A Espiritualidade diária dos Consagrados à Santíssima Virgem Maria é diferente?

by - fevereiro 27, 2016





“Quando digo Ave, Maria, os céus sorriem, os anjos rejubilam, o mundo se alegra, treme o inferno, e fogem os demônios. Vós sois, ó Maria, a Filha do Altíssimo Pai Celestial, a Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo e a Esposa do Divino Espírito Santo”.

- São Francisco de Assis



A Consagração é uma graça em minha vida, um divisor de águas e acredito que é também na sua.

Antes de falarmos um pouco sobre o dia a dia, quero dizer que, como você já sabe, a Consagração é uma determinação, uma resolução consciente, que quando bem vivida nos liberta para o Céu, é uma escravidão que liberta, coisas que somente um Deus de Bondade pode fazer através do Coração da Nossa Santa Mãe.

Assim, quem é consagrado se propõe a entrar na Arca da Aliança, a achar refugio nessa nova Arca como um dia toda a criação achou refugio na Arca de Noé e foram salvos do caos.

Mas isso exige uma determinada determinação nossa parte. Afinal, viver dentro de uma Arca Sagrada como é o Imaculado Coração de Maria é uma grande graça.

Para tal vale lembrarmo-nos alguns pontos sobre a Total Consagração:

QUEM NÃO PODE SE CONSAGRAR: amasiados, pessoas em namoros imorais, homossexuais que não rejeitaram suas más inclinações,  pessoas com vida sexual desregrada, pessoas que não estão em estado de graça (ou seja estão vivendo vidas que não permitem a comunhão), aqueles que defendem o aborto, o comunismo, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos, que frequentam a maçonaria, espiritismo, candomblé ou qualquer outra seita. Ou seja, qualquer pessoa que esteja em pecado mortal.

O que é pecado mortal? O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.


No entanto, quais são as exigências diárias de um Consagrado? 

Viver como um Batizado.

Há uma deturpação diabólica neste aspecto, que leva os irmãos a verem os Consagrados  como aliens ou como semi anjos.

Como você já deve saber, por experiencia, não é nada disso e devemos fazer a nossa parte para desmistificar essa visão.

Para isso é preciso entender a razão de sua existência...

Ela existe por conta da não vivência do Santo Batismo. A verdade é que muitos de nós fomos batizados, crismados e achamos "normal" viver como se fossemos do mundo.

Já os primeiros cristãos, quando batizados, saiam logo depois de batizados fazendo milagres em Nome de Jesus, tamanha era a fé deles.  

Pois é...o ponto esta aí, ser Escravo é viver por amor o que já tínhamos professado no Batismo e no Crisma. E lutar contra toda a moleza que o mundo impregnou em nós. 

Mas então porque se consagrar? Eu já sou batizado.


Na Consagração, nós nos lançamos em braços mais poderosos, sábios e exemplares. Viver como batizados se torna uma meta real e o foco da vida.

Se a Consagração é feita de verdade a Santíssima Virgem molda o coração para a autenticidade. Sem a Sua ajuda não somos bem sucedidos em viver o nosso Batismo. 

Basta, portanto, que diariamente relembremos as orientações da Igreja para ser um bom cristão e a pratiquemos com constância e corações elevados, pois o nosso "coração esta em Deus".

Nem mesmo os Monges passam o tempo todo rezando, solenemente, logo um Consagrado também não é chamado a isso. Peço a Deus que nos livre dos estereótipos que surgem nas cabeças mais variadas e que os próprios Consagrados possam levar uma vida devota constante e tranquila, sendo um exemplo da tranquila harmonia e beleza da nossa Fé vivida no Coração de Maria. 


Os pontos que devemos colocar um olhar atento como Consagrados são:



Lectio Divina : a Igreja orienta meia hora;

Devoção Mariana: os Escravos de Nosso Senhor Jesus por Maria percorrem o caminho rumo ao Céu com Maria, a Mãe do Senhor e nossa Mãe. Logo, é preciso ter por Ela uma devoção especial, no sentido de tomá-La como modelo prático de vida. E este é o ponto de distinção. Existe uma diferente entre amar alguém e amá-La a ponto de fazer dela um modelo. 

A devoção mariana mais indicada, para exercitar a meditação e pratica das Virtudes Marianas, é o Santo Terço.  No entanto, existem outras: Coroinha de Nossa Senhora, as Três Ave Marias, ler um livro sobre Nossa Senhora, hinos marianos.

O Sábado é o dia dedicado à devoção mariana, portanto, ir à Santa Missa e oferecer o Santo Sacrifício pelas intenções do Seu Imaculado Coração, é uma pratica salutar. 


Santa Missa:  o ideal é organizar sua vida para ir a Missa, não a Missa para sua vida. 

Um escravo de Maria deve ter uma vida de batizado e isso exige uma Vida Sacramental (que é o chamado de todos os batizados, aliás, vou repetir até a morte), se o que você fala, pensa ou age te afasta de receber Jesus Eucarístico não faça.

Adoração ao Santíssimo: quanto mais melhor. Usando o horário do almoço, antes de entrar no trabalho ou depois que sair, se houver uma Igreja próxima. No mínimo uma vez por semana. A qualidade é melhor que a quantidade, dez minutos de adoração e entrega agradam o Coração de Deus, se feitos de coração e for o seu melhor naquele momento, assim como se for uma hora feita de coração e for o seu melhor naquele momento, o que importa é a constância

Caso não exista uma Igreja próxima a Comunhão Espiritual é uma opção sempre acertada. 

A Consagração, não é um peso é uma alegria (não essa do mundo de pular e gritar, viver com um sorriso colgate na cara o tempo todo - afinal um sorriso não significa felicidade necessariamente, pode ser educação mas raramente felicidade - , é uma alegria consciente, de um coração em paz), mas não devemos esperar recompensas, likes, aparências. 

Ser escravo não é um titulo para aparecer, para se gabar, para gerar vaidade, um escravo é um escravo, o menor, só deseja fazer um bom serviço, honrar as correntes que lhe deram a liberdade do Batismo vivido de verdade.


Modéstia: todo batizado é chamado a viver as virtudes, sem virtudes não há como ser santo. A Modéstia é uma virtude anexa à virtude da Temperança, assim como a Castidade, ambas levam à Pureza. Vale lembrar que a Virtude da Modéstia se refere ao comportamento, ao Pudor. Tu não és obrigada a usar saia e roupa social quando se consagra, nesse ponto, digo sempre, quem molda é Nossa Senhora de acordo com a abertura de cada alma aos seus ensinos. Mas és obrigado a ser respeitoso com o Templo de Deus, que é o seu corpo. 

O comportamento, as vestes, o exterior muda, certamente, devido a mudança interior, desde que haja uma determinada determinação de viver o que a Consagração propõe: uma vida de cristão batizado. 

A Consagração é total, logo tem efeito no combate contra o Inimigo, tanto em relação a afrontas explicitas quanto em relação aos vícios. Isso também é visto na luta em si próprio e no apego às coisas do mundo. O demônio usa as nossas fraquezas, portanto, é natural que a Santa Virgem comece os Seus ensinos e treinamentos nas áreas que somos mais vulneráveis ao maligno. Por isso, não deixe passar a grande graça que é ser educado pela Mãe do Senhor. 


Nós temos temos uma espiritualidade diferente, nós temos ajuda especial e comprometida da Mãe do Senhor. Uma ajuda solicitada numa Consagração Total. 














You May Also Like

2 comments

  1. Sempre é bom ler ou ouvir algo incansavelmente sobre como ser um bom escravo de Maria. Hoje escutei palestras do Padre Rodrigo através do youtube sobre a Santa Escravidão, sempre ler ou ouvir edifica a alma... recomendo a todos vcs... também recomendo as palestras do Padre Paulo Ricardo sobre a Santa Escravidão no youtube. Com Maria podemos viver melhor as promessas do nosso batismo. Paz e Alegria!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Ana Paula Barros.
    Texto esclarecedor.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.