[DICA DE LEITURA] O CÉU COMEÇA EM VOCÊ: A sabedoria dos Padres do Deserto| Resenha: Leituras Católicas

by - outubro 27, 2016

Olá, Paz e Bem!

Hoje, gostaria de compartilhar mais uma das minhas experiências de leitura. 

Com 167 páginas e com um título profundo e reflexivo temos o livro O Céu começa em você: A Sabedoria dos Padres do Deserto para hoje.

Como vocês sabem sou uma leitora voraz de livros sobre a espiritualidade dos Padres do Deserto, desde os 17 anos, espiritualidade que rege este apostolado. É interessante como é possível abordar diversos temas a partir de Apotegmas (ditos, sentenças) dos Padres do Deserto.

E é exatamente isso que encontramos nesse livro. 



"Teu entulho, diz o profeta (Jr 2, 19), seja teu pedagogo." (Diálogos Espirituais do Santo Abade Doróteo, 41)
Algumas pessoas podem imaginar que trata-se de um livro de auto ajuda, mas não existe um engano maior. O autor atualiza os Apotegmas dos Padres para os dias atuais, explica-os e contextualiza-os, tornando assim completamente vivenciável os conselhos dos Padres, que era justamente o objetivo dos próprios Padres, uma espiritualidade que não fosse vivida, não servia. Por isso todo o ensinamento deles focava-se na prática. 

O objetivo do livro é tornar os Apotegmas aplicáveis, por isso o livro aborda: a fragilidade humana como base da espiritualidade, o auto conhecimento através da luta com as tentações e a ascese, explica a vivência maravilhosa e libertadora da ascese que nos orienta para Deus, nos orienta sobre a fala e os pensamentos no caminho da espiritualidade, sobre a relação da sexualidade e da afetividade com a espiritualidade e também sobre as doenças espirituais e o tratamento das mesmas, segundo os Padres. Em resumo, trata-se de um livro rico, um livro sobre a saúde da alma. 

Indicado para quem?


Considerando os assuntos tratados, o livro é indicado para todos que possuem o anseio de Deus e que desejam entender o que é verdadeiramente o caminho da espiritualidade e como as orientações da Tradição da Igreja podem nos impulsionar nesse caminho.

Narrativa


Neste livro encontramos algo peculiar na narrativa. Como disse, sou uma leitora ávida do assunto e do autor, de modo que é possível notar uma nota diferente na narrativa desse livro. Normalmente encontramos um levantamento dos Apotegmas, levantamentos sobre a psicologia moderna e depois uma discussão e uma conclusão. Este ponto já é extremamente importante. Mas além dele, encontramos, de uma forma mais aberta e perceptível, a espiritualidade do autor, fica mais claro a vivência efetiva daquilo que ele escreve com tanta insistência. Existe na narrativa uma nota de realidade, já que ele recorre a exemplos simples e cotidianos.

Outro ponto imensamente importante é que nota-se, com clareza, que o livro é escrito por um monge. Atualmente isso tem se tornado cada vez mais difícil, é raro abrir um livro e dizer "um monge escreveu isso", "um padre escreveu isso", sem olhar na descrição do autor. Neste caso, isso é possível com extrema facilidade.

Minha opinião


Trata-se de um livro prático, leve e didático. A leitura flui fácil. Como li na edição comemorativa, me alegrei ainda mais com o capricho da edição.

Nele pode-se encontrar, a forma de executar e a razão de executar, de toda uma série de orientações que recebemos no caminho espiritual. O silêncio, o trabalho, a oração, a mortificação, a ascese, a ordem na vida cotidiana e a alegria no caminho para Deus. Também é possível vislumbrar a prática de um dos exercícios espirituais mais ricos e pouco praticado, que é o exercício de manter a morte diante dos olhos, exercício presente no cotidiano dos Padres do Deserto que encontra eco na prática de muitos dos santos da Igreja. 

Trata-se de um livro sobre a Batalha Espiritual que todos passamos e também de como o desempenho nessa batalha influência o mundo a nossa volta. 


Temos aqui uma bela exposição da espiritualidade dos padres do deserto. Homens que abandonavam o conforto da cidade, em vista do relaxamento dos costumes, e iam para o deserto trabalhar, orar e jejuar. No deserto, lutavam com os demônios e conseguiam a serenidade espiritual. É muito oportuno essa volta às fontes, pois as grandes intuições desses verdadeiros atletas de Cristo, os exemplos e sentenças ("apotegmas") que nos deixaram são de extrema atualidade.

Código ISBN: 9788532620743
Formato: 13,7X21 cm
Peso: 0,176 kg
Número páginas: 144
20ª edição
Ano de lançamento: 1998
Ano edição: 2010
R$: 30,50
Mais informações aqui


Paz e Bem,
Abraços,
Ana



You May Also Like

1 comentários

  1. Otimo livro. Otimo autor Parabéns pela postagem e incetivo.

    ResponderExcluir

FOLLOW ME @INSTAGRAM