A salvação é individual?

by - janeiro 21, 2019



A salvação é individual?
Insta: @salusincaritate
Curso: Educa-te


A Igreja Católica sempre afirmou que somos julgados individualmente segundo nossas ações, mas que a nossa salvação está diretamente ligada a união e santificação da Igreja. Ou seja, dentre as boas ações está a santificação e conversão do irmão.

A Igreja ensina que nós somos uma família e que a santidade de um influência a santidade dos outros, assim como os pecados de um influência os outros. Essa é a união do Corpo Místico de Cristo. Essa mesma união permite que os santos roguem por nós, já estando na glória e que nós, ainda na Igreja militante, rezemos pelas almas do purgatório, a Igreja Padecente. 

Para que saibamos o tamanho dessa união São Paulo diz: "Se um membro [do Corpo de Cristo] sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele" (1Coríntios 12,26). Portanto, não é cristão dizer a "salvação é individual", pois como parte do mesmo corpo seria desejar a própria mutilação, além de ser uma atitude muito egoísta. 


Nós como família devemos nos atentar a tirar os irmãos do erro. Afinal quem diante de uma pessoa prestes a se jogar no abismo diria "deixa, a vida é individual"!?

Lembrando que para a salvação é preciso (pegue a Bíblia e leia as citações, marque e guarde como parte de quem você é, anote em um caderno, nós devemos fazer como São João Paulo II orientou: "Uma certa memorização das palavras de Jesus, das passagens bíblicas importantes, dos dez mandamentos...é uma verdadeira necessidade. É preciso ser realista: as flores da fé e da piedade cristã, não podem crescer nos espaços ermos de uma catequese sem memória." Catechesi Tradendae, 55): 

  • acreditar em Jesus e em todo seu evangelho (Jo 3, 18-21; Atos 20, 20); 
  • acreditar e ser batizado (Mc 16, 16; Atos 2, 38); 
  • cumprir os mandamentos (Mt 19, 16-19); (aula sobre aqui, assista pois muitos não cumprem os Dez Mandamentos, acredite);
  • participar da Santa Eucaristia (Jo 6, 48-66); (nesse trecho vemos a grande graça que é ser católico, mas devemos nos aproximar do Pão Celestial com fé e isso é uma graça concedida pelo Pai, pois nem todos acreditam na presença real do Senhor na Eucaristia, como diz Nosso Senhor Jesus: "alguns de vós porém não creem", saiba mais sobre o grande tesouro da Igreja, a Santa Missa, aqui )
  • confessar os pecados (Jo 20, 22-23). 

Estes pontos são essenciais para a salvação, particularmente o batismo, a eucaristia e a penitência (confissão, as válidas é claro, ou seja, aquela que você confessa arrependido e com a resolução de se emendar).

Portanto, nunca mais diga que a salvação é individual, pois não passa de uma desculpa para não corrigir o irmão ou para continuar no seu egoísmo. Nós somos julgados individualmente e cada um recebe a sua paga pelo que fez e isso incluí ter caridade das almas que se afastam da salvação.


Caso a pessoa não se converta, aí sim, "Deus deixará um e levará o outro". No entanto, isso foi escolha da pessoa e não comodismo do cristão mais próximo.


You May Also Like

1 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.