DIFERENÇAS ESPIRITUAIS e de DONS entre o HOMEM e a MULHER| Homem e Mulher 02

by - setembro 11, 2017

Este texto e vídeo pertence a uma série, para melhor compreende-lo sugiro que leia e assista (aqui e aqui). 

O homem, mulher e Deus, uma relação trinitária. O nome de Deus é Iahweh, esse nome em hebraico possui quatro nomes, o tetragrama sagrado, yod vav .

Notamos, que temos o yod também presente no nome do homem e temos presente no da mulher. Assim, para a execução da sua função real, o homem e a mulher precisão estar ligados a Deus, a fonte.

Quando o homem e a mulher se afastam de Deus, não existe uma relação trinitária, somente o fogo destruidor.



Outro ponto interessante e importante são as palavras Zarakh veNekeva, traduzido como macho e fêmea.

Zarar, homem, significa  lembrar-se, tornar atual. O homem celebra a obra criadora de Deus, gerando e celebrando culto. Ele luta pela terra e pela criação, para tornar a sua vocação primeira real: ser senhor e rei sobre ela.

É interessante ver que como tem o papel de prestar culto, de celebrar a obra criadora, cabe a ele o papel de sacerdote, esse na Igreja domiciliar ou comunitária. Também lhe cabe o sustento e a relação com o exterior. Sabia que no judaísmo os homens devem seguir 613 mandamentos para se manter voltados para Deus através da observância da lei. O homem deve cumprir os preceitos, deixo vocês com a reflexão sobre a realização ou não desse ponto.

Nekeva, mulher, significa receptáculo, espaço interior. Feita para acolher, consolar e dar a vida. Meditativa por natureza, meditando a palavra em seu coração como Maria. Mais religiosa por natureza, no judaísmo ela é dispensada de seguir as 613 mandamentos da lei judaica. É a alma, responsável pelo interior da casa e até do interior das pessoas (educação, cultura, espiritualidade).

Conta-se que Santo Efrem, primeiro cantor da mulher em Maria, estava a rezar e pediu a Deus que  fosse ensinado pela primeira pessoa que lhe aparecesse ao chegar a cidade. A primeira pessoa foi uma prostituta, ela lhe olhava fixamente, ele ficou perturbado e lhe perguntou porque ela o olhava daquela maneira. Ela respondeu "Homem, olha o solo, pois tu foste tirado da poeira; quanto a mim, posso te olhar, eu fui tirada de ti".

Informações adicionais, no vídeo abaixo, não deixe de assistir e aproveite para se inscrever no canal, para receber formação gratuita:

0:47- Nós e Deus
2:27 - Zarakh
3:51 - Dons do Homem
9:00 - Nekeva
9:56 - Dons da Mulher




Paz e bem.

Livro Mulher Sacerdotal
Jo Croassant

You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM