LEIGOS TAMBÉM DEVEM FAZER EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

by - maio 16, 2017

Olá,
Paz e Bem!

Você provavelmente já ouviu muito sobre "vida de oração", "necessidade da oração", sobre "devemos meditar a Palavra de Deus" e tudo isso é super verdade e muda totalmente a rotina e a intimidade com Deus.

Mas também é verdade que na prática nem tudo corre como idealizamos, muitas vezes não sabemos como fazer a vida de oração "ir pra frente". E o velho conselho "deixa rolar" de alguns, se mostra inútil e superficial.

Aí você se depara com  termos como "exercícios espirituais", o que lhe parece bem conveniente e adequado, pois afinal o que precisamos é exercitar a alma, não é mesmo?

Salus in Caritate no youtube!  Se inscreva no nosso canal aqui


Todos devem fazer exercícios espirituais!

Mas nessa altura existe a questão da diversidade de exercícios e ainda a diferença de cada alma. 

Para te dar uma ajudinha segue uns pontinhos importantes:

1. Exercício é o que o nome mesmo diz, é preciso existir um esforço, uma determinação em abrir espaço no dia e no coração para Deus, exige horário definido e frequência estabelecida.

2. basicamente os exercícios se resumem a leitura da Sagrada Escritura, leituras espirituais, meditação da vida do Senhor (principalmente, Sua Santa Paixão) prática de rotinas de oração baseado num programa de exercícios espirituais (aqui temos os exercícios feitos por alguns santos), desprendimento de alguma atitude ou hábito.

 Leituras Espirituais em áudio para a meditação:

a) São João da Cruz: um dos maiores doutores e místicos da Igreja, escreveu textos fortíssimos que com certeza não podem faltar nessa lista, pois são fundamentais para regar a espiritualidade no dia a dia e nas pequenas coisas. Você encontra o ciclo de leituras clicando aqui. 

b) A Santa Virgem e os Mistérios da Vida de Jesus: tema que nutriu o coração de todos os santos e que não pode faltar no nosso clico de leituras espirituais, você encontra um áudio que te fará se aprofundar nos mistérios da vida do Senhor e da Santa Virgem, clicando aqui.

3. O exercício exige sempre um desprendimento de algo, nunca é somente a recitação de alguma oração. Exige a mudança, uma resposta na vida cotidiana, uma mudança de postura e um desprendimento de si mesmo rumo ao crescimento em virtudes.

4. Alguns santos deixaram roteiros de Exercícios Espirituais, que é a união de todos os tipos citados em forma de roteiro, tornando o caminho mais acessível e a realização mais prática. Abaixo segue os Exercícios que podem te ajudar:

a) Exercícios Espirituais de Santa Gertrudes de Helfta: uma santa bem peculiar, ela viveu no mosteiro desde os 5 anos de idade, foi bem simples no mosteiro, não desempenhou nenhum cargo importante além de ser segunda cantora no coral do mosteiro, queria viver a perfeição da vida cristã - o que se reflete em seus exercícios - estudava teologia e escreveu alguns manuscritos. Quando era jovem, por volta dos 25 anos, estava a se sentir muito sozinha no mosteiro cisterciense e viu um moço muito bonito que lhe disse "Não temas, te salvarei, te livrarei... Volve-te a mim e eu te embriagarei com a torrente de meu divino regalo". - era Jesus, que se revelou à Ela como um adolescente. Depois teve muitas outras revelações e por isso é declarada pela Santa Igreja como uma santa mística. Ela praticou alguns exercícios e os escreveu, no material abaixo você encontra alguns deles, que podem lhe ajudar muito na vida cotidiana e na prática da oração, Santa Gertrudes é muito maternal, nos leva pela mão e por isso é o primeiro roteiro que indico. 

Roteiro de 7 dias, clique aqui.


b) Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola: dentre todos este é provavelmente o roteiro mais conhecido, o santo missionário faz um trajeto paternal dos exercícios, comparado ao anterior é mais "aberto" e é baseado em muitos colóquios espontâneos. É muito indicado para períodos mais profundos de conversão e também para almas mais habituadas a prática de exercícios, pois o santo usa muito "os olhos da imaginação" - claramente para impedir que essa saia a pensar em mil coisas fora do que é solicitado - e talvez essa seja uma dificuldade para algumas almas, mas se fizer por um tempo o roteiro anterior poderão realizar este com lucro.

Roteiro de 20 dias, clique aqui


Espero que tenha sido útil,
Espalhe por aí, para que os membros da Igreja parem de beber em outras fontes o que temos abundantemente na Igreja.

Paz e Bem!
Ana
Salus in Caritate no youtube!  Se inscreva no nosso canal aqui



You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM