Receita para o caminho apostólico

by - janeiro 20, 2016


"Uma receita eficaz para o teu espírito apostólico: planos concretos, não de sábado para sábado, mas de hoje para amanhã, e de agora para daqui a pouco." (São Josemaria Escrivá - Sulco, 222)

Não é incomum fazermos metas e metas, mas isso não é muito bom para o "espirito apostólico". Entenda que não me refiro ao imediatismo, tão comum no dias de hoje, não. Estou falando de uma atitude que não abre espaço para procrastinação, que acabada sendo camuflada por uma falsa organização ou cautela. 

Receita para o caminho apostólico


Planos concretos são aqueles que se baseiam em coisas e oportunidades já existentes, no presente, no máximo de um dia para o outro.

Essa atitude pode parecer um tanto insana, mas na realidade muitas das nossas projeções futuras são completamente infundadas, longe de uma atitude concreta para o futuro. 

Por exemplo, um plano de previdência é mais concreto que muitos planos imaginários que fazemos, que necessitam de muitas situações e pessoas, que não temos a menor ideia se existirão. Assim, nesse sentido, temos uma tendência estranha de programar o futuro e não viver o presente. E chegamos aqui na razão do conselho de São José Maria Escrivá.

Quanto mais presentes estão os planos, "de hoje para amanhã", "de agora para daqui a pouco", mais estaremos realizando um apostolado cristão, que é a vivência do cristianismo no dia a dia, de forma concreta.

Isso, você já deve imaginar, tem um efeito terapêutico, minimiza a ansiedade e ainda faz com que as atitudes plantadas no presente possam gerar um futuro que nos convêm.

Por isso, façamos hoje uma análise: as atitudes, as falas, os comportamento do presente, espelham de alguma forma o que você almeja para o futuro?

Mas você pode pode me perguntar, mas eu não tenho planos, pois estou pensando no presente! Você acabou de falar para não fazer muitas metas!

Realmente, no entanto, acredito que você deseja saúde, paz, pessoas boas ao seu redor, ser melhor...sim ou não?

Pois bem, aí eu te pergunto "de agora para daqui a pouco", "de hoje para amanhã", o que você fez para isso?

Você fez a sua parte? Sua escolhas são feitas visando isso ou o que passa em sua cabeça é "só hoje não tem problema..." e essa frase dura uma semana, um mês, um ano?

Pois bem, planos concretos é a base do espirito apostólico, um espirito que sabe que o hoje define o amanhã, pois temos o poder do livre arbítrio e da força de vontade. Que sabe que o futuro a Deus pertence e que o presente é nossa responsabilidade, pois foi nos dado de presente. 

Paz e bem!










You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.