7 DICAS PARA IMPEDIR QUE SUA VIDA DE ORAÇÃO SEJA ENGOLIDA PELAS REDES SOCIAIS

by - agosto 21, 2016


Olá, Paz e Bem

A internet se tornou parte da nossa realidade, não é mesmo? Existem até algumas funções e trabalhos que se tornaram mais fáceis ou até mesmo surgiram por conta da internet. Este blog e a oportunidade que tenho de estar aqui a escrever é uma delas, assim como você esta aí a ler.

No entanto, como boa parte das coisas da vida, precisa de temperança e prudência. Assim, muitos de nós estamos sentindo nosso tempo e portanto nossas vidas escoando pelas mãos, sendo mal empregados, rendendo pouco e todos que passam por isso percebem que o vilão da história ou melhor as vilãs da história são as redes sociais.

7 DICAS PARA IMPEDIR QUE SUA VIDA DE ORAÇÃO SEJA ENGOLIDA PELAS REDES SOCIAIS


Devo dizer que existe algumas coisas que você pode fazer para checar sua relação com as redes sociais:

- quanto tempo passa nelas?
- o que fica fazendo lá? fica lá só "passando o dedo na tela"?
- o que você vê nessas redes? te servem para alguma coisa útil para sua vida, edificante ou instrutivo? 

Essas perguntas te mostram a qualidade dessa relação com "essa coisa" chamada internet. Lembro que é uma "coisa" o que importa é o que efetivamente você faz com ela. Entende?

Nesse ponto chego ao aspecto do vicio. É bem possível que você tenha criado um hábito ruim em relação as redes sociais. Digo isso, pois tudo que permanece por um tempo grande em nossas vidas, por várias horas durante o dia tende a se tornar um hábito e se torna ruim quando não tem utilidade efetiva.

Assim novamente é preciso analisar, agora fazendo um pequeno teste. Fique um dia sem redes sociais, no celular e no computador. E veja o que acontece com seu corpo, as reações que tem e as sensações que tem. 

É comum sentir uma sensação de "abstinência" e é por isso que é preciso modular essa relação com as redes sociais. Veja bem, modular tem um aspecto de temperança e de prudência, que dá trabalho, aliás mais trabalho que não ter redes sociais. 

Mas porque estou dizendo isso?

Pensa comigo, uma bebida não é em si ruim, é uma semente ou um fruto tritura e fermentada, em si não é ruim. O que é ruim é o que o homem faz com ela, como a utiliza e a quantidade, enfim, sua relação com a bebida.

O mesmo vale para as redes sociais.

Portanto, é preciso usar da temperança e ela nos leva a ter disciplina, impor horários, impor ordem de prioridade e impor finalidade.

Muitos já devem estar a justificar sua permanência nas redes por conta "de trabalho", mas vamos lá, meu apostolado tem uma ligação com internet, meu trabalho também usa contatos das redes sociais, mas posso te falar que não preciso ficar todo tempo on line para dar conta das coisas. Acredito que isso seja possível e que não altera a qualidade de nenhum trabalho, pelo contrário, melhora.

A tela do computador e do celular emite uma luz que além de deixar as atividades cerebrais mais lentas, por excesso de estimulo, nos faz perder foco e concentração, por excesso de estimulo e informação. Isso somado a altas horas de exposição gera um funcionamento cerebral super estimulado que abre uma porta para duas coisas bem comuns: ansiedade e insônia.

Por isso, quero te dar algumas dicas simples, teste e principalmente observe-se, faça essa meditação observando o templo do Senhor e purificando-o (aqui você encontra uma meditação que irá te ajudar):

1 Escolha um dia da semana para ficar off line e depois aumente esses dias.
2 Durante os dias on line, escolha um período para ficar off line.
3 Durante os períodos on line faça coisas úteis, coloque as leituras de blogs e sites em dia, se atualize nos canais que gosta, pesquise, veja o e-mail (se você utiliza e-mail para trabalho deixe- o ativado somente o e-mail do trabalho).
4 Evite ficar muito tempo "rodando" a timelife. Depois de um tempo o cérebro nem reconhece o que esta a ver, você estará somente cansando seu cérebro e sua alma.
5 Assine os canais, páginas, grupos para receber notificações, assim você irá direto nas atualização das coisas que você acha útil durante os períodos on line, não perde tempo e nem se cansa sem utilidade.
6 Assine as Newsletters dos blogs que acompanha para receber atualização por e-mail, isso também te poupa tempo e te dá foco.
7 Quem gasta tempo com coisas uteis compartilha coisas úteis.
8 Tenha aplicativos para Oração e Liturgia no celular, é possível facilitar a vida de oração com eles. 

Me conta o que faz para melhorar seu dia a dia no caminho da espiritualidade? Afinal, como é possível vigiar se estamos distraídos, não é mesmo? É preciso usar tudo para nos manter despertos e conscientes, inclusive a internet. 

Paz e bem,
Abraços,
Ana Paula














You May Also Like

2 comentários

  1. Eu sou publicitária é trabalho com o Facebook. Tem dias que minha vontade é desativar a conta e sumir Rsrsrs. Você acha que seria uma boa idéia criar um perfil profissional para poder me desligar dos supérfluos enquanto trabalho?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Barbara, paz e bem. Acredito que seria uma boa sim, ajuda a manter o foco ou você trabalha na sua página sem ficar na time line.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.