COMO FAZER UM DIÁRIO ESPIRITUAL E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

by - agosto 18, 2017


No dia a dia é sempre bom usar a escrita para progredir no desenvolvimento espiritual. Mas não é exatamente como um diário ou planner espiritual, pode ser mais, pode ser um Caderno da Vida. Essa expressão tem relação com o Livro da Vida de Santa Tereza de Jesus e gosto dela, pois, demonstra como podemos realmente nos dedicar ao caminho espiritual com afinco.



Espero que seja útil para você e lembro que é possível fazer as áreas e sessões que desejar no seu caminho.

Nós temos no Caderno da Vida:

Lista de Anseios
Diário de Intimidade com Deus
Diário de Oração
Confissão
Catequese do Papa
Presentes de Deus



Paz e bem!



You May Also Like

7 comentários

  1. Olá Ana Paula. Fui aconselhado a conhecer a meditação cristã. Gostei mto do seu vídeo inicial no you tube. Amanhã devo conhecer um grupo perto da minha casa. O que você me aconselha para que eu vá com o coração preparado?
    Deus te abençoe!
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que alegria, louvado seja Deus. Acredito que ir se despojando de eletrônicos ou qualquer outra coisa que te ocupe e não é realmente relevante. Abrir espaço...
      Paz e bem! :)

      Excluir
  2. Salve Maria!
    Ana Paula, seu blog é um grande achado que fiz hoje. Glória a Deus por esse serviço de evangelização. Há tempos venho procurando algo assim, fico feliz em ter encontrado. Me surgiu uma dúvida no decorrer do seu vídeo, espero que possas me ajudar: quais os critérios que você utiliza para sua Lista de Anseios? Digo, eles são anuais, mensais, semanais ou conforme o tema (utilizando do mesmo tema que você: Espiritualidade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico feliz e louvo a Deus pelo encontro. Normalmente faço a lista de anseios por tema e depois releio depois de uns três meses e tiro e coloco coisas que, na verdade, são mais compativeis. Gradativamente a lista diminui ou se torna rica de anseios muito similares entre si.

      Excluir
  3. Olá, A Paz!
    Tenho uma dúvida sobre direção espiritual... Queria muito ter alguém para me orientar melhor no caminho para busca da santidade, pois sozinha parece que fico dando voltas. Procuro sempre acompanhar os canais, mas ainda sinto que falta algo. Comentei com o pároco da minha Igreja e ele falou que estao sempre la lá para nos ouvir, mas isso não é exatamente uma direção espiritual... você tem algum Conselho?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paz e Bem!

      Falar com o padre é sempre útil msm que ele não literalmente um caminho a seguir, até pq na maioria das vezes somos nós que precisamos ir descobrindo os rastros da Vontade de Deus em nossa vida.
      Acredito que o livro Combate Espiritual do Lorenzi possa te ajudar e ainda ler bons livros de espiritualidade, vida dos santos principalmente, livros de filosofia e formação para moças, livros de formação de moças existem muitos no Alexandria Católica. E na vida espiritual ter um santo de devoção, manter-se me estado de graça e buscar intimidade com Maria Santíssima, ler mais sobre Ela, falar mais com Ela... enfim comigo tem ressumado agir assim. Quanto ao diretor peça a Deus para lhe enviar um, Deus atende o pedido a Seu tempo, comigo foi assim :) estou rezando por você!

      Tem indicação de livros aqui no blog no colocar "livros" na busca :)

      Abraços! Que a Santa Virgem conduza nossas vidas :) estamos juntas na Eucaristia :)

      Excluir
  4. Muuuuito obrigada pelas dicas muito valiosas! Vou segui-las e confiar no tempo de Deus!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir

FOLLOW ME @INSTAGRAM