Séries que ensinam virtudes: The Princess Weiyoung| DORAMA

by - setembro 08, 2018


INTRODUÇÃO

Nós como católicos devemos nos atentar a qualidade do que assistimos e em atenção a essa necessidade tenho a intenção de salientar as virtudes contidas em algumas séries e filmes. 

A série que hoje me motiva a escrever esse pequeno review é a série chinesa The Princess Weiyoung.

Antes de abordar as virtudes e também alguns pontos de reflexão é importante que saibam o motivo que me faz indicar séries asiáticas, chamadas Doramas.

Primeiro: são séries com muito pudor. Por razões culturais você raramente encontrará comportamentos luxuriosos e cenas de nudez explicita nas séries, nem mesmo comportamentos depravados. Para que você tenha uma idéia até mesmo um beijo e pegar na mão é extremamente raro e só acontece depois de muitos episódios e raramente. Isso é de extremo valor para nós brasileiros que temos muita dificuldade em viver o pudor devido a necessidade, quase crônica, de tocar nas pessoas. Especialmente aqueles que desejam viver um namoro santo, encontrarão nessas séries uma forma de absorver formas de comportamento mais comedidas e também poderão reafirmar a certeza de que amor e tocar na pessoa são coisas distintas. Observar como eles são comedidos nos ajuda a viver a temperança, o pudor e a modéstia em nossas atitudes.

Segundo: os personagens realmente condensam em si a missão masculina no homem e a feminina na mulher, fica extremamente claro a distinção e a importância de cada missão. O homem sempre protege e a mulher sempre espera, aguarda e leva o homem a valores mais elevados sem se anular.

Terceiro: em muitas séries é possível notar a evolução da cultura asiática através do contato com a cultura ocidental (judaico cristã). Portanto, nos ajuda a notar como os valores cristãos incutidos nas leis e moral auxiliaram diversos povos a melhorarem (principalmente em relação ao valor da mulher e ao casamento), mesmo indiretamente, como é o caso da Ásia, eles não são um povo evangelizado, no entanto, em sua maioria absorveram muitas coisas culturalmente católicas, afinal o catolicismo é também uma cultura. Além disso, em séries contemporâneas é possível notar como o cristianismo tem feito parte da vida do povo comum. Presentes em hospitais, escolas e orfanatos, além das igrejas é fácil notar cruzes pelas cenas, assim como as diversas reações ao cristianismo, temos desde aqueles que acabam recebendo o beneficio das obras de caridade até personagens que representam não pessoas em si, mas a cultura milenar desses países e sua tentativa de permanecer. Aliás boa parte das séries possuem a intenção de ressaltar os valores da cultura oriental, não fazem menção direta a nenhuma religião, o que permite que possamos trabalhar o filtro para absorver as qualidades e nos atentar ao que chamo de brecha de evangelização (todas as civilizações possuem pequenas brechas que possibilitam a conversão ao cristianismo e é assim que a Igreja vem evangelizando desde São Paulo com os gregos) e observar os pontos de erro para treinar como refutá-los (ao menos essas é a forma como eu assisto).

Séries que ensinam virtudes: The Princess Weiyoung| DORAMA


A série The Princess Weiyoung é uma série chinesa histórica. 

Trata-se de uma princesa de um estado subjugado ao estado de Wei. Vale lembrar que a China era dividida em estados e estes lutavam entre si, cada estado possuía um rei, de tempos em tempos surgia um imperador que desejava unificar os estados e desenvolvia batalhas para conquistar os estados vizinhos, para assim acabar com as guerras, muitos imperadores tentaram isso. Esse contexto nos mostra o motivo que levou a China a regime comunista tão duradouro, em sua cultura um sistema centralizador não é muito diferente do que desejavam os Imperadores que queriam unificar os estados.

A série então se desenrola em capítulos de 40 minutos, sobre a ocultação dessa princesa até a sua influencia na família imperial de Wei. 

Como quase todos as séries forma-se um par romântico que anda nos trilhos que relatei no ponto 3 acima. Assim como os outros casais da série. Vale observar o masculino e o feminino e seus frutos, pois essa série condensa virtudes em alguns personagens e vícios noutros. Também é possível notar nos relacionamentos entre o homem e a mulher, por reflexão e espelhamento como ensina São João Paulo II, o relacionamento entre Deus e a Igreja ou entre satanás e a alma por ele escravizada.

Outro ponto importante é observar o tema do qual trata a série, no caso dessa série o tema é família e em segundo plano o poder a serviço do povo. De uma forma geral as séries sempre tratam muito do tema família. 

As virtudes presentes são: fidelidade, sacrifício do amor, lealdade, confiança, coragem, perdão. É claro que para que estas virtudes se tornem mais evidentes existe também seus antagônicos, os vícios, presentes na trama. 

Conclusão: devo dizer que é uma série realista. 

Salve Maria Puríssima!
Ana


Nossa Senhora Imperatriz da China
Rogai por nós!

Vale lembrar que a Santa Virgem sempre escolhe o que agrada Deus em cada aparição e faz uso disso, portanto devemos entender, através de sua aparição na China que o comportamento regado de pudor, as vestes e as virtudes naturais daquele povo agrada Deus. 










You May Also Like

5 comments

  1. Obrigada pela dica! Vou assistir 😊

    ResponderExcluir
  2. A bastante tempo deixei de assistir novelas e séries ocidentais,e a pico descobri mais sobre a cultura oriental e passei a assistir alguns dramas a pureza dos relacionamentos era algo que me chamava a atenção mas me disseram que eu não devia ver mais parei mas eu fico muito feliz em saber que oque eu estava absorvendo das series eram coisas bouas ... Deus abençoe salve Maria

    ResponderExcluir
  3. Amei Ana! Já assisto doramas a um tempo exatamente pelo que você disse! Não costumo assistir séries chinesas pois acho o mandarim uma língua um pouco estranha, mas as coreanas eu gosto demais! Vou assistir essa que recomendou!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! Gostaria de saber onde posso encontrar os filmes e séries que você recomendou! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.