A RESSURREIÇÃO DAS NOSSAS CRUCIFICAÇÕES PESSOAIS

by - maio 28, 2018




viver bem na alegria e dor

canal salus in caritate



Às vezes pode parecer que não há ressurreição das nossas crucificações pessoais. Ao entrarmos bravamente em uma vida com Cristo, o sofrimento, a dor e a humilhação são esperados. Aceitamos o desafio - embora nem sempre a princípio - sabemos que essas estações da vida nos levarão a uma união mais próxima com o Coração de Nosso Senhor. Mas então a estação pode se transformar em um estado perpétuo e se torna muito fácil aceitar o peso da nossa cruz como uma medida de quem somos. Passamos a acreditar que somos o nosso sofrimento, angústia, dúvidas, anseios, incertezas, medos. 

Mas a vida de Jesus não terminou na cruz. Ele não nos convida para a morte, mas para a vida! Depois da cruz vêm a ressurreição. E a vida de um cristão é exatamente isso: de cruz em cruz, de conversão em conversão, de ressurreição em ressurreição. Por isso celebramos a Paixão, Morte e Páscoa do Nosso Senhor Jesus, anualmente, pois a vivemos diariamente. Por esse motivo meditamos os Mistérios do Nascimento, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus aos olhos da Santa Virgem no Santo Rosário, pois fazemos também parte da História Sagrada. Somos herdeiros do Pai e Co-herdeiros de Cristo. 

Os salmos nos desafiam vez após vez a cantar uma nova canção! Nossa música é de alegria! Jesus sopra em nós alegria crônica, não tristeza! Sim, nosso Deus abraçou o sofrimento da cruz para que pudesse estar conosco e que sigamos unidos a Ele cada vez mais intimamente em nossa angústia humana. Ele nos mostrou o poder e a imensidão de Seu grande amor através desse sofrimento. No entanto, muitas vezes ficamos neste lugar de tristeza; nós nos convencemos de que foi para isso que o Senhor nos chamou. Nosso Deus não descansou em mágoa. Nosso Deus transfigura a frustração e a raiva para amar e se deleitar.

Nós temos uma idéia muito errada sobre alegria e sofrimento. Acreditamos que alegria é euforia e que sofrimento é castigo. Não vemos que nossa situação humana nos condiciona a uma alegria na augústia, uma alegria que supera os medos, uma alegria firme, um alegria forte. Que pouco têm com pulos e gritos. É um estado interior daquele que sabe estar no lugar certo, fazendo a coisa certa, com a pessoa certa. Mesmo que isso signifique estar em uma situação que aparentemente não mostra nenhum sinal de alegria. 

Aceitamos o sofrimento, mas os nossos corações estão ardendo de alegria, quer saibamos disso ou não. Deus está esperando dentro de nossas almas para incendiar nossas vidas não com dor e tristeza perpétuas, mas com luz e vida!

Justificamos, em demasia, a nossa miséria, o que nos impede de ver que cada fibra do nosso ser anseia por liberdade. Deus espera um convite para nos libertar. Nos libertar da forma errada de vivermos as diversas situações da vida, nos libertar para nos unirmos a Ele com coração alegre mesmo em situações difíceis.

Todos os dias somos convidados a mudar o tom da música que entoamos, a cantar a alegria e o louvor ao nosso Senhor e Salvador, com nossas atitudes, gestos, sorriso e olhar. Nós sabemos que nunca nos foi prometido que a dor irá embora pra sempre ou que nosso sofrimento não retornará. O que nos é prometido é que: no cotidiano, na glória de cada dia, podemos continuamente retornar à imensa alegria do nosso Criador. "Eis, que estarei contigo todos os dias".

O sofrimento e a dor não são o nosso lugar, mas uma oportunidade de transfiguração e purificação, de conversão. Você foi feito para ALEGRIA que excede todo entendimento. 

Paz e Bem!
Ana

Texto inspirado em YOU WERE MADE FOR JOY escrito por Alex Wilkinson para o THE YOUNG CATHOLIC WOMAN. 

You May Also Like

2 comments

  1. Belíssimo texto! Realmente, em muitos momentos me pego pensando sobre os sacrifícios que fazemos buscando amar Cristo verdadeiramente, e acabo fazendo a pergunta errada: será que terei que sofrer sempre?. É extremamente importante abraçarmos nossas cruzes com muito amor, mas também é necessário visualizar a ressurreição que virá no final desses sofrimentos, se não perdemos o rumo em nossa caminhada pela santidade.
    Seu blog é realmente inspirador! Agradeço de coração por todos os ensinamentos que você tem transmitido. Que a Virgem Maria te auxilie nessa missão, querida. Beijinhos, Gabi.
    https://petalasdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Deus realmente está conosco todos os dias, ouvindo nossas orações. Novamente este blog me traz uma resposta de Deus em minhas angústias. Obrigada meu Senhor! Sigo em orações e apresentando você à nossa Ssma. Mãe, pois tem me inspirado sempre mais. Deus abençõe!

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.