Mudanças após a conversão, após o SIM| Virtude da Temperança

by - janeiro 12, 2016


Hoje, depois de muito pensar (minha semana foi recheada de reflexão sobre o assunto) quero falar sobre as mudanças no temperamento que ocorrem depois de uma entrega total a Deus. Essa entrega pode ser por uma consagração, por uma verdadeira conversão, enfim mudanças que ocorrem depois do SIM.



Pois bem, é natural que ocorra uma mudança no temperamento após uma mudança de postura e comportamento. É o esperado, até Deus espera por isso. No entanto, após dizer o SIM e passar a ver as coisas com outros olhos e até mesmo mudar de opinião sobre tantas coisas, é possível que haja uma "destemperança" (depende do caso, mas é possível).

O que ocorre é que a maioria de nós acha que impactar as pessoas tem relação, com falar coisas grosseiras, falar coisas desagradáveis, fazer descer garganta abaixo o amargo do que não se quer aceitar. Por fim, fazer com que se aceite pela dor o que não se aceitou pelo amor.

Isso ocorre tanto com homens e mulheres, no entanto, mais com os homens.

Os homens possuem uma autoridade nata, que tende a se manifestar após uma mudança definitiva, assim como a submissão nata da mulher tende a se manifestar. Mas as mudanças podem surgir sem ajuste, o que pode gerar um homem autoritário e uma mulher sensível demais. 

Claro que nenhum dos dois é agradável. Então, é preciso buscar a virtude que falta, a temperança.

É comum que depois de mudar algo na comida, seja preciso temperar novamente, consertar o sabor. Desculpe a comparação, mas acho que reflete bem o que quero dizer.

Impactar negativamente nunca foi a finalidade do cristianismo, isso é bem diferente da "santa intransigência" citada por São José Maria Escrivá.

Existem coisas que não podem ser aceitas, mas no entanto, nenhuma delas deve ser motivo para destemperar nosso comportamento (me incluo nisso, obviamente).

Digo isso, principalmente, ao meninos, que são os chamados a defender a Igreja, numa batalha mais aberta, peçam temperança para não usar a espada da Palavra sem a destreza de um soldado treinado.

E as moças, a temperança nas emoções, uma firme convicção sobre as ideias, uma determinada determinação em ser prudente, esse deve ser nosso pedido diário.

Paz e bem!






You May Also Like

0 comentários

FOLLOW ME @INSTAGRAM