FALA: MURMURAÇÃO, FOFOCA, FALA OCIOSA.

by - junho 23, 2018


Após a análise dos pensamentos que fizemos (aqui) e também após o primeiro entendimento sobre o discernimento dos espíritos (aqui).

Hoje vamos aprimorar a questão da fala. E como você deve imaginar nós falamos o que pensamos, portanto esse passo e o passo anterior, devem ser feitos rotineiramente. A qualidade do que você pensa determina a qualidade do que você fala. Assim o que você assiste, lê, se transformam em pensamentos e estes em fala.


FALA: MURMURAÇÃO, FOFOCA, FALA OCIOSA.


Portanto, vamos analisar a fala?

Se você fez a faxina nos seus pensamentos, já vai perceber uma mudança na sua fala e nos assuntos abordados. Mas além disso (que é um ponto muito pessoal), temos a atenção a alguns pontos:

Murmuração e Fofoca

uma dama não reclama infinitamente das coisas, das pessoas. E não podemos esquecer da fofoca. Esse hábito é horroroso, bem deselegante. Independente se o "comentário" procede, nunca se deve falar do erro de alguém em público ou mesmo que seja um erro público não se deve falar, esse ato só é permitido se você ou a pessoa que escuta irá ajudar a edificar e reerguer a pessoa centro do "comentário". Caso contrário é asqueroso.

Sei que parece óbvio, mas é muito frequente encontrar mulheres e meninas fazendo uma ladainha de reclamação no lugar de uma ladainha a Nossa Senhora.

Palavras ociosas

falar sem necessidade é também algo que devemos evitar, claro que não me refiro a ficar sem falar um "a", mas não devemos falar sem que seja necessário. Basicamente devemos falar quando a fala será útil para você ou para o outro, falar sem objetivo é algo que "chama a atenção" negativamente.

A fala é uma forma de expressão, por isso, transmite parte de quem somos. Portanto, devemos nos atentar ao conteúdo, mas também para o tom.

Atualmente, a qualidade do que se fala é péssima e o tom é detestável. As meninas e até mulheres falam "berrando" literalmente. O tom é importante, não é preciso gritar para transparecer alegria ou fortaleça, isso é euforia. Talvez essa seja mais uma sequela sutil e devastadora do feminismo. 

Não há necessidade de "chamar atenção" pelo grito, as mulheres que mais influenciaram a humanidade falaram muito em poucas palavras e em tom agradável. Aliás, toda tendência a ser o centro deve ser evitada, afinal um diamante não precisa gritar seu valor, ele simplesmente é preciso, e ponto. Assim também somos nós. 

Por fim, é preciso dizer que isso é um tema inesgotável no que se refere a dedicação em aperfeiçoar-se, mas que deve ser analisado com frequência. 

Para analisar, peço que com sinceridade responda:

  • Como esta o tom da sua fala?
  • Como esta a qualidade das conversas?
  • Você consegue se fazer compreender ou defender seu ponto de vista sem gritar?
  • Existe alguma palavra que você sempre usa, que gostaria de parar de usar? Quais? (lembrando que podem ser desde palavras deselegantes leves ou pesadas, a gírias feias) 
  • Estabeleça o propósito de não falar mais estas palavras.
  • Pensa, se coloque no lugar de quem te escuta? O que você, no lugar deles, pensaria?
E para complementar:














You May Also Like

3 comments

  1. Muito bom. Tenho certa dificuldade nesta questão da fala, principalmente em comentários e girias.Gostaria também de uma ajuda, se estou em uma conversa e alguem faz certo comentários sobre outra pessoa como devo reagir? Sempre fico um pouco receosa e sem ação. Deus abençoe, paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paz e Bem! Só mudar de assunto :) as pessoas com o tempo percebem que você não gosta de falar dos outros, mas se continuar você passa a falar de alguma coisa boa da pessoa, se não houver fica quieta e tenta mudar de assunto. :)

      Excluir
  2. Ana Boa tarde, paz e bem.
    Tenho acompanhado alguns vídeos e gostaria de um auxílio no falar. Tenho o péssimo hábito de falar antes de pensar, parece que minha boca funciona sozinha, já tentei de tudo para mudar mas sem sucesso. Poderia me dar um norte para isso?
    DEUS abençoe e ajude sempre a continuar com esse trabalho que nos ajuda muito.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.