8 DICAS PARA DISCERNIR E DECIDIR

by - agosto 11, 2018

8 dicas para discernir e decidir


Discernimento. É uma palavra que faz muitos de nós se encolherem, tremerem, pois nos vêm logo à mente toda as grandes decisões que devemos tomar, em algum momento da vida. Mas o discernimento é muio mais. Tenho aprendido alguns pontos em relação a isso:

Primeiro, o discernimento é simplesmente oração. Pe. Marko Rupnik escreve: "o discernimento, portanto, não é um cálculo, uma lógica dedutiva ou uma tecnologia mecânica na qual astutamente pesa meios e fins. Não é uma discussão ... o discernimento é a oração, a constante renúncia à minha própria vontade e pensamentos, trabalhando como se tudo dependesse inteiramente de mim, mas deixando tudo livre ".

A seguir estão algumas das lições que aprendi nos últimos anos e que acho que valem a pena compartilhar com vocês bons leitores.

Não é sobre agonia


Não há necessidade de agonizar. Se o cargo x irá ajudá-lo financeiramente, te deixar feliz e se o trabalho y fizer o mesmo, mas estiver meia hora à mais de trabalho, se ambas as opções, quaisquer que sejam, apontam para o bem, então simplesmente tome uma decisão. 

Muitas vezes ficamos paralisados ​​em discernir a vontade de Deus para nós. Ele quer isso? Ele quer isso? E isso é uma atração que o diabo usa: o diabo nos deixa tão preocupados em cometer um erro e, pior, as conseqüências de cometer um erro , que ele nos impede de fazer qualquer coisa e, portanto, nunca realmente vivemos! Deus sabe que vamos cometer erros, ok? Nós é que nos achamos fantásticos demais e não somos. Ele projetou as coisas dessa maneira! A atitude para lutar é a humildade porque, indubitavelmente, depois de algum discernimento, podemos estar errados e isso é na verdade o esperado, não há nenhuma novidade nisso.

“Nosso Deus nos chama à perfeição (Mateus 5:48) ... mas Ele não é um perfeccionista. "

Se for a Sua vontade, Ele fará acontecer. E pronto, não se atormente, você não é assim tão poderoso para barrar a vontade de Deus com seus erros, ok? 

Da mesma forma, se não tivermos certeza se algo é a vontade de Deus, descobriremos em breve, porque, se estiver fora dela, simplesmente não dará certo. Nós vamos falhar. Mas se é a vontade de Deus, Ele nos dará o que precisamos para realizar / fazer / ir adiante. 

Nós não podemos fazer isso sozinhos


Ao nos afastarmos do mundo enquanto estamos fervorosamente discernindo, corremos o risco da auto-suficiência, essa falsa miragem novamente plantada pelo diabo que nos diz que podemos fazer tudo sozinhos. Também corremos o maior risco de internalizar algo que não é verdade ou certo. Por exemplo acreditar que quanto mais rezamos pior ficamos, ou que Deus é muito duro conosco, ou que nossa vida é só sofrimento, ou seja lá qual asneiras possam morar em nossa mente e coração. É por isso que ter um diretor espiritual ou um amigo de confiança é tão necessário e falar somente com eles sobre o seu coração e pensamentos. Além disso, Pe. Jacques Philippe escreve, que buscando a direção espiritual "mostramos um desejo sincero de ver claramente a fim de fazer a vontade Deus"

Às vezes a pressão vem de nós mesmos


O discernimento nem sempre aliviará o fardo de não saber tudo. Nossa necessidade obsessiva de ter controle tem que ser remediada na total entrega e abandono nas mãos de Deus. Isso é difícil. E essa é outra razão pela qual não devemos nos isolar. Na verdade, muitas vezes exigimos mais de nós mesmos do que o que Deus está pedindo. Jacques Philippe escreve: "Pode acontecer que façamos esforços sobre-humanos para melhorar em um ponto, enquanto Deus nos pede outra coisa".

Acredite, nós devemos nos esforçar para sermos melhores, mas se isso nos cansa à ponto do desânimo completo, da falta de confiança em Deus e em sua Misericórdia - que nos resgata do pecado e das dificuldades, nos TIRA dali - tem alguma coisa muito errada. 

Repetição é a chave


Uma maneira de reconhecer a vontade do Senhor para nós é através da repetição. Não devemos agir rapidamente ou com pressa. Se algo tem estado em seu coração por um tempo, essa persistência é provavelmente do Espírito Santo, porque o diabo age de maneiras abruptas, repentinas e inconstantes. Pe. Michael Gaitley escreve como devemos dar tempo e nunca ter pressa. Isto é especialmente verdade para nós, mulheres, porque muitas vezes, nossas emoções nos impulsionam para frente como um foguete enlouquecido e depois vemos que na verdade estávamos erradas ou ainda nos aprisionamos em medos sem fim que também nos mostram que estávamos erradas. 

Evitando o exterior


Pe. Rupnik ecoa Santo Inácio de Loyola e escreve: "Evite as idéias de fora". Isso significa, Deus nos fala diretamente em nossos corações. Ele mora dentro de nós, por mais que muitos queiram por medo se esquecer disso, essa é a verdade que nossa fé atesta, Deus não está fora está dentro. Nós somos um tabernáculo vivo, certo? Portanto, um exemplo simples disso é: como podemos saber se estamos cultivando a paz, ou quais frutos existem em nós, ou se devemos prosseguir em determinado empreendimento ou relação se somos constantemente atingidos por imagens diárias do Instagram? Como saber o que está dentro e escutar se estamos sendo bombardeados pelo que vêm de fora?

O sussurro e o rugido 


O Espírito Santo frequentemente sussurra para nós enquanto o diabo ruge. É por isso que promover momentos de silêncio, reflexão e contemplação são cruciais . Mas levando isso um passo adiante, qualquer coisa que pensamos ou sentimos que soa objetificante ou moralista, geralmente não são do Espírito Santo. O Espírito Santo nunca diz "você deve fazer isto" ou "agir agora", etc, porque Ele respeita o nosso livre arbítrio, por isso costuma ser persistente e não imperioso, uma brisa não uma ventania, uma flauta não um tambor. Além disso, a paz só pode vir do Espírito Santo, tudo que te inquieta, que não te tráz paz interior não vem de Deus. Paz e bons frutos são possivelmente os maiores indicadores de que estamos caminhando na vontade de Deus, do resto "nada te perturbe, nada te atormente, tudo passa, só Deus basta".

Felicidade


E além do dito acima, a felicidade é outro grande indicador quando se trata de discernir a vontade de Deus para nós. Muitos de nós temem que, se "discernirmos", descobriremos que seremos missionários na África por dez anos, que estamos destinados a ser celibatários, ou que devemos ser freiras ou padres. E ei, essas são todas coisas bonitas e boas! Mas tem os que temem descobrir o motivo para o qual foram moldados e receberam o sopro de vida. Mas discernir nunca te trará infelicidade, decidir confiante em fazer o melhor nunca de deixará infeliz. Deus quer que sejamos felizes. Felizes em seus caminhos não nas veredas do mundo. Então pergunte a si mesmo: você está feliz? 

A coisa mais difícil


Josef Pieper ecoa São Tomás de Aquino dizendo que quando nos concentramos demais no "trabalho duro", isso nos tira a atenção da bondade. Pieper escreve: "A essência da virtude está no bem e não no difícil". Simplificando: Deus não nos pede para fazer sempre a coisa mais difícil. Este é outro excelente exemplo de como o diabo contorce nossa imagem de Deus; é exatamente o tipo de coisa que ele sugere para aumentar a frustração e nos desencorajar. Por isso é muito importante a opinião do diretor espiritual e, somente dele, no que se refere a assuntos da espiritualidade ou grandes decisões. Primeiro porque você pode estar a acalentar pensamentos errados e exigentes em demasia, o que pode ser soberba e vaidade fantasiada de piedade, segundo - com ensina Padre Irala em seu livro Controle Cerebral e Emocional - para expor uma dúvida que está te atormentando seja na vida ou na espiritualidade e para te dar bons conselhos e direções, além da confissão.

Portanto, não busque outras pessoas que podem só te fazer ficar ainda mais confuso. Também não dê tanta voz aos seus problemas interiores, algumas almas costumas ficar atrás de suas emoções e mazelas como cachorros atrás do próprio rabo, alguém que está tão confuso não conseguirá acolher a direção, nem mesmo do melhor diretor, tente se acalmar e não sobrenaturalizar tudo que te acontece, ok? Digo isso porque existem algumas pessoas que parecem que desenvolveram uma mania de perseguição espiritual, acham que estão sempre sendo atormentadas por satanás. Ele nos espreita? Sim. Mas a maior parte dos nossos problemas são descontroles humanos mesmo e falta de formação interior para aguentar os trancos da vida. E satanás acaba levando o crédito e nem fez nenhum esforço.

Lembre-se as duas formas que ele usa para zombar de nós é nos fazer acreditar que ele não existe ou que ele é muito poderoso. E devemos lembrar, ele existe mas é um anjo caído, Deus é infinitamente maior e mais poderoso. Nós temos o Céu inteiro conosco, não há o que temer. Devemos, portanto, corrigir esses descontroles humanos, a falta de formação interior e confiar na graça de Deus que não falta a quem o escolhe de verdade. 

Assim, Deus não pretende transformar nossas vidas em teias complicadas e loucas, mas Ele nos enviou Seu filho para nos conquistar, resgatar. Obviamente, a vida é dura, nós é que somos moles e queríamos que Deus aliviasse a nossa barra, essa é a grande verdade. Mas praticando essas coisinhas simples e lembrando-nos da infinita misericórdia de Deus, que nos TIRA do pecado após o arrependimento sincero e sincera intenção de segui-lo, acho que ficaremos bem.

Salve Maria Puríssima!

Texto inspirado em:  FOR THE DISCERNING HEART by The Young Catholic Woman



You May Also Like

1 comments

  1. Tudo o que importa na vida, depende do discernimento. Nunca tive. Só me estrepei. O que me salvou foi a misericórdia de Deus e no fato dele tirar do mal, um bem maior. tenho um desejo em meu coração que parece tão absurdamente impossível, mas que no entanto, me cala fundo no coração e discernir sobre tal situação, em decorrência da minha falta de 'prática", tem-me deixado mais aflito do que deveria, segundo seu brilhante texto. Reze por mim. Já vivi muito na tempestade. Preciso de um pouco de brisa. Brisa do ESPÍRITO SANTO. Agradeço à Deus pela sua existência. Paz e bem.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.