O QUE É A MATERNIDADE SACERDOTAL?

by - março 27, 2017

Olá, Paz e Bem! 

 Recentemente encontrei uma orientação, em forma de livreto, da Congregatio pro Clericis, chama-se Adoração Eucarística pela Santificação dos Sacerdotes e Maternidade Espiritual.

Trata-se de um texto em que a Congregação para o Clero estimula a Adoração Eucarística nas Paroquias e uma ação, dos leigos, consagrados e religiosos, "como que em maternidade sacerdotal." É um chamado.



Além disso o texto explica vários aspectos, a Eucaristia tem total relação com a vocação sacerdotal e vice e versa. A Eucaristia não se faz presente sem um padre e o padre não existiria se não fosse a Eucaristia. Uma interessante e maravilhosa relação. Por isso, não causa espanto ser a Adoração ao Santíssimo Sacramento a melhor via de santificação do clero. 

Mas, não para por ai, o texto também chama-nos a Maternidade Sacerdotal, todas as moças, jovens, casadas, celibatárias, religiosas, viúvas. Chama todas! 

Isso causa, um pouco de espanto, já que a maternidade sacerdotal tem ficado sob a "tutela" das religiosas diante dos olhos dos leigos. 

No entanto, na prática, você já deve ter escutado seu pároco, o vigário, todo padre e o Papa dizendo "orem por mim!".

 Assim, temos sim, nós mulheres (a exemplo de Maria que é Mãe) e a Igreja (que é formada por cada um de nós e a é Mãe) a vocação da Maternidade Sacerdotal. 

Mas o que é e como exercer a Maternidade Sacerdotal? Existem exemplos de mulheres leigas, casadas ou celibatas chamadas a essa vocação? 

Assista aqui:


Textos completares citados, história de cada venerável leiga que abraçou esse chamado:

Doemos nossos filhos - aqui
Pelos que amam e pelos que não amam - aqui
Padres Santos - aqui
Venerável Conchita do México - aqui
Dá-nos padres - aqui

Espero que possa se unir a nós!
Por mais padres, bons e santos.

Paz e Bem,
Ana Paula Barros

"Enchi-me de zelo pela minha Mãe Imaculada e Ela me livrou de todas as tribulações."
Salve Maria Imaculada

You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM