10 AFIRMAÇÕES SOBRE TEOLOGIA DO CORPO

by - junho 20, 2017

A Teologia do Corpo é uma compilação de 129 palestras que São João Paulo II deu em suas audiências de 1979 a 1984. Elas são um tesouro de profundidade teológica sobre o significado de ser homem e mulher e a relação de ambos com Deus. Aqui estão 10 citações surpreendentes:

1. Os homens e as mulheres carregam a imagem divina.
O homem, a quem Deus criou macho e fêmea, carregam a imagem divina impressa no seu corpo "desde o início." O homem e a mulher constituem dois modos diferentes de "ser um corpo" na unidade do que é a imagem humana (mais sobre aqui, aqui). 
02 de janeiro de 1980




2. O homem e a mulher foram feitos um para o outro.
O homem sozinho não realiza totalmente esta essência [de ser uma pessoa]. Ele percebe que só pode existir "com alguém" - e ainda mais profunda e completamente - por existir "para alguém"... A comunhão de pessoas significa existir num recíproco "para", numa relação de recíproco dom.
09 de janeiro de 1980

3. Nossos corpos nos permitem tornar-se um dom para os outros no amor.
O corpo humano inclui desde o início ... a capacidade de exprimir o amor, aquele amor no qual a pessoa se torna um dom - e por meio deste dom - realiza o significado do seu ser.
16 de janeiro de 1980

4. O corpo revela o mistério do amor de Deus para os seres humanos.
O corpo, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Ele foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério escondido desde tempos imemoriais em Deus [o amor de Deus pelo homem], e, assim, a ser um sinal disso.
20 de fevereiro de 1980

5. O casamento é a revelação mais antiga do Plano de Deus.
O casamento é a "revelação mais antiga (manifestação) do plano [de Deus] no mundo criado, com a revelação definitiva e manifestação - a revelação de que Cristo amou a Igreja e se entregou por ela", conferindo a seu amor redentor um caráter esponsal e significativo.
08 de setembro de 1982

6. O casamento é a união de uma só carne.
Casamento ... é o Sacramento no qual o homem e a mulher, chamados a tornar-se "uma só carne", participam de seu amor criador de Deus. Eles participam nele tanto pelo fato de que, criado à imagem de Deus, eles são chamados por causa desta imagem para uma união particular (communio personarum), e porque esta mesma união tem desde o início a bênção da fecundidade .
15 de dezembro de 1982

7. Como Cristo ama a Igreja
O marido é, acima de tudo, aquele que ama e a esposa, por outro lado, é ela quem é amada. Pode-se até arriscar a ideia de que a submissão da esposa ao marido, entendida no contexto de toda a passagem de Efésios, significa acima de tudo a "experiência do amor." Isto é tanto mais que esta submissão está relacionada com a imagem da apresentação da Igreja à Cristo, o que certamente consiste em experimentar o seu amor.
 01 de setembro de 1982

8. A vocação do matrimônio exige uma compreensão da Teologia do Corpo.
Aqueles que buscam a realização de sua própria vocação humana e cristã no matrimônio são chamados, em primeiro lugar, para fazer esta teologia do corpo, cujo início encontramos nos primeiros capítulos do Gênesis, o conteúdo da sua vida e do comportamento. Como é indispensável um conhecimento profundo do significado do corpo, na sua masculinidade e feminilidade, ao longo do caminho desta vocação! A consciência precisa do significado esponsal do corpo, do seu significado de geração, é necessário.
02 de abril de 1980

9. A sexualidade humana é um dom de si no casamento e procriação.
O ato conjugal ..., "ao mesmo tempo" une marido e mulher na intimidade mais estreita "e em conjunto os torna capaz de gerar uma nova vida." Para que tanto um quanto o outro cresçam "através da estrutura fundamental." Então segue-se que a pessoa humana (com a necessidade própria da razão) deve ler ao mesmo tempo o "duplo significado do ato conjugal" e também a conexão indivisível entre o significado unitivo e o significado procriador do ato conjugal. Aqui estamos lidando com nada mais do que a leitura da linguagem do corpo em verdade.
11 de julho de 1984

10. Cristo é o modelo para o casamento cristão.
Cristo manifesta o amor com que Ele a amava [a Igreja], dando-se por ela. Que o amor é uma imagem e, sobretudo, um modelo do amor que o marido deve mostrar a sua esposa no casamento, quando os dois são unidos no temor de Cristo.
25 de agosto de 1982

Fonte: original CatholicLink

Sugestões de vídeos do nosso canal do Youtube sobre Teologia do Corpo, não se esqueça de se inscrever por lá para ficar por dentro das formações em vídeo e áudio: 










Paz e Bem!
Abraços,
Ana

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