8 MANEIRAS DE ENCONTRAR TEMPO PARA REZAR

by - agosto 18, 2017

Olá, o post de hoje é uma tradução com alguns comentários meus (em azul) do site Catholic- link. Acredito que é muito útil para a vida de espiritualidade diária. 



Independentemente do tipo de ministério que você faz dentro da Igreja, haverá um momento em que ele te consome e começa a causar danos a sua vida de oração pessoal. Talvez você esteja tão ocupado e ore todos os dias com um grupo, fale de Deus e ofereça o seu tempo até a exaustão e no fim do dia percebe que não dedicou um tempo de qualidade na oração pessoal, você e Deus. 

Eu me lembro bem do meu trabalho na pastoral juvenil. Eu estava conduzindo uma conversa com um grupo de adolescentes. Realmente foi pela graça de Deus que a conversa correu bem e eu era capaz de ser tão alegre e entusiasmado, porque, eu pensei: "De onde tudo isso vem? Não tenho absolutamente nenhuma vida de oração agora e eu estou exausto e logo não conseguirei dar nada e o meu trabalho se tornará muito menos sobre Deus e muito mais sobre mim ".

Aquele momento foi um grande sinal de alerta, precoce, que eu precisava olhar para a minha própria vida de oração. Eu era capaz de ver que, se eu não nutria uma boa vida de oração entre mim e Cristo, eu não teria absolutamente nada para dar aos jovens com quem trabalhava. Eu não seria capaz de compartilhar com eles a alegria de conhecer a Cristo, porque eu não estava degustando essa alegria. Se este tipo de situação soa familiar a você, então a lista seguinte poderá ajudá-lo a criar mais tempo para a oração em sua própria vida e renovar a alegria que você levará para o seu ministério, seu trabalho, sua vida.

Aqui é importante notar, as palavras CRIAR mais tempo em sua PRÓPRIA vida, é importante notar, não em outra vida, em outro tempo, quando estiver de tal maneira, cria-se o tempo na realidade atual. 


1. Em primeiro lugar investigar se você tem equilíbrio em sua vida.


Você tem realmente pouco tempo em sua vida, ou você está esforçando-se para orar devido a "fadiga" do trabalho no ministério ou trabalho profissional? Olhe para o seu dia, você poderia acordar mais cedo, ir para a cama mais cedo, ou deixar de fazer algo não essencial. Não há nenhum sentido em entregar todo o seu tempo para o trabalho e acabar sem tempo livre para gastar com Deus, principalmente se o trabalho é um ministério. Seu relacionamento pessoal com Deus deve vir em primeiro lugar, a fim de que você possa compartilhar melhor Seu amor e a misericórdia da mensagem do Evangelho aos outros. Reprogramar, reorganizar ou cortar tarefas é uma das formas de gerenciar o tempo de oração.

2. Simplesmente comece - e comece de novo se for preciso.


Se a sua vida de oração tem realmente se tornado difícil, não tente voltar para onde você parou quando sentia que sua vida de oração era "boa". Comece de novo e simplesmente comece. Comprometa-se com algo todas as manhãs, talvez antes mesmo de sair da cama. Talvez uma versão abreviada da oração da manhã, ler um salmo devagar e com cuidado ou meditar sobre o Evangelho do dia, basta começar o seu dia com uma oração. Não se preocupe se você não pode gastar um tempão - comece pelo pequeno e se você fizer isso com sinceridade, seu tempo de oração se aprofundará.

3. Utilize o seu smartphone - com cautela.


Provavelmente, se você tem um smartphone, o utiliza para muitas coisas - muitas delas relacionadas ao trabalho ou ao ministério. No entanto, o telefone é uma espada de dois gumes! Se você é um viciado em smartphones, como eu, tente baixar um aplicativo que rastreia a quantidade de tempo que você gasta em seu telefone, e em quais aplicativos, a cada dia. Fiquei chocado ao ver a quantidade de tempo que eu perdia no meu telefone fazendo coisas não essenciais. Eu tinha muito mais tempo livre do que eu imaginava. O smartphone pode ajudar a orar quando você está ocupado ou viajando. Usando aplicativos como o "Laudate" (ou o Católico Orante ou a página do Salus no Face) você pode ter todas as orações ao seu alcance, incluindo a Liturgia das Horas. Se você estiver usando seu telefone para a oração da manhã, você poderá colocá-lo em modo avião, antes de ir dormir para que você não acorde tentado a ler todas as suas notificações antes de rezar (acho que devemos fazer isso toda manhã, como uma forma de disciplina). Na verdade, todas as vezes que você usar um aplicativo de oração, coloque o telefone no modo avião, para que você não seja interrompido com telefonemas ou e-mails chegando ("Ocupado com Deus, obrigada, de nada").

4. Ore uma dezena " em movimento" (aliás essa dica era dada por Dom Bosco)


O Rosário é perfeito para momentos em que estamos ocupados! Se você está dirigindo no carro, no transporte público, almoçando, uma dezena rápida não leva muito tempo. Dê-lhe tudo que você tem naqueles poucos momentos, colocando sua alma diante de Deus orando com Maria através da vida de Cristo. Você encontrará mais do que espera com esses pequenos momentos refrigério.


5. Dê o seu dia e trabalho como presente.


Tudo que você faz é uma oportunidade de dar a Deus em oração. Você pode simplesmente dizer em seu coração: "Deus, eu lhe entrego, neste momento, esta tarefa, este trabalho, é tudo para Vós." Se você esta ocupado em um retiro com um animado grupo de adolescentes, uma visita ao hospital, ou um grupo de filhos para a primeira comunhão ou no trabalho da vida diária e profissional, você poderá oferecer cada parte do seu ministério e das sua tarefas a Deus e fazer da sua oração um ato de amor.

oração
© Christophe LEUNG/ Flickr


6. Defina um tempo a cada dia em que você vai fará uma pausa breve para colocar-se na presença de Deus.


Crie um alarme no seu telefone ou relógio para que você não se esqueça. Se está em sua mesa, no caminho para o seu próximo compromisso, feche os olhos, se afaste do mundo por um momento e simplesmente esteja com Ele. (É ótimo para tomar consciência que Jesus esta em nós)


7. Termine o seu dia com o "Exame"


Santo Inácio de Loyola sabia que seus seguidores estavam ocupados durante o dia e não tinham muito tempo para orar. Então, ele desenvolveu a prática da oração, meditando sobre o dia no final do mesmo. Durante este tempo você pedirá a Deus para que lhe mostre como foi seu dia aos olhos Dele (É o mesmo método que usamos na Oração de Atenção Amorosa nos Exercícios Inacianos Quaresmais). 


8. Calendário: "Maiores" momentos de oração pessoal, uma vez por semana.


Coloque-o em sua agenda e não deverá ser mudado. Grife com caneta vermelha, pois deverá ser uma horário sem compromissos. Quer se trate de uma hora em adoração ou de algum tempo quieto em seu quarto, esta é sua chance de dar toda a sua semana a Deus e realmente passar algum tempo de qualidade com Ele. 


Em última análise, a sua vida de oração pessoal deve ser a base sólida sobre a qual você constrói o seu ministério e a sua vida. Deve refrescar e renovar o seu trabalho constantemente. Se você sente que o equilíbrio em sua vida não esta correto, então lembre-se que Cristo tomou regularmente momentos para ficar a sós com Seu Pai no céu, e que Ele falou a todos quando disse: "Vinde a mim todos vós que estais sobrecarregados e Eu vos aliviarei, pois meu jugo é suave e o meu fardo é leve. "(Mt 11,28).


Acredito que esse post é útil para demonstrar que os momentos de oração que englobam as atividades do dia são úteis e melhoram a convivência com Jesus. Lavar alface e rezar o terço, caminhar e ajoelhar, falar e calar, um trabalho bem feito, tudo é oração quando é entregue de coração. 

Paz e bem!

You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.

FOLLOW ME @INSTAGRAM