4 FORMAS DE CULTIVAR A VIRTUDE DA ESPERANÇA

by - agosto 18, 2017


Este texto é uma tradução do site Catholic-Link.


Parece que no mundo de hoje, a virtude da esperança esta em baixa. Por que tantos perdem a esperança em meio a suas circunstâncias temporárias? Talvez seja porque eles não foram informados sobre a misericórdia e o amor de Deus. Como cristãos, podemos apontar e fornecer a esperança que foi perdida uns aos outros. 

O que é esperança?



O Catecismo da Igreja Católica nos explica lindamente, não seria possível explicar melhor:

"A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, colocando a nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não em nossa própria força, mas no socorro da graça do Espírito Santo."Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel." "O Espírito Santo. . . ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que fôssemos justificados pela sua graça e tornar-nos herdeiros na esperança da vida eterna. " A virtude da esperança é a resposta para a aspiração de felicidade que Deus colocou no coração de cada homem; inspira as atividades dos homens e purifica-os, de modo a ordenar para o Reino dos céus; protege contra o desânimo; sustenta-nos em momentos de abandono; ela abre seu coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O impulso da esperança, nos preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade. "- CCC 1817-1818

Como podemos encontrar esperança quando não nos sentimos esperançosos? 

1. Conheça a razão da sua esperança - Deus.

Deus é o motivo e a fonte da nossa esperança. Ele fornece a força para que possamos ser capazes de encontrarmos esperança em todas as circunstâncias, através das muitas graças que Ele derrama sobre nós e o dom do Seu Espírito Santo. Embora o mundo tente nos distrair, devemos manter nosso foco em Deus.

2. Leia a Bíblia, bem como os ensinamentos da Igreja Católica e os escritos dos Santos. 

Ler e reler as histórias daqueles vieram antes de nós nos dará inspiração para colocar a nossa esperança em Deus. Sabendo que o Deus de hoje é o mesmo Deus de ontem e do futuro, podemos permanecer confiantes de que Ele proverá, da mesma forma que Ele providenciou para todos os homens e mulheres que nos precederam e depositaram sua confiança Nele.

3. Participar ativamente da missa e dos Sacramentos. 

A prática de esperança, às vezes, pode ser um ato físico. Podemos assistir à missa, sentar-nos diante do tabernáculo, de joelhos diante do Jesus Eucarístico no ostensório, visitar um local de peregrinação, verbalizar alguma oração ou talvez apenas sussurrar as palavras: "Jesus, eu confio em você! ". Mesmo quando não sentimos consolo, ao fazer essas coisas.

4. Persevere e alegre-se: 

Sabemos que todos experimentam sofrimentos e provações. É nessas horas que devemos escolher entre a esperança ou desespero. Deus quer que você coloque a sua esperança e confiança Nele. Devemos passar um tempo em oração para manter nosso foco em Deus como a fonte de toda a esperança. Peça a Deus para ajudá-lo a encontrar esperança em meio a grande dor e angústia. Ele irá fornecê-la. Quando estamos em oração e em um relacionamento com Deus, seremos lembrados do Seu amor por nós e de que Ele nunca nos abandonará.

Paz e bem!



You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM