PADRÕES DE RELACIONAMENTO E AUTO CONHECIMENTO

by - julho 06, 2017


Este é um fragmento de uma aula on line do Curso Darash de 2016.

Os padrões de relacionamento tem sido um tema muito abordado e vasculhado pela psicologia.

Os relacionamentos são a única forma de mostrar quem somos e também de nos mostrar a nós mesmos quem não somos, além de evidenciar nossos defeitos e falhas.



É interessante como podemos aprender com as pessoas "ruins" que passam por nós ou mesmo com os temperamentos dificeis que nos cercam.

No entanto, além disso, podemos adquirir padrões de repetição e nos relacionarmos sempre com o mesmo tipo de gente, o que não é deveras saudável e normalmente significa alguma coisa.

Portanto, existem algumas formas de identificar os padrões que nos cercam e a luz da observação retirar deles a lição que nos favorece no auto conhecimento.



Após entender a oportunidade de aprendizado que nos é dada ao encontrar alguém "detestável" pelo caminho, podemos notar alguns pontos:

Abuso verbal

Cada vez mais frequente, o abuso verbal é a arma mais usada por aqueles que precisam se impor ou ainda humilhar o outro para enfim se sentir alguém. Existe a forma conhecida que se expressa por insultos ou aspereza, mas também existe a forma velada que somente tem a intenção de humilhar pela ironia ou pela exaltação de si mesmo, a jactância é uma forma bem velada de abuso verbal, pois tem a intenção de humilhar pela expressão do conhecimento ou ainda pela repetição de algo já sabido diversas vezes num impulso desenfreado de mostrar conhecimento/militância ou algo que seja visível.

Análise dos Padrões

Acima você encontrará um exercício para analisar padrões de comportamento e ainda mais informações sobre o tema.

Paz e Bem!
Ana Paula Barros

You May Also Like

1 comentários

  1. muito bom gostei, achei parecido com o que fizeram cmg na infância e infelizmente as vezes eu ponho em prática.

    ResponderExcluir

FOLLOW ME @INSTAGRAM