
    2. Bom dia, a paz de Jesus Cristo! Grato pela autorização, Ana Paula... Ok, farei como você me indica. Seus textos e fontes de onde retira as informações para embasamento, são maravilhosos! Todos devem ser compartilhados, mas este, com certeza, mais ainda. Hoje, sexta, é dia de Santa Catarina de Gênova. Lindo dia abençoado à você e família. “É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado.” Papa Francisco. Salve Maria! Paz e Bem. :)

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.