CRONOGRAMA DE FORMAÇÃO DETALHADO PARA A TOTAL CONSAGRAÇÃO A Ss. VIRGEM| PARA 02 DE FEVEREIRO 2018

by - novembro 19, 2017

Salve Maria Puríssima!

Visando facilitar a formação e preparo para a Total Consagração a Santíssima Virgem, para você que quer se consagrar ou renovar sua consagração no dia 02 de fevereiro, dia de Nossa Senhora da Luz (é um dia muito especial para o Salus, pois, é o dia em que abrimos o canal do youtube à 3 anos!) realizamos um passo a passo para a Total Consagração!

Se você não sabe o que é a Total Consagração a Santíssima Virgem clique aqui.
Para saber quem pode e quem não pode se consagrar clique aqui.

Atenção: QUEM NÃO PODE SE CONSAGRAR: amasiados, pessoas em namoros imorais, homossexuais que não rejeitaram suas más inclinações,  pessoas com vida sexual desregrada, pessoas que não estão em estado de graça (ou seja estão vivendo vidas que não permitem a comunhão), aqueles que defendem o aborto, o comunismo, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos, que frequentam a maçonaria, espiritismo, candomblé ou qualquer outra seita. Ou seja, qualquer pessoa que esteja em pecado mortal.

O que é pecado mortal? O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.


1- Cronograma de Estudo do Tratado da Verdadeira Devoção


a) O cronograma é embasado em duas horas semanais de dedicação, 

b) Para realizá-lo é preciso ter em mãos o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem (aqui),

c) Para cada capítulo você encontrará uma áudio-aula e um texto de apoio, que não devem ser negligenciados, visto que estudar o Tratado é de fundamental importância para o entendimento do que é a Consagração,

d) Além dos textos de apoio e áudio-aulas também terá acesso a uma Apostila sobre a A Grande Batalha e sobre a Hierarquia Celeste no contexto da Total Consagração, ambos inclusos no cronograma de estudos. 


2- Cronograma de Exercícios Espirituais Preparatórios


a) Para se consagrar é preciso fazer 30 dias de Exercícios Espirituais, para isso você deverá usar as orações orientadas por São Luís de Montfort no fim do Tratado.

b) Para melhor vivência desse período, você deverá escutar os áudios de pontos de reflexão para cada dia, tornando assim esse tempo mais fecundo e profundo.

Então, segue o seu cronograma e que você tenha uma determinada determinação de não retroceder:


Para melhor aproveitamento leia o capítulo do dia e depois as áudio-aulas ou texto (você pode optar por um ou outro meio de aprofundamento, como for melhor). Você pode realizar esse aprofundamento durante a semana, mas aconselho não deixar muito tempo entre a leitura do capítulo e o aprofundamento, pois nossa memória é sempre muito fraca e nossa carne também, de modo que você pode afrouxar a formação.

História de Nossa Senhora da Luz

Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação).

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeãopara cumprir o seu dever. Este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes proferido a Profecia de Simeão: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo» (Lucas 2:29-33).

Com base na festa da apresentação de Jesus/purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram, geralmente, celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato.




Cronograma de Formação
(clique em cima de "aula" e "texto" para ter acesso ao material)

03 de dezembro - A Grande Batalha (aula e texto) e Hierarquia Celeste e a Total Consagração (texto)
09 de dezembro - Cap 1 (aula e texto)
10 de dezembro - Cap 2 (aula e texto)
16 de dezembro - Cap 3 (aula e texto)
17 de dezembro- Cap 4 (aula e texto)
23 de dezembro - Cap 5 (aula e texto
24 de dezembro -  Cap 6 (aula e texto)
30 de dezembro - Cap 7 (aula e texto)
31 de dezembro- Cap 8 (aula e texto)


Para aprofundar ainda mais sua formação você poderá encontrar bons materiais aqui.


Exercícios Espirituais Preparatórios
02 de janeiro à 02 de fevereiro


12 Dias Preliminares
(clique em cima do tema de cada dia para ter acesso ao material)


Primeira Semana


Segunda Semana


Terceira Semana



02 de Fevereiro
Nossa Senhora da Luz
Consagração

Dúvidas mais frequentes



Preciso receber um sinal sobre qual título Nossa Senhora deseja que me consagre?
Nossa Senhora é a mesma, seja qual título esteja sendo celebrado naquela data mariana, esta consagração é uma entrega Total a Virgem Maria, escolhemos uma data mariana para melhor honrá-la entregando tudo a Ela naquele dia que a Igreja lhe dedica honra.
Portanto, não é preciso aguardar um sinal, tendo a Igreja manifestado os dias de festividade marianas e a mesma ensinando que todas honram a Virgem Mãe de Deus. 


Preciso de um padre no dia da consagração?
Não, esta consagração é uma consagração pessoal, bastando a recitação da fórmula da consagração (que esta no fim do Tratado) diante de uma imagem da Santa Virgem após ter confessado e comungado, ou seja, estando em estado de graça.
No entanto, é muito bom para a propagação da consagração que se faça a mesma recitação após a comunhão, como ação de graças, durante o rito da Santa Missa, com a presença do padre, se ele assim permitir.


Como devo me vestir no dia da consagração?
Com modéstia, não somente no dia da consagração mas em todos os dias, mesmo não sendo consagrado, pois é uma virtude cristã. Portanto, as moças, meninas e mulheres devem se atentar a se parecer ao máximo com a Santa Virgem, preferindo o uso de saias e véu (o último não é obrigatório), sem decotes, transparências, roupas justas. Os homens, meninos e rapazes de forma honrada e modesta. Basicamente, devem se vestir com simplicidade, no entanto, com modéstia e pudor que um filho e filha de Deus devem se portar. 


A Espiritualidade do consagrado é diferente?
Resposta aqui.


Não posso mais rezar pelas pessoas?
Resposta aqui.


Não posso mais rezar diretamente a Jesus?
Resposta aqui.


O que eu entrego afinal para a Santa Virgem?
Resposta aqui.


Caso tenha outras dúvidas pode encontrar respostas aqui.

Se não encontrar respostas poderá me enviar sua pergunta nos comentários, por e-mail ou em nossa página no facebook aqui.


Não deixe de se consagrar!


Se quiser saber sobre a minha experiência com a Consagração clique aqui e aqui.


Paz e Bem!

You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.