Santo Terço: Três ou Quatro Mistérios?

by - fevereiro 13, 2016


Recentemente, li uma postagens sobre do "porque não devemos rezar os mistérios luminosos". Achei, intrigante tal titulo e cliquei pra ler. 

E o li, todo. Afinal, queria saber as razões de um titulo tão impositivo. Por fim, esperei para não deixar minhas palavras cheias de emoções. Não ia escrever nada, no entanto, isso me incomoda há semanas. Então vamos esclarecer. 

Para falar sobre esse assunto acredito que seja necessário saber a história do Santo Terço, que foi uma oração que partiu do coração das pessoas simples que queriam rezar tanto quanto os monges. Nossa Senhora acatou e adotou a oração, como sua predileta, como uma mãe faz ao receber um desenho das mãos de seus filhos. O Santo Terço, foi formado pelas pessoas simples que queriam se aproximar mais de Deus, por corações sedentos de oração. Assim, quando Ela apareceu a São Domingos o Saltério já existia, no entanto, Ela o transformou numa arma



A história do Santo Terço é bonita por si mesma, é a história da Igreja, da nossa família, não há necessidade de colocar fatos "pá" em tudo! Não precisa ser alterada! O Saltério foi dado como arma, somente na aparição a São Domingos, digo novamente, já existia, Ela não precisou ensiná-lo a rezar. Isso, não é modernidade, é a história. 

Esse é um ponto muito importante, afinal quem altera a história não pode ter boas intenções.

Segundo, realmente não existe nenhuma obrigatoriedade em se rezar os quatro mistérios. E dúvido muito que a Mamãe não se alegrasse da meditação de uma parte a mais da vida do Seu Filho, francamente!

Mas outro fato, que merece atenção é que o Papa tem as chaves! Logo, se ele diz que é proveitoso rezar os quatro mistérios, se ele o Vigário de Cristo, diz isso, seria de bom tom, de bom senso, contradizê-lo? Sempre quando vejo pessoas que se voltam contra o Santo Padre, me recordo de Lutero, não sei por qual razão? Deve ser por conta, que foi por frases como essa que ele arrastou uma multidão ao erro.

Assim, acredito que a obediência ao Papa é um obrigação de todo coração católico e é preciso dizer que é um desrespeito ao quarto mandamento falar coisas para manchar a honra do Papa. 

Usar argumentos que colocam santos da Igreja, um contra o outro, é horrível, para não usar outro termo. Não quer rezar os quatro mistérios, ok! Tudo bem! Não há motivos para contendas! Só não é tolerável usar argumentos "bafônicos" e até mesmo escandalosos, para se afirmar.



You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM