[DICA DE LEITURA] A ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL DOS PADRES DO DESERTO

by - setembro 28, 2016


Olá, Paz e Bem

Hoje quero quebrar o pequeno jejum de textos por aqui e compartilhar uma das minhas experiência de leitura.

De capa azul escura e uma foto com o céu azul em contraste com o deserto, temos o livro A Orientação Espiritual dos Padres do Deserto.



"É espiritual o ser humano o qual o Espirito Santo perpassou e ligou corpo e alma entre si." 
(Pai Irineu)

Um dos temas que mais leio e indico, são escritos dos Padres do Deserto. No entanto, é preciso lembrar que a forma de orientação dos monges não são como as orientações atuais, além da linguagem em parábolas, temos a presença de uma didática pouco definida mas que se apresenta em todos os Padres, que é a busca pela resposta, o aprendizado, O Caminho. 

O livro possui exatas 125 páginas, em que é possível, ao menos em parte, conhecer a espiritualidade dos Padres do Deserto e acima de tudo, ver uma forma de torná-la vivenciável.

Entretanto, devo lhe atentar, para que não acredite que esse livro trata-se de uma "receita de bolo", um "manual de consulta" ou ainda um "oráculo para problemas em forma de papel". 

O objetivo é entender como os Padres agiam para realizar suas orientações e o que os movia, qual era seu objetivo final. 

Indicado para quem?


Todos nós temos a responsabilidade de orientar alguém, seja num conselho que nos pedem, seja em casa como pais e mães, seja nas paróquias como líderes e irmãos. A arte de aconselhar deve ser praticada, por ser uma obra de misericórdia, mas também deve ser trabalhada. É preciso lapidar em nós o discernimento e a didática para que aquele que escuta possa chegar ao encontro da resposta.

Narrativa


Atualmente, poucos autores de livros católicos usam de fontes de pesquisa para escrever e um número muito menor realiza uma discussão das citações abordadas. O que torna a leitura deste livro mais interessante é justamente a exposição das citações dos Padres e da Psicologia Moderna e depois uma breve discussão e conclusão. Fazendo assim com que o livro seja uma forma de conhecer como a espiritualidade dos Padres do Deserto estava avançada em comparação a Psicologia Moderna, considerando fatores que somente recentemente entrou na lista de interesses da Psicologia.

Minha opinião


Leitura leve e profunda, coerência na disposição dos capítulos. Leva em consideração os aconselhamentos para mulheres, embora de forma bem sucinta, além de abordar as citações das Mães do Deserto, também de forma de bem sucinta, mas que nos faz adentrar ainda mais na espiritualidade dos Padres do Deserto e das Madres do Deserto.
Outro ponto, infinitamente importante, é que possui diversas explicações sobre os termos usados na espiritualidade dos Padres do Deserto e sua prática.

Concluindo, esta leitura nos ajuda a conhecer a espiritualidade que é a fonte da espiritualidade de muitos santos da Igreja, foi um dos pilares do cristianismo no combate a heresias e além disso nos aproxima dos irmãos ortodoxos, iniciando uma união fraterna, uma união de coração que deve anteceder a união da Igreja Católica do Oriente e Ocidente.




 A orientação espiritual dos Padres do deserto traz instruções sobre o tema do acompanhamento espiritual colhidas nas intuições do monacato primitivo, em especial, em Poimen e Evágrio Pôntico, dentre dezenas de autores. Neste pequeno escrito, vamos conhecer os Padres do Deserto para saber como eles compreenderam e praticaram sua tarefa de orientação espiritual.

ISBN: 9788532646606
Formato: 12,0x19,5 cm
Acabamento: Brochura
Peso: 0,122 kg
Número páginas: 128
1ª edição
Ano de lançamento: 2013


R$: 23,50
Mais informações: aqui




Paz e Bem,
Abraços










You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM