Começando a viver a Virtude da Modéstia

by - maio 06, 2021


Começando a viver a Virtude da Modéstia







Texto original de: 2017
Atualização 1: dezembro de 2019
Atualização 2: maio 2021


Olá, Paz e Bem!

Uma dúvida recorrente é como começar a viver a modéstia na prática?

Para saber o que é a Virtude da Modéstia, sua importância e falas equivocadas sobre a virtude clique aqui.

(adendo 2021) Bom, para começar é preciso ver seu interior e investir tempo em formação e em leituras, você encontrará um vasto material no link acima. Lembro também que o exterior ajuda a moldar o interior, pois através da mortificação do corpo nós educamos, corpo e alma, para melhor servir a Deus. São Tomás usa o termo "anima forma corporis", que dentre mil significados teológicos ricos e profundos, significa que o que se faz corporalmente imprime-se na alma e o que acontece na alma imprime-se no corpo. Não é preciso ir muito longe para verificarmos o quanto isso é verdadeiro. 

Também aconselho a Consagração Total a Jesus por Maria Puríssima, pelo método de São Luís Maria Grignon de Montfort. Para ir contra o mundo é preciso contar com essa ajuda e ter como mentora, tutora, professora a Mãe do Senhor que queremos agradar. Para saber o que é e como fazer clique aqui. Você não se arrependerá de dar tudo nas mãos de Maria para que Ela invista tudo para a Maior Glória de Deus. 

Depois é hora de colocar para fora o que está dentro. Portanto, é preciso ver o interior do guarda roupas. Veja quais as roupas que se encaixam nesse objetivo e comece a fazer uma seleção. Eu aconselho a ficar nessa triagem por 4 meses à 6 meses, ou seja, reveja o guarda roupas quinzenalmente ou mensalmente durante esse tempo. 

Não se precipite, não se apavore e principalmente não fique achando que está louco ou louca, que ficou bitolado. A modéstia é um caminho natural para aqueles que querem andar no caminho das virtudes, indo de morada em morada no castelo interior. Então é normal se sentir incomodado até que escolha a escolha de Deus. 

Vale dizer que isso vale para mulheres e homens, a modéstia é uma virtude que molda o comportamento (e a vestimenta é uma expressão e também um moderador do mesmo) que hoje se torna necessário para ambos. 

Além das virtudes, temos também uma libertação da indústria da moda e do consumismo que parece ser uns dos carrascos desse tempo. 



Não desanime.



Deus não coloca desejos em nosso coração que não possam ser realizados (Santa Terezinha)


E cá pra nós, essa virtude é uma ótima forma de desprendimento e também uma escola de discernimento.

A primeira coisa que passa pela nossa cabeça é: "estou sem roupa", "vou ficar sem roupa", até as pessoas a sua volta irão fazer eco aos seus pensamentos. Mas o fato é que você sabe, no fundo, que não ficará sem roupas, que quando escolhe, escolhe o suficiente e o que usa verdadeiramente.

A segunda coisa é que não sairá mais comprando roupas e peças sem discernimento, elas passaram pelo filtro do Espírito Santo. Você começa a pensar se realmente precisa, se está num tamanho correto, se é modesto, enfim se serve para você.

Percebeu? Isso é temperança, a capacidade de ter equilíbrio, a capacidade de fazer com que as coisas nos sirvam e não o oposto, de dominar os impulsos e os desejos de ter. Também é a verdadeira elegância. Elegância vem da palavra "eleger" que significa escolher, fazer eleição, e a nossa vida é determinada pelas nossas escolhas e eleições, sejam elas grandes ou  pequenas. Já o ato de escolher sabiamente, por sua vez, chama-se virtude da prudência. Também podemos abordar o ato de dar "a Deus o que é de Deus" em relação a exposição do corpo, que é o Seu Templo, que pertence a virtude da justiça e da religiosidade; ou seja, vivendo uma virtude temos mil oportunidades para viver tantas outras. 

Não tenha medo, siga os passos e esteja tranquilo no processo, encher as talhas para Jesus não é fácil mas é preciso isso para ver o milagre.


(adendo 2021)

"Ó Santíssima Virgem Maria, Ó Santo Anjo da Guarda, fazei-nos fazer a Vontade de Deus".



Livros de formação sobre Modéstia:

Obs: se a leitura ficar muito difícil e você se sentir incomodada, inquieta ou revoltada, peça ajuda a Nossa Senhora; leia, reze e silencie. Ela lhe ajudará a fazer o melhor, pois a virtude é dar o máximo de si: "a virtude é uma disposição habitual e firme para praticar o bem. Permite à pessoa não somente praticar atos bons, mas dar o melhor de si mesma. A pessoa virtuosa tende para o bem com todas as suas forças sensíveis e espirituais; procura o bem e opta por ele em atos concretos." (Catecismo da Igreja Católica, ponto 1803)


- Bíblia Sagrada (aqui)
- Catecismo de São Pio X (aqui)
- Compêndio de Ascética e Mística (ponto 700 e seguintes, aqui)
- Modéstia o Caminho da Beleza e da Santa Ordem (aqui)
- Modéstia da Teoria à  Prática (aqui)
- Guia sobre Modéstia (sem relativismo) (aqui)
- Virtudes de Nossa Senhora (aqui)
- Privilégio de ser mulher (aqui)
- A calça e a emancipação feminina (aqui)


- Seleta sobre Modéstia On-line (textos dos Padres, Santos e membros ilustres da Igreja, basta clicar no título para ler):

Pronunciamentos Papais e da Sagrada Congregação do Concílio: 









Pronunciamento de Santos













Pronunciamento de Cardeais, Bispos, Monsenhores, Cônegos e Padres




4. Soldados da pureza, por Dom Tihamér Tóth




8. Maria - Modelo acabado do mundo feminino, pelo Padre Hardy Schilgen

9. Modéstia no vestir - Cuidado com a moda!, pelo Padre Hardy Schilgen


11. A modéstia: I - No porte e nos olhares / II - Nas conversas e recreios, pelo Padre F. Maucourant


13. Castidade / Modéstia / Castidade do coração, pelo Padre Gabriel de Santa Maria Madalena


15. Vestidas com o sol, pelo Padre Geraldo Pires de Souza

16. Eu e minha toilette... Algemas da moda!, pelo Padre Geraldo Pires de Souza



19. Relatividade do pudor?, pelo Padre Geraldo Pires de Souza

20. Com teus vestidos, pelo Padre Geraldo Pires de Souza



23. Grandes tesouros para a donzela cristã: modéstia e humildade, pelo Padre J. Baetman



26. O coquetismo, pelo Padre J. Baetman


28. Vaidade feminina, pelo Padre Manuel Bernardes

29. Ambição e moda, pelo Padre Luis Chiavarino

30. Conversas, pelo Frade Frutuoso Hockenmaier











Paz e bem!
Singelamente,
Ana 











You May Also Like

3 comments

  1. Deus seja Louvado! Salve Maria!
    Que maravilha! Percebo em todos os lugares um exército de mulheres silenciosamente sendo formado por Nossa Senhora! Toda obra em favor da santidade é dela! No meu coração sinto uma pergunta pra vc: O que vc pode fazer por Nossa Senhora?
    Preciso dizer: Você que está lendo este comentário é uma escolhida! Isso mesmo! Nossa Senhora te convida agora a "avançar por águas mais profundas"...
    Não tenham medo! Avante! Este comentário é o seu sinal, seja dócil, em seu interior há esse movimento do Espírito... "Creia somente e verás a glória de Deus".

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Isso mesmo! O movimento não é somente exterior, começa no "interior". De fato, as "raizes profundas" da "árvore da modéstia" devem estar firmadas no "interior" para que resista diante da "tempestade e do violentos ventos" desse mundo que quer arrancá-la do lugar onde Nosso Senhor a plantou. Essa imagem da árvore ajuda a compreender o empenho primeiro e essencial da alma que deseja viver a virtude da modéstia! Nossa Senhora, rogai por nós!

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.