SÉRIES E FILMES PARA A SUA FORMAÇÃO HUMANA

by - junho 09, 2018


Por pessoas melhores



Como muitos me pedem indicações de filmes, achei que seria edificante fazer essa lista de filmes que considero bons, pois levam a reflexão e ao entendimento das realidades humanas, da história humana e do legado que temos como herança. 

Como são filmes e séries farei uma listagem por assunto na ordem que considero mais didática, pois não consigo fazer nada sem pensar como um plano de aula, me perdoem é mais forte do que eu.

Sugiro que siga a sequência, mesmo que já tenha assistido é bem possível que veja tudo de outra forma, mais clara acredito. Independente dos gostos, acredito que homens e mulheres se beneficiarão de cada sugestão. 

Pois bem! Segue as categorias e as devidas considerações:

História

The Normans



Uma série da BBC, aborda a conquista dos normandos no norte da França, depois sua ascensão na Era Medieval por diversos territórios até as Cruzadas. Muito da história da Igreja pode ser atualizado assistindo essa série e ainda muito sobre os povos dos países por eles governados. 
Possui 3 episódios disponíveis no youtube.

Brasil



Uma produção independente e muito minuciosa. Tem a intenção de esclarecer a história do Brasil fazendo, para tanto, uma heróica seleção dos fatos que nos trouxeram até aqui. Faz uma ótima atualização dos dados apontados no documentário The Normans e as origens do Brasil. 

Guerra

Acredito que seja interessante e muito lucrativo observar o ocorrido durante a guerra, me parece que todos gostam muito de falar em batalhas mas se esquecem do que realmente acontece numa guerra, ainda mais aquelas em que os valores humanos estão alterados ou inexistentes.

Com esse pensamento, me causa certo interesse analisar os personagens das guerras, principalmente os do lado ruim, digamos assim, afinal existem pessoas dos dois lados e sempre me vejo a pensar  o que leva uma multidão de pessoas a alienação. Nisso sempre me vejo assistindo filmes sobre o fato, principalmente aqueles que mostram as pessoas baseados em relatos de quem convivia com elas. 

Os Romanov


O filme trata como o nome diz sobre os últimos monarcas russos, tudo acontece antes da guerra mas é um dos gatilhos para os acontecimentos futuros. O filme tem a intenção de retratar os últimos momentos dos monarcas, as crises na Rússia, as ações do tczar e as ações de Lênin e do comunismo, que estava já em guerra contra os alemães. 

É importante notar a ascensão das ideologias, suas ações sociais e o relato que agora o próprio povo russo tem de suas escolhas.

Papa x Hitler



Muito esclarecedor, principalmente aos católicos que acreditam que a quietude do Vaticano significa não fazer nada. Contextualiza a Igreja no cenário de uma guerra, a mesma Igreja da Era Medieval e o mesmo Deus, no entanto, agindo com as ferramentas modernas. 

Documentário disponível no youtube.

A Queda: as últimas horas de Hitler


É sempre útil analisar os filmes sobre os olhos humanos, com questões morais envolvidas para então notar a grande alteração que pode ser desencadeada de uma mudança cultural em uma nação. 

O último ano de Hitler


Um documentário que nos oferece uma visão ampla da situação, o que facilita a visão geral da história da humanidade durante essa época.

O Julgamento de Nuremberg




Relata um dos maiores acontecimentos da Civilização Ocidental: o julgamento dos chefes do nazismo pelas nações aliadas vencedoras. Interessante notar as questões morais envolvidas, as crenças dos alemães, as análises do psicólogo, enfim todo o filme leva a uma forte análise moral, num resgate ao que é próprio do ser humano: a consciência.

Capangas do Nazismo: Hermann Goering



Como disse, tento sempre focar nos seres que compõem grandes cenas, mesmo os mais detestáveis. Para tanto os documentários sobre Hermann Goering (à esquerda) nos oferece uma pincelada dessa personalidade que até o último momento possuiu uma atitude interessante.

Segredos do Terceiro Reich - O Enigmático Rudolf Hess

 Interessante por outros motivos também o é Rudolf Hess (à direita).

Observar as alterações comportamentais e mentais provocadas por uma doutrinação na mente de todos os participantes do Terceiro Reich é assombroso mas também educador.



Tem a intenção de contextualizar cada pessoa politicamente, para que cada um tenha uma consciência de cada ato e ação oriunda de suas escolhas politicas e ainda da relação indivíduo e estado.

A menina que roubava livros


A história é feita pelas personalidades, assim também é do legado da humanidade os roteiros comuns da vida, é didático e enobrecedor olhar a guerra e suas repercussões nas vidas daqueles que "não estavam a fazer guerra", mas lutavam de outras formas. Para isso os documentários não são úteis, é preciso o enredo do drama.
Assim esse filme nos leva a contemplação da vida humana e dos desígnios de Deus.

O menino do pijama listrado


Voltando o olhar para a inocência presente nos piores momentos da história.

A chave de Sarah


Com certeza o filme que me deixou de ressaca durante uns dias e até hoje quando penso logo me vem uma emoção não definida. É fundamental olhar a pessoalidade aqui e o ato de viver retratado, observando o que se tem e o que não se tem, numa união sutil entre atributos humanos importantes no passado e alterados no presente.

Pessoalidade

Tudo nos leva a reafirmar o valor do ser humano, o que nos leva novamente desejar utilizar os enredos de romance para mostrar o caminhar da humanidade nesse sentido. Vale notar a pessoa do homem e da mulher, suas atitudes, decisões e as mudanças das mesmas ou permanecia das mesmas com o passar das décadas.

O herói de família


Devo dizer somente que: assista

Quando chama o coração


Realmente nenhuma feminista estudou a história da mulher direito.

Sarah


Encantador é pouco pra essa série! São três episódios, o primeiro é Plain and Tall, com os mesmos atores pelos anos (!), ou seja, é uma série das mesmas vidas contextualizadas em certa época da  história da América. 

O amor permanece na alegria


Pois é, você lembra daquele filme O amor vem devagar? Pois... tem continuação, longa inclusive, esse é sobre a filha da protagonista do filme citado. Todos da série são ótimos, com muitos valores, mas esse nos retrata o homem e a mulher, suas reações diante da mesma situação e a importância dos valores em tempos dificeis.

Belle



Bom é pouco! Com dramas bem recentes nos leva a observar com outros olhos a aristocracia, ainda mais depois da aula sobre a Evolução do Estado.

Além da Sala de Aula



Retrata a mulher e a perspectiva feminina na atualidade, sem exageros ideológicos, mas fidelidade a vocação da mulher. Esse filme unido a Chave de Sarah pode nos dar grandes visões da atualidade. 

Acredito que possa tirar bons aprendizados dos filmes citados nas perspectivas apontadas e muitas outras.

Paz e Bem!

Se inscreva no nosso canal no Youtube! Veja alguns dos materiais de formação por lá:



You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.