COMO A COMUNHÃO FREQUENTE NOS AJUDA NA LUTA CONTRA AS TENTAÇÕES| Eucaristia 04

by - agosto 18, 2017





Olá, Paz e Bem!

Afinal como podemos nos preservar dos pecados? Isso existe?

Qual o beneficio da Eucaristia nesse sentido?

Pois bem, vamos fazer um breve estudo sobre o que São Tomás de Aquino tem a nos dizer sobre isso.



As citações que foram as bases do vídeo estão transcritas abaixo, como complemento ao vídeo.

A Eucaristia também preserva o homem dos pecados futuros, pelo mesmo modo em que o corpo é preservado da morte futura. O pecado é uma certa morte espiritual da alma. Ora, a natureza corporal do homem é preservada da morte pela comida e pelo remédio na medida em que a natureza humana é interiormente fortificada contra o que pode corrompê-la interiormente. É deste modo que este Sacramento preserva o homem do pecado, porque através dele, unindo-se a Cristo pela graça, é fortalecida a vida espiritual do homem, ao modo de uma comida espiritual e um remédio espiritual. É assim que diz o Salmo 103:


"O pão confirmao coração do homem".


A Eucaristia preserva o homem dos pecados futuros também defendendo-o contra as impugnações exteriores. Pois é sinal da Paixão de Cristo, pela qual foram vencidos os demônios, de modo que este Sacramento repele toda a impugnação dos demônios.Ainda que este Sacramento não diretamente se ordene à diminuição do incitamento do pecado, diminui, porém, este incitamento por uma certa conseqüência, na medida em que aumenta a caridade, porque, segundo diz Agostinho no Livro das 83 Questões:


"O aumento da caridadeé a diminuição da cobiça".


Diretamente, porém, a Eucaristia confirma o homem no bem, pelo que também é preservado o homem do pecado.



Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80 - 

- Sermão sobre o Corpo do Senhor -

You May Also Like

2 comentários

  1. Ana Paula, seu trabalho é maravilhoso. Seus posts têm me ajudado tanto! Após pecar me sinto tão indigna de olhar para o rosto de Nosso Senhor e Sua Mãe, me sinto tão impura e desleal. Mas seus posts tem me mostrado que posso recuperar a dignidade através do amor de Deus. Seus posts me acalentaram. Obrigada. Me sinto animada a pedir perdão à Nosso Senhor e buscá-lo após o pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria nada melhor que receber o Senhor após a Confissão :)

      Excluir

FOLLOW ME @INSTAGRAM