10 FORMAS DE COMBATER A ANSIEDADE

by - agosto 18, 2017

Olá, 

Hoje quero compartilhar a tradução de um texto do site Catholic. link. Aborda dicas sobre ansiedade e acredito que é útil para todos. Meus comentários estão em azul.

1. Memorizar as Escrituras:

 " Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, das articulações e das medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração ."Hebreus 4:12 

Quando os meus pensamentos me oprimem, eu preciso substitui-los com palavra de Deus. Repeti-los mentalmente (e às vezes em voz alta!). Se você não tem um memorizado, pode buscar por um.   Alguns dos meus versos preferidos são: Salmo 46:10, Jeremias 29:11, Salmo 56: 3, 2 Timóteo 1: 7 , João 14:27.

Usamos essa forma de oração, aqui, muito eficiente para orar como Moisés.


2. Cante uma canção

 "Quem canta reza duas vezes" - St. Agostinho

 Eu li recentemente um estudo que mostrou que os níveis de dor das crianças caem quando escutam uma música. A música tem uma poderosa qualidade de cura. Eles nos levantam e nos lembram das promessas de Deus. Música clássica também pode ter um efeito calmante sobre a alma. 


3. Telefone para um amigo

" Ouça conselhos e aceite instruções, você pode ganhar sabedoria no futuro ." Provérbios 19:20 

Um dos maiores erros que eu fiz no passado era não deixar ninguém saber como eu estava me sentindo. Eu pensei que eu tinha que lidar com tudo sozinha. Uma vez eu me abri e compartilhei, meus amigos oraram por mim. Os amigos e a família são dados a nós como um presente. Muitas vezes eles podem ver as coisas em nossas vidas que não vemos. Encontre um amigo que possa orar com você quando você se depara com o medo e a ansiedade. Escolha alguém que vai falar a verdade ao seu coração.

Lembrando que é ideal, pela prudencia como vimos no vídeo sobre fala, aqui, encontrar um amigo, alguém de bom senso e vida espiritual, não sair contando tudo a todos, pois pode receber conselhos equivocados ou fazer a sua vida uma pauta de noticias para o dia nas rodas de fofoca. 


4. Faça uma oração poderosa.

Reze um rosário, o Pai Nosso ou outras orações curtas (invocações) para trazer a paz rapidamente. Se você não pode pensar em outra coisa, o Sinal da Cruz é uma oração curta, mas uma poderosa forma de oração. A novena é uma outra maneira poderosa para orar, de Santa Dymphna, padroeira da ansiedade, doenças emocionais, depressão e famílias.

Esse ponto é importante, como já vimos nos estudos sobre o Rosário, aqui, podemos alcançar paz pois é uma oração vocal, meditativa e contemplativa.  

5. Sacramentais.

Este pode parecer um pouco superficial, mas é muito útil para mim. Em tempos de preocupação, me agarro à medalha milagrosa que eu uso no meu pescoço. É um lembrete tangível da presença de Deus em torno de mim. Ele traz conforto e segurança. Um crucifixo ou arte religiosa em casa também pode ser um lembrete visual que Ele é Deus.



6. Leia a vida dos santos. 

Em certos momentos em suas vidas eles também se sentiam fracos, com medo ou ansiosos, mas com a ajuda de Deus, eles foram capazes de superar seus medos. Deus vai dar-lhe essa mesma ajuda se você se abre à Sua graça. Santa Dymphna, São Padre Pio e outros são histórias maravilhosas para começar a ler.

Existem filmes também que ajudam muito, aqui, te indico alguns.


7. Seja Ativo. 

Dê um passeio ou faça uma corrida, contemple a beleza da criação de Deus. Seja voluntário em um abrigo ou hospital local.

No meu livro, Aprume-se (ainda não esta disponível na Amazon), abordo a prática de caminhada meditativa e outros exercícios que favorecem essa prática. 


8. A confiança é uma obrigação.

Você deve colocar a sua confiança em Deus, em vez de seus próprios esforços. É difícil fazer isso. Uma maneira de cultivar a confiança para o futuro é olhar para o passado. Pense em todas as maneiras que Deus providenciou em sua vida. Seja grato por estes tempos. Um diário ou manter uma lista de todas as vezes que Deus te abençoou pode ser útil para olhar para trás em tempos de dificuldade ( vimos esse fator no vídeo sobre os 12 Benefícios da Gratidão, aqui). Se você não consegui pensar em quaisquer momentos em sua vida, volte-se para as escrituras e as vidas dos Santos e se lembre que Deus nunca falha.


9. Abrace os Sacramentos.

 As graças que vêm de se confessar e receber a Eucaristia nos fortalecem para enfrentar as batalhas da vida. Passar um tempo em adoração a Jesus te trará a paz que muitas vezes é tão difícil de encontrar.

Logo teremos estudos sobre Eucaristia, aqui.


10. Pare de ser egoísta. 

Um dos aspectos mais difíceis do meu processo de cura continua a ser a percepção de que muito do meu medo vem do meu próprio egoísmo (falamos mais sobre isso no vídeo sobre Felicidade, aqui). A maior parte do que eu tenho medo de perder envolve as pessoas que eu amo ou as coisas na minha vida que a tornam mais confortável. Eu sou auto-centrado e eu quero as coisas do meu jeito. Quando algo perturba isso, eu fico chateado. Estou chegando a um ponto onde eu possa dizer "não a minha vontade, mas a Tua vontade seja feita" e confiar que Deus sabe o que é melhor para mim.


Nota: Muitas pessoas sofrem de ansiedade severa que requer ajuda médica. Se os seus medos estão impedindo de realizar tarefas diárias e aproveitar a vida, procure aconselhamento médico, além de oração.


Que nada perturbá-lo, não deixe que nada te assustar, Todas as coisas estão passando: Deus nunca muda. Paciência obtém todas as coisas.Quem tem Deus não falta nada; Só Deus basta.

St. Teresa de Ávila

Paz e Bem!

You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM