Banco de memórias e ação de graças
Nós temos um banco de memórias.
A cada dia nós fazemos saques e depósitos de boas e más lembranças.
A cada dia é preciso fazer uma ação de graças. Não é à toa que na listagem "de oração do cristão para o dia" temos a oração de ação de graças ao amanhecer e ao entardecer. A tradição da igreja incentiva essa prática, pois ela garante a saúde da mente, do corpo e da alma. Pois é um reconhecimento do senhorio bondoso de Deus e também uma reorganização e reafirmação da relação criatura e Criador, Pai e filho.

Mas, qual o problema disso?
Bom, vem comigo...
Imagine uma conta, normalmente nós só conseguimos sacar o que depositamos, certo?
Então, a regra é igual, se focarmos nas desgraças logo só sacamos desgraça e ofertamos desgraça, se focamos na graça logo sacamos a graça e ofertamos graça.

Youcat 259
Catecismo da Igreja Católica 1546-1553, 1592
"Invocar permanentemente", assim fica fácil entender a necessidade da infiltração e constância dessa forma de oração no dia a dia.
Mas, você me pergunta, não me acontecem coisas boas?!
Eu te respondo e te desafio: Será?!
Aqui acredito que seja relevante lembrar uma coisa interessante, a gratidão é uma oração "emotiva" mas pode ser acionada com a razão. Ou seja, podemos fazer como Davi e dizer "bendize ó minha alma", podemos sacudir a alma e a mente até que se tornem sensíveis a gratidão por pequenas e grandes coisas.

Moisés nunca iniciava uma oração sem antes agradecer! Ele fazia um recordatório de bençãos, sacava bençãos da memória e invocava essa benção sobre o mundo.
À nível cerebral isso nos leva a estimular a área emotiva do cérebro, que é justamente a área criativa que nos impulsiona, que proporciona valor, força, emoção, as metas que a área racional faz.
A gratidão é a alegria da alma, o alimento da mente e o descanso do corpo.
Paz e bem!
0 comentários
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.