COMEÇANDO A VIVER A VIRTUDE DA MODÉSTIA

by - junho 12, 2018


vivendo uma virtude



Olá, paz e bem

Uma dúvida recorrente é como começar a viver a modéstia na prática?

Para saber o que é a Virtude da Modéstia e sua importância (aqui e aqui).
Bom, para começar é preciso ver seu interior e investir tempo em formação e em leituras. Assim é uma forma de adornar o Templo do Senhor.

Você pode encontrar um caminho no Damas da Rainha (aqui), Modéstia e Pudor (aqui) e no Mel de Moça (aqui). Você também pode assinar esse blog, coloque seu e-mail acima e receba as atualizações sobre espiritualidade cristã e comportamento. 

Também aconselho a Consagração Total à Jesus por Maria Puríssima, pelo método de São Luis Maria Grignon de Monfort. Para ir contra o mundo é preciso contar com ajuda e ter como mentora, tutora, professora a Mãe do Senhor que queremos agradar. Para saber o que é e como fazer aqui e aqui. Você não se arrependerá de dar tudo nas mãos de Maria para que ela invista tudo para a Maior Glória de Deus. 

Depois é hora de colocar para fora o que esta dentro. Portanto é preciso ver o interior do guarda roupas. Veja quais as roupas que se encaixam nesse objetivo e comece a fazer uma seleção. Eu aconselho ficar nessa triagem por 4 meses a 6 meses. 

Não se precipite, não se apavore e principalmente não fique achando que esta louco ou louca, que ficou bitolado. A modéstia é um caminho natural para aqueles que querem andar o caminho das virtudes, indo de morada em morada no castelo interior. Então é normal se sentir incomodado até que escolha a escolha de Deus. 

Vale dizer que isso vale para mulheres e homens, a modéstia no comportamento e no vestir é um caminho que hoje se torna necessário para ambos. 

Além das virtudes, temos também uma libertação da indústria da moda e do consumismo que parece ser uns dos carrascos desse tempo (mais aqui). 

Não desanime. Deus não coloca desejos em nosso coração que não possam ser realizados (Santa Terezinha). E cá pra nós, essa virtude é uma ótima forma de desprendimento e também uma escola do discernimento.

A primeira coisa que passa pela nossa cabeça é: "estou sem roupa", "vou ficar sem roupa", até as pessoas a sua volta irão dar eco aos seus pensamentos. Mas o fato é que você sabe, no fundo, que não ficará sem roupas, que quando escolhe, escolhe o suficiente e o que usa verdadeiramente.

A segunda coisa é que não sai mais comprando roupa e peças sem discernimento, elas passam pelo filtro do Espirito Santo. Você começa a pensar se realmente precisa, se esta num tamanho correto, se é modesto, enfim se servi para você.

Percebeu? Isso é temperança, a capacidade de ter equilíbrio, a capacidade de fazer com que as coisas nos sirvam e não o oposto, de dominar os impulsos e os desejos de ter

Não tenha medo, siga os passos e esteja tranquilo no processo, encher as talhas para Jesus não é fácil mais é preciso isso para ver o milagre.

Para completar a sua formação, acesse nosso canal no youtube com formações sobre esse e outros temas, inscreva-se e compartilhe a doutrina da Santa Igreja Católica:





Paz e bem!
Abraço
Ana Paula Barros










You May Also Like

2 comentários

  1. Deus seja Louvado! Salve Maria!
    Que maravilha! Percebo em todos os lugares um exército de mulheres silenciosamente sendo formado por Nossa Senhora! Toda obra em favor da santidade é dela! No meu coração sinto uma pergunta pra vc: O que vc pode fazer por Nossa Senhora?
    Preciso dizer: Você que está lendo este comentário é uma escolhida! Isso mesmo! Nossa Senhora te convida agora a "avançar por águas mais profundas"...
    Não tenham medo! Avante! Este comentário é o seu sinal, seja dócil, em seu interior há esse movimento do Espírito... "Creia somente e verás a glória de Deus".

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Isso mesmo! O movimento não é somente exterior, começa no "interior". De fato, as "raizes profundas" da "árvore da modéstia" devem estar firmadas no "interior" para que resista diante da "tempestade e do violentos ventos" desse mundo que quer arrancá-la do lugar onde Nosso Senhor a plantou. Essa imagem da árvore ajuda a compreender o empenho primeiro e essencial da alma que deseja viver a virtude da modéstia! Nossa Senhora, rogai por nós!

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.